Cidadeverde.com

ZPE de Parnaíba deve funcionar ainda este ano

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação do Piauí, Paulo Cardoso, apresentaram, nesta segunda-feira (4), ao governador Wellington Dias, os investimentos já realizados para o pleno funcionamento da ZPE. Os secretários de Estado da Administração  e Previdência (SeadPrev), Franzé Silva, e  de Governo, Merlong Solano, participaram da reunião.

De acordo com Franzé Silva, o governador encara a ZPE como um dos projetos âncoras de desenvolvimento do estado. “É a primeira Zona de Processamento de Exportação no Brasil que está sendo liberada pela Receita Federal. O alfandegamento já foi solicitado e todas as vistorias feitas em que foram apontadas correções estão sendo concluídas, como por exemplo, monitoramento eletrônico e alterações de cargas e descargas”, garantiu o gestor, adiantando que o governador autorizou a ligação por asfalto da Zona de Processamento de Exportação até a BR 343.

Segundo Franzé, existem duas empresas instaladas na ZPE e outras em processo de credenciamento. “O momento é de captação de empresas interessadas. O governador quer alavancar essa área da ZPE de Parnaíba como uma porta de saída para nossos produtos serem exportados, casando isso com o aeroporto e o porto”, acrescentou Silva.

O secretário disse que a principal vantagem da ZPE de Parnaíba é a facilidade de exportar. Ele explicou ainda que todos os impostos já são liberados e que o produtor industrial sai com a situação de desembaraço aduaneiro. A estimativa, conforme o gestor, é que a Zona de Processamento de Exportação piauiense funcione definitivamente este ano.