Cidadeverde.com

Lagoa do Portinho em Parnaíba já recebeu mais de 40 mil turistas em julho

  • lagoa-3.jpg Camila Neto
  • lagoa-4.jpg Camila Neto
  • lagoa-2.jpg Camila Neto
  • lagoa-1.jpg Camila Neto

Desde o início de julho, mais de 40 mil pessoas já visitaram a Lagoa do Portinho, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com a Superintendência Municipal de Turismo, a movimentação aumentou 80% no período de férias.

Revitalizada após o último período chuvoso, a lagoa - que é um cartão postal da cidade - chega a receber 5 mil visitantes em um final de semana. De acordo com a equipe técnica do turismo de Parnaíba, a Lagoa do Portinho é um ponto de parada obrigatório para muitos dos turistas que vão ao litoral. Além do banho, o local oferece restaurantes, música ao vivo e opções de lazer como mulas e botes.

Segundo o superintendente de Turismo, Edrivandro Barras, o aumento no fluxo de visitação exige maior preocupação por parte dos visitantes para a preservação do local. “Há aquelas pessoas que descartam o lixo no local adequado, mas infelizmente, temos aquelas que não têm essa educação e deixam copos, lenços e outras coisas sem descartar nos lixeiros”, revelou.

Ainda de acordo com a superintendência, equipes de limpezas visitam o local semanalmente para faxinas, principalmente próximo a datas de aumento no fluxo, como finais de semana. 

Reserva

No início de julho, um decreto estadual instituiu a Lagoa do Portinho como área de proteção ambiental.

Pontos turísticos

Além da Lagoa do Portinho, Parnaíba tem reunido turistas em pontos como a Pedra do Sal, o Calçadão da Beira do Rio e a Praça do Amor, Os locais oferecem opções de culinária, artesanato e música ao vivo em uma programação especial de férias. 

 

Valmir Macêdo
[email protected]