Cidadeverde.com

Governo inaugura Centro de Parto Normal de Parnaíba nesta quarta

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregam mais uma unidade de Centro de Parto Normal(CPN), dessa vez em Parnaíba. A solenidade de inauguração ocorre amanhã, dia 18, na programação do aniversário do Dia do Piauí. Com esta unidade, o Piauí passa a contar com quatro CPNs, sendo um em Teresina, outro em Piripiri e outro em Floriano.

O CPN integra uma rede de cuidados à mulher e ao bebê que se consolida na região litorânea, passando a contar com todo aparato necessário para um parto e pós-parto qualificado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA): ala obstétrica com 34 leitos e ainda ambulatório especializado para gestação de alto risco; dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN); dez leitos de Unidade de Cuidados Intermediários(UCIN) e Casa da Gestante. Agora com o CPN, serão cinco salas PPP(Pré e Pós-Parto), ou seja, mais uma estratégia de fortalecimento à maternidade, ao parto humanizado, com investimentos do Governo do Estado e da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

Florentino afirma que “essa unidade é condizente aos investimentos feitos naquela região, especialmente da Rede Cegonha. Já entregamos uma UTIN, uma UCIN, fizemos melhorias no setor de obstetrícia, que está em condições adequadas de atendimento. E mais recentemente, inauguramos a Casa da Gestante, toda uma rede adequada aos cuidados da mãe e bebê”. 

De acordo com ele, o fortalecimento das ações na área materno-infantil do HEDA vai possibilitar a manutenção de um indicador, que faz o HEDA ser referência nacional: mais de 85%, dos 300 partos realizados mensalmente, são naturais. “Essa unidade, vinculada ao HEDA, atua na filosofia de incentivar o parto normal e dentro das diretrizes da Organização Mundial de Saúde(OMS). Com este Centro, é mais um apoio para proporcionar a realização de partos naturais”.

Consultórios odontológicos
Ainda na programação do Dia do Piauí, em Parnaíba, a Secretaria de Estado da Saúde entrega ao campus da Universidade Estadual do Piauí(UESPI) 12 consultórios odontológicos para a prática acadêmica do curso de Odontologia. Além de cadeiras, a Secretaria disponibiliza também os equipamentos periféricos, como cinco ultrassom e um aparelho de Raio-X. 

Os consultórios irão beneficiar a população da região de Parnaíba, com a oferta de 12 mil procedimentos ao ano. Cerca de 300 alunos estão matriculados no curso de Odontologia da UESPI de Parnaíba.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com