Cidadeverde.com

Obra de empresários para encher Lagoa do Portinho sofre com burocracia

  • 5.jpg Divulgação
  • 1.jpg Divulgação
  • 7.jpg Divulgação
  • 6.jpg Divulgação
  • 2.jpg Divulgação
  • 3.jpg Divulgação

Em Parnaíba, a 340 km de Teresina, a Lagoa do Portinho hoje agoniza devido à sua maior seca comprometendo o turismo em um dos mais belos cartões postais do Piauí. Como se não bastasse o prejuízo à natureza e aos comerciantes, um impasse entre empresários e a Semar- Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- está impedindo que a única medida feita até agora seja executada de fato: os empresários resolveram, por conta própria, abrir um canal para encher a lagoa.

Há vários anos, a Lagoa do Portinho vem passando por um processo lento de seca. Mas com os problemas de falta de chuvas, a situação se agravou, deixando a completamente seca. Os comerciantes que dependem do cartão postal aguardavam uma ajuda do Estado, com garantia de ação do secretário estadual do meio ambiente, Ziza Carvalho, que havia prometido a desobstrução e limpeza da calha do Rio Portinho e algumas outras ações, mas que tudo dependia do aumento das chuvas.

Cansados de esperar, amargando ainda mais prejuízos, os empresários resolveram agir por conta própria e, com ajuda de populares da região, providenciaram uma intervenção. Eles começaram a desobstruir o canal que liga o Rio Portinho à Lagoa, mas, no início dessa semana, foram impedidos de seguir com a “obra” devido um embargo da Semar.

Segundo Rarisson Albuquerque, coordenador regional da Semar em Parnaíba, o embargo da obra deu-se por algumas irregularidades nas ações na abertura do canal, com o uso de máquinas pesadas, e por não terem informado formalmente à secretaria acerca da ação. “O que está acontecendo é que estamos saindo do técnico para o político. O que tem que ser feito? Era só terem entrado com um pedido [à Semar]. Autorizamos a continuidade do serviço, mas desde que tenha o compromisso de não levar retroescavadeira para aquela área”, explicou em entrevista ao Jornal do Piauí.

O imbróglio deve ser resolvido ainda nesta semana com a liberação da obra, segundo o coordenador da Semar. No entanto, a abertura do canal só deve ser concluída no fim do mês. Os empresários esperam que a ligação esteja feita até o dia 7, quando acontece uma grande cheia de maré, o que deve impulsionar as águas do Rio Portinho e levar água à lagoa.

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais