Cidadeverde.com

Mãe suspeita de acorrentar a filha é liberada de presídio

O caso da mãe que acorrentou a própria filha na janela do quarto repercutiu em todo o Piauí. Após o flagrante, a mulher foi encaminhada para o presídio e liberada no início da noite de domingo (09), mediante alvará de soltura expedido pela justiça de Parnaíba. 

Foto: Reprodução Portal do Catita

Mãe da garota exibindo o alvará de soltura

"O juiz plantonista entendeu o 'ato desesperado' e concedeu liberdade provisória. Ela responderá o processo longe das grades", disse o advogado Luis Antonio Furtado da Costa, em entrevista a um site local. 

A garota acorrentada é uma adolescente de 14 anos de idade. Esta não teria sido a primeira vez que a mãe teria cometido o ato. Em depoimento na Central de Flagrantes, a mulher alegou que a atitude extrema foi um meio de impedir que a filha saísse de casa para consumir drogas. Já a vítima tem outra versão e diz que a mãe a acorrentava para obrigá-la a manter um "relacionamento" com um empresário de 45 anos. Por segurança, foi determinada uma medida protetiva e a jovem está com um tio.

Para o Conselho Tutelar, a atitude da mãe é injustificável e revela uma situação de conflito familiar. 

"Isso tudo tem relação com a estrutura da família. Faltou diálogo, mas a atitude não se justifica, para nós, zeladores da garantia dos direitos da criança e do adolescente. A adolescente foi colocada em medida protetiva e está com um tio. A vítima já tinha sido encaminhado ao Conselhor Tutelar em uma denúncia de estupro de vulnerável. Vamos reforçar o acompanhamento para que ela supere tudo isso. Acorrentar um animalzinho doméstico parte o coração, imagina um ser humano", disse o coordenador do Conselho Tutelar em Parnaíba, Regivaldo Queiroz.

Ele ressalta ainda que o caso serve para reflexão dos pais que devem conversar mais com os filhos. "O fortalecimento de vínculos é fundamental para que isso não aconteça", finaliza. 

A TV Cidade Verde procurou a suspeita que preferiu se manter em silêncio até a conclusão do inquérito policial. 

 

Matérias relacionadas

Adolescente acorrentada em casa acusa mãe de aliciá-la

Mãe é presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade no quarto

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)