Cidadeverde.com

Iniciada a liberação de recursos para reestruturação dos postos de saúde

Após um longo processo de levantamento de dados e análises, foi liberado, por meio de licitação, o pedido para aquisição de equipamentos e demais provimentos para reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Parnaíba.

O secretário de Saúde, Valdir Aragão, informou que uma das áreas mais críticas é a odontológica, uma vez que os consultórios dos dentistas apresentam vários problemas. “Encontramos a saúde pública de Parnaíba em estado de calamidade pública. Desde que assumimos, estamos correndo contra o tempo para sanar todas essas dificuldades, mas devido à demora dos trâmites legais, primeiro temos que fazer licitações, que são analisadas e depois dessa etapa é que os pedidos são feitos. Por exemplo, na maioria dos postos de saúde faltam várias peças que estão com defeito, mas não podemos simplesmente ir até as lojas e comprar. Tem um protocolo a ser seguido e tudo isso demora e, por isso, não podemos colocá-los para funcionar de forma imediata, mas tudo já está se encaminhando, e muito em breve tudo estará resolvido”, pontuou. 

Aragão destacou ainda que há médicos em todas as unidades com a vinda dos 13 profissionais do programa “Mais Médicos”. O secretário explicou também que sua meta e a do prefeito Mão Santa, é focar o trabalho na porta de entrada, que são as unidades básicas de saúde, pois de acordo com ele, grande parte das enfermidades pode ser resolvidas nos postos de saúde. “Se o profissional atender e examinar corretamente, de forma humanizada, teremos um grande avanço. Quando os exames solicitados chegarem em nossas mãos, poderemos fazer um serviço a nível ambulatorial, sem precisar encaminhar tudo para um especialista. Assim conseguiremos diminuir as grandes filas tanto no Dirceu Arcoverde, quanto no Pronto Socorro”, explicou.
 


Fonte:Ascom
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais