Cidadeverde.com

Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado com promessa de Ceir

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (09), que marca a criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), está sendo comemorado pelos piauienses com a promessa de criação de um Centro integrado de reabilitação (Ceir) em Paraníba, a 318 Km de Teresina.

Centro integrado de reabilitação (Ceir) emTeresina.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a criação de um Ceir ao norte do Estado é uma das medidas que vem sendo adotadas para descentralizar o atendimento a pessoa com deficiência. "Estamos em fase de licitação para criação de um centro como esse em Parnaíba, recursos já assegurados no valor de R$ 5,5 milhões. A previsão de início das obras é em agosto”, informou. 

Além do Ceir em Parnaíba, a data de hoje, também foi marcada pela realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí, onde foi lançado o Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência.

Mauro Eduardo comemora os avanços, mas acredita que muito ainda deve ser conquistado. “Esse dia pode ser considerado um divisor de águas, um parâmetro, entre o antes e o depois da criação da Seid. Hoje, nós refletimos o que já conseguimos, como o Ceir Teresina, que desde a criação, em 2009, já realizou cerca de 850 mil atendimentos, e o que ainda precisamos avançar, como a descentralização do atendimento a pessoa com deficicência no Estado”, finalizou o secretário.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais