Cidadeverde.com

Parnaíba e Ilha Grande registram os dois maiores volumes de chuvas do Brasil

Nas últimas 24 horas as cidades do litoral piauiense Parnaíba e Ilha Grande registraram os maiores volumes de chuva do Brasil. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo os índices do Cemaden, em Parnaíba choveu 256mm. Já em Ilha Grande o volume da chuva chegou a 250 mm. No ranking das cinco cidades onde mais choveu no Brasil aparece ainda as cidades de Humaitá (AM), Fernandes Tourinho (MG) e Florestal (MG). 

O climatologista Werton Costa disse ao Cidadeverde.com que em 24 horas choveu em Parnaíba mais do que estava previsto para chover em um ano inteiro. O especialista afirma, ainda, que hoje e no fim de semana as chuvas no litoral continuarão intensas.

Foto: Reprodução/Cemaden

O Cemaden é órgão de monitoramento que trabalha em parceria com as defesas civis dos Estados. Os dados do Centro são utilizados para definir estratégias preventivas e urgentes de Defesa Civil. 

Na manhã desta sexta-feira (22) a prefeitura de Parnaíba decretou situação de emergência diante da intensa chuva que caiu na cidade. Vários bairros da cidade registram alagamentos e, segundo o Corpo de Bombeiros cerca de 20 famílias estão desabrigadas no município. 

Foto: Fábio Barros/AscomParnaíba

Chuva em Parnaíba deixou família desabrigadas

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais