Cidadeverde.com

Detento fica preso em grade ao tentar fugir da penitenciária de Parnaíba

Um detento ficou preso nas grades da cela 48 de um dos pavilhões da penitenciária de Parnaíba  (318 km de Teresina), por volta das 05h30 do domingo (12). Segundo um dos diretores do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Cleiton Holanda, o preso tentou fugir junto com outros 30 detentos que ocupavam a cela. Ele destaca que o espaço tem capacidade somente para cinco homens. 

"Os agentes quando viram a ação registraram e impediram a fuga, pedindo para ele sair, mas ele estava preso. Foi preciso que os agentes abrissem a cela para tirar ele. O preso e outros vários da cela estavam tentando fugir", declarou. 

O preso não ficou ferido, mas foi retirado da cela onde estava e levado para outro espaço, de maior segurança. Segundo Cleiton, a grade foi afastada com a ajuda de uma barra de ferro retirada pelos detentos da própria estrutura do presídio. 

Manifestação 

A situação da superlotação vai ser tema de protesto da categoria amanhã (14), às 9h, diante do Centro Administrativo do estado, zona Sul de Teresina. Além disso, estão na pauta de reivindicação dos agentes a lei 6.762, que prejudica o plano de cargos e carreiras dos servidores, o reajuste salarial, a ausência de concurso, obras inacabadas nos presídios e um maior aparelhamento. 

"Precisamos de melhorias e melhores condições de trabalho. A superlotação já chegou a um nível irracional, precisamos de concursos para contratação de mais agentes e pedimos um maior aparelhamento. Sem viaturas, coletes e armamento, não temos como fazer nosso serviço com segurança", declarou. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais