Cidadeverde.com

Parnaíba vai sediar I Seminário Estadual Serviço Público, Equidade e Cidadania

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), por meio da Escola de Governo (Egepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), promove, na sexta-feira (25), no auditório do Liceu Parnaibano, em Parnaíba, o I Seminário Estadual Serviço Público, Equidade e Cidadania. O evento começa às 8h e vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração, Ricardo Pontes. O público-alvo são os servidores estaduais, em especial as servidoras. A entrada é gratuita.  

Segundo o diretor da Escola de Governo, Raimundo Dutra, o objetivo do evento é proporcionar o debate de temas referentes à formação política das mulheres servidoras públicas estaduais, com vistas a contribuir para a equidade de gênero, o seu empoderamento, a humanização nas relações institucionais e melhoria do atendimento à população piauiense.

Empoderamento feminino, violência institucional, feminicídio, rede de assistência e apoio à mulher, crimes sexuais, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência de gênero, violência sexual, assédio sexual, racismo institucional e sexismo institucional são os eixos temáticos do seminário.

A superintendente da Egepi, Janaína Mapurunga, disse que o evento também vai ser uma oportunidade para a realização de um estudo diagnóstico acerca das demandas específicas das mulheres servidoras públicas do Estado do Piauí, por meio da aplicação de questionários que darão subsídio para a elaboração de um relatório que conterá o perfil das mulheres servidoras, a forma como vivem no cotidiano dos órgãos, os limites e desafios a serem enfrentados para que tenham acesso aos seus direitos, a participação nos espaços de decisão nos órgãos e os anseios acerca do trabalho e vida institucional.

O seminário faz parte da Caravana Pró-Equidade no serviço público estadual e vai ocorrer em 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. A princípio, cinco municípios vão sediar o evento: Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano e Bom Jesus.

"É importante discutir temas pertinentes com as servidoras estaduais lotadas em vários municípios como forma de tirar dúvidas, de levar conhecimentos e de estreitar a relação e, assim, possibilitar a preparação de um relatório que vai identificar as mulheres que trabalham para o Estado e, a partir daí, facilitar a execução de políticas públicas voltadas para esse segmento", ressaltou Ricardo Pontes.

Fonte: Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais