Cidadeverde.com

Estações de tratamento da ZPE Parnaíba começarão a operar em fase de testes

A Companhia Administradora da ZPE Parnaíba anunciou na manhã desta quarta-feira (4) a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que abastecerá o parque industrial e, em breve, diversas comunidades rurais de Parnaíba. As duas estruturas de saneamento foram entregues pela construtora responsável à Secretaria Estadual de Infraestrutura que passará a realizar testes de funcionamento por 90 dias. O diretor de Engenharia da Seinfra, Eustáquio Bastos, estava presente e adiantou esses testes servirão para avaliar se a obra está de acordo com o seu projeto executivo e para eventuais correções por parte da empresa realizadora da obra.

Por ocasião desta primeira visita às estações de tratamento de água e de esgoto, após a sua conclusão, também estavam presentes o presidente da ZPE, Paulo Cardoso; o presidente da Agespisa, Raimundo Trigo; o vice-prefeito de Parnaíba, Chagas Fontenele; o chefe de gabinete da Prefeitura de Parnaíba, Antônio Alves Cardoso; e os vereadores Gustavo Lima, Ronaldo Prado e Fátima Carmino, entre outros representantes da prefeitura e de demais órgãos envolvidos.

O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, explicou que a construção das duas unidades de tratamento foi resultado do esforço e dos investimentos autorizados pelo governador Wellington Dias, através da Secretaria de Infraestrutura, do acompanhamento da Companhia Administradora da ZPE e do apoio institucional da Prefeitura, através do prefeito Florentino Neto. Mas, o seu funcionamento e manutenção a partir de agora ficarão a cargo da Agespisa, que é o órgão especializado neste tipo de prestação de serviços no Estado do Piauí. O presidente da Agespisa, Raimundo Trigo, confirmou o empenho para que além de atender o parque industrial da ZPE, as novas estações de tratamento de água e de esgoto, atendam também várias comunidades da zona rural de Parnaíba como Baixa da Carnaúba, Quilômetro 16 e outras.