Cidadeverde.com

Governador entrega 10 novos leitos de UTI Neonatal em Parnaíba

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inauguraram dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, nessa quinta-feira (29). Na oportunidade, o chefe do executivo estadual autorizou a aquisição de equipamentos, mobiliários e insumos para o HEDA. Os recursos são oriundos de Emendas Parlamentares e do Tesouro Estadual na Ordem de R$ 3,6 milhões de recursos liberados este fim de ano.

De acordo com Francisco Costa, a unidade intensiva integra um conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês. "A nossa proposta é ampliar está capacidade para 20 leitos ainda no primeiro semestre. O Hospital Dirceu Arcoverde se tornou uma referência para toda a região e a nossa intenção é dotá-lo, cada vez mais, de novos serviços e especialidades. Nós já temos dinheiro na conta, que chegou esta semana, para equipar o centro cirúrgico com equipamentos de imagem e também as enfermarias. Os investimentos constantes, tanto na estrutura, como na equipe multiprofissional e também na aquisição de equipamentos, vão aumentar  a capacidade resolutiva do HEDA e proporcionar um atendimento mais eficaz à população", disse.

Wellington Dias comemorou os investimentos na área da saúde e lembrou que a qualidade de vida tem sido uma das prioridades do seu governo. "Temos no Piaui um desafio de reduzir a mortalidade infantil e também a mortalidade das gestantes. O nosso objetivo é salvar vidas. Para isso estamos trabalhando esta descentralização, com uma equipe  técnica qualificada. O Hospital Dirceu Arcoverde  é também um hospital escola, base para o conhecimento e que permite as condições para ampliar o número de profissionais qualificados. Estamos trabalhando para, de uma lado, termos a descentralização da média e alta complexidade, onde o HEDA já figura como um  grande polo de saúde para essa região do Brasil e de outro gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população", acrescenta.

O HEDA é hoje a unidade credenciada pelo SUS a atender pacientes com câncer fora de Teresina, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e oferta à população da região tratamento às principais neoplasias notificadas, que são as de câncer de mama, colo do útero e próstata.

Na oportunidade, o gestor da saúde falou que os investimentos não param e que já está em fase de conclusão, o ambulatório de Alto Risco de atendimento à mulher, que vai funcionar na maternidade do HEDA e que será concluída a Casa da Gestante, residência para acolhimento à mulher, de acordo com os padrões de atendimento da Rede Cegonha.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Parnaíba