Cidadeverde.com

Valores acordados durante a ‘Semana de Conciliação’ em Parnaíba ultrapassam meio milhão

A XII Semana de Conciliação em Parnaíba teve bons resultados graças ao trabalho realizado pelo Juizado Especial em parcerias com a faculdade UNINASSAU, UESPI, MP-PI, Defensoria Pública e OAB-Parnaíba. As ações foram feitas de 27 de novembro até 1 de dezembro e os valores acordados entre as partes ultrapassam meio milhão.

De acordo com o Juiz Titular do Juizado Especial e Coordenador em Parnaíba da Semana da Conciliação, Max Paulo Soares Alcântara, o diferencial dessa edição é que as faculdades abrasaram a atividade e proporcionaram a multiplicação de atendimentos. “São realizados 28 atendimentos de meia em meia hora com a ajuda dos acadêmicos e supervisores, o que nos dá uma capacidade para atender mais processos em relação as edições anteriores” comenta.

Para o magistrado, na Semana Nacional da Conciliação é dada uma oportunidade para as partes alcançarem a solução mais adequada ao conflito, em uma condição por elas próprias formuladas, com dia e hora certa para finalização da questão.

Os acadêmicos da Universidade Estadual e da Uninassau dos cursos de Direito, Pedagogia e Psicologia estão ajudando o evento com a triagem dos processos, atendimento inicial, mediação, acompanhamento psicológico e ainda recebendo as crianças na sala da brinquedoteca.

Para a Coordenadora Acadêmica da Uninassau, Rosany Corrêa, “esse trabalho interdisciplinar contribui para a formação profissional dos acadêmicos, uma vez que podem ter uma visão holística que soma a teoria com a prática e ainda contribui com a solidariedade”.

DADOS FINAIS
136 audiências agendadas
87 acordos alcançados
64% de aproveitamento
R$ 885.376,99 em valores acordados

Fonte: Ascom