Cidadeverde.com

Parnaíba recebe 10 novos leitos de UTI Neonatal nesta quinta

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inauguram nesta quinta, 29, dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba. Essa unidade intensiva integra um conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês. Além de entregar mais esta ação, o governador e o secretário assinam a autorização para aquisição de equipamentos e mobiliários para o Hospital, com recursos garantidos de emendas parlamentares.

De acordo com Francisco Costa, o HEDA é um importante hospital e estratégico, daí os investimentos feitos constantemente, tanto na estrutura, como também na aquisição de equipamentos, o que vai aumentar a capacidade resolutiva do hospital. “Agora, vamos ter a oportunidade de dar uma nova estrutura para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde vamos poder melhorar a qualidade e ampliar a oferta do atendimento na gestação de alto risco. Serão dez leitos adequados com toda RDC(Resolução da Diretoria Colegiada) recomendada pela Vigilância Sanitária e assim atender bem os neonatos que precisam de cuidados intensivos”, relata.

A unidade vai realizar atendimentos de alto risco a recém-nascidos ou que necessitem de cuidados especiais. A estrutura está equipada com aparato tecnológico adequado, além de equipe multiprofissional que garante um atendimento mais eficaz à população.

Outro importante avanço para a assistência hospitalar é a autorização de equipamentos, mobiliários e insumos para o HEDA. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar e totalizam mais de R$3,6 milhões de recursos liberados este final de ano. Francisco Costa comemora a autorização dos parlamentares, "que vai permitir a aquisição de equipamentos com recursos oriundos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares, como da época do senador e hoje governador Wellington Dias, do deputado federal Assis Carvalho, da senadora Regina Sousa, que disponibilizaram recursos diretamente para esse importante hospital da rede estadual”. Parte dos recursos são de programas de projeto de Secretaria de Estado da Saúde.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com