Cidadeverde.com

Hospital de Parnaíba realiza primeiras cirurgias em pacientes neonatais

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba  realizou duas cirurgias em pacientes neonatais, na última quarta-feira, 22.

As cirurgias neonatais são de alta complexidade e realizadas exclusivamente por cirurgiões pediatras porque são específicas da categoria, explica Ivo Viana, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar.

“Atualmente, existem poucos profissionais para a grande demanda de toda a extensão do nosso estado. E como surgiu essa demanda de dois pacientes necessitarem de procedimentos cirúrgicos em Parnaíba no HEDA, aventou-se a hipótese de realizar as cirurgias lá mesmo, já que o hospital já dispõe de toda uma estrutura física, de profissionais adequados, neonatologistas e UTI para isso”, disse o diretor.

Com isso, a Secretaria deslocou equipes de cirurgiões para realizar os procedimentos cirúrgicos em crianças que permanecem sendo acompanhadas na Unidade de Terapia Intensiva do hospital, “com isso evitamos a ocupação de leitos em Teresina e que sobrecarregasse ainda mais os hospitais da nossa capital”.

De acordo com o diretor do HEDA, Alípio Sady, as cirurgias de traqueostomia e gastrostomia com cirurgia de refluxo nas crianças que têm problemas neurológicos foram realizadas em tempo hábil, com equipe de médicos e estrutura e aparato hospitalar ideais.

“Vários avanços estão sendo feitos no HEDA, focando sempre na resolutividade e os resultados positivos já são realidade, o que beneficia diretamente o usuário do SUS, evitando a evasão de pacientes para outros centros, podendo ser atendido com qualidade aqui mesmo em Parnaíba”, enfatiza o Alípio Sady.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais