Cidadeverde.com

Detento prende braço no ralo do banheiro da cela em Parnaíba

Uma situação inusitada foi registrada no final da tarde desta terça-feira (4), no município de Parnaíba (318 km de Teresina). Um dos detentos da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina foi flagrado pelos agentes com o braço preso no ralo do banheiro da cela.

Fotos: Proparnaiba

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado. O preso Gizeldo Lustosa Queiroz, 36 anos, que estava preso na tubulação, explicou que tentava limpar o ralo, mas quando tentou retirar o braço, não conseguiu e ficou preso até o ombro.


De acordo com o major Rivelino Moura, há suspeitas de que Gizeldo estava tentando esconder um celular na tubulação. "Não foi possível fazer buscas, mas a principal suspeita foi essa", completou.



Os bombeiros tentaram retirar o detento da encanação por quase duas horas. Após o resgate, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros. A informação é de que Gizeldo sofreu apenas escoriações leves no braço.

Vídeo: Proparnaíba

Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba.

Polícia prende seis pessoas e apreende 18kg de maconha que seria vendida no Carnaval

A Polícia Militar de Parnaíba prendeu seis pessoas de uma mesma quadrilha acusada de tráfico de drogas e receptação de material de roubos e furtos. Foram levados até o distrito: Fabiano Silva de Sousa, 23 anos,  Rogério da Costa Silva, 24 anos, conhecido “Pânico”; Astrogildo dos Santos Carneiro, 27 anos, conhecido “Caveira”; Saul dos Santos Gomes, 31 anos, que é de São Luís (MA); Jeones Carvalho dos Santos, 18 anos; e Antonio José da Silva, 42 anos, conhecido “Pirralho”.

Fotos: Proparnaiba


De acordo com o coronel Raimundo Sousa, comandante do policiamente de Parnaíba, a prisão ocorreu após denúncia anônima durante três dias, de que a droga seria levada para uma casa e em seguida vendida durante o Carnaval no litoral.

"Acreditamos que a pessoa que denunciou fazia parte do grupo, mas foi desfavorecida em algo e resolveu entregar todos", acrescentou o coronel.


A prisão aconteceu no início da manhã desta terça-feira (04) no bairro João XXIII. Policiais do RONE apreenderam com a quadrilha 18kg de maconha em onze tabletes e várias trouxas, R$ 296,40 em dinheiro, três frascos de cocaína, uma pequena quantidade de crack, balança de precisão, celulares e uma caixa amplificada.


Além do material para embalagem e da venda de drogas, foram apreendidos um aparelho de televisão, aves silvestres e uma moto modelo Fan de cor vermelha e placa ODV 8056.


O veículo já havia sido apreendido na madrugada do último sábado (01) com uma dolescente de 17 anos e outra pessoa de 23. Todos os presos foram levados para a Central de Flagrantes.



Rayldo Pereira

Polícia apreende adolescente acusado de arrombar escola

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta terça-feira, acusado de arrombamentos a escola João Silva Filho, no bairro Piauí em Parnaíba. O crime aconteceu as 13h deste domingo (02) e o jovem foi preso na manhã desta terça-feira (04).

Fotos: Proparnaiba

Segundo relatos do vigia da escola foram levados dois notebooks, duas filmadoras e uma câmera fotográfica. Na instituição, armários, arquivos e mesas foram danificados além de documentos e pastas extraviados. O diretor da escola, Edvaldo Cunha, afirmou que o invasor provocou uma destruição no colégio.


Além do adolescente, foram presos dois acusados de receptação do material furtado, são eles: Marcelo Antônio Veras, de 21 anos e Gilvan Oliveira Marques de 27, conhecido como "Biscoito", já conhecido da Polícia por outros crimes como porte ilegal de arma de fogo.


De acordo com o cabo Farlon Machado, do Ronda Cidadão, o próprio adolescente confessou o crime e delatou os receptadores. A PM conseguiu recuperar uma máquina fotográfica da escola e ainda apreendeu um celular, um videogame Playstation, parte de uma cadeira de criança e um cortador de pisos e azulejos. O caso foi levado para a Central de Flagrantes.




Rayldo Pereira 
Com informações de Proparnaiba

Três escolas entram na avenida na disputa pelo carnaval 2014

O desfile das escolas de samba de Parnaíba ocorreu na noite deste domingo (02).  No corredor da folia, a avenida de São Sebastião, as escolas Império do Cais, Nova Parnaíba no Samba e Unidos da Ponte. A apuração será realizada na praça Mandu Ladino, nesta segunda-feira (03).

A primeira a entrar no desfile foi a escola Império do Cais que apresentou o enredo “Em noite de sambas até assombrações caem no samba”. O grêmio recreativo foi fundado em 11 de fevereiro de 1997 e tem nove títulos de campeão. Com as cores verde, amarelo e branco e 600 componentes divididos em seis alas e 60 ritmistas, a escola trouxe para a avenida do samba superstições e crendices ligados ao sagrado e ao profano, a fé e religiosidade.

                             Fotos: Proparnaiba

Buscando o bicampeonato, a escola de samba Nova Parnaíba no Samba foi a segunda a invadir a avenida São Sebastião. Com o tema “Quatro Carnavais de Joazinho 30”, os integrantes contaram parte da história de João Clemente Jorge Trinta, cenógrafo e bailarino, que inovou nos desfiles ao criar grandes carros alegóricos e enredos campeões como “O Rei de França na Ilha da Assombração”, “As Minas do Rei Salomão”, “A Criação do Mundo Segundo a Nação Nagô” e “Ratos e Urubus larguem a Minha Fantasia”.


Para encerra a noite, Unidos da Ponte trouxeram o enredo “Sob o Sol do Novo Mundo Ponte Canta a Latinidade. A escola que já foi cinco vezes campeã do carnaval, homenageou os povos da América Pré-Colombiana, resgatando raízes culturais.



Graciane Sousa
Com informações proparnaiba

Abertura do Carnaval de Parnaíba reúne 40 mil pessoas em festa

A abertura oficial do Carnaval de Parnaíba levou um público de aproximadamente quarenta mil pessoas à Central da Folia na Avenida São Sebastião, segundo cálculos da Polícia Militar. Na primeira noite de folia subiram ao palco, a banda parnaibana Porakaso e Samyra Show e Forró 100%. Neste sábado se apresentam a partir das 21h, Os Brothers e Estação do Forró.


O prefeito Florentino Neto destacou as inovações desse ano, como a Central da Folia por onde passarão até o dia 04 de março, grandes atrações além dos desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba. Além disso, referiu-se ao carnaval como momento ímpar na vida de quem produz e identifica-se com a tradição do carnaval popular em Parnaíba. Durante o show o prefeito também percorreu a avenida no meio da multidão.


A Central da Folia compreende uma grande estrutura de palco, som, luz e estrutura necessária para realização dos shows musicais da programação oficial promovida pela Prefeitura de Parnaíba.

Diferentes serviços de apoio foram executados por secretarias municipais para garantir segurança, atendimentos emergenciais com ambulâncias, equipes de enfermeiros, médicos e socorristas, organização no tráfego de veículos, dentre outros.


Da Editoria de Cidades

Fiscais alertam para venda de bebidas alcoólicas para menores

Na tentativa de combater a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade foi realizada no início da noite deste sábado (01) uma abordagem nos bares e restaurantes localizados na avenida de São Sebastião, nas proximidades do corredor da folia em Parnaíba.

Foto: Proparnaiba

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) colou adesivos nos isopores para cerveja onde alerta para este tipo de crime.

Os profissionais da campanha também distribuiram ventarolas com informações relacionadas à campanha de enfrentamento à violência sexual contra as crianças e adolescentes em Parnaíba, a mesma tem como lema “Onde tem respeito, tem direitos humanos. Onde não tem, disque 100”.  


Com informações do Proparnaiba.com 

Capitania dos Portos faz fiscalização e notifica 35% das embarcações

A Marinha do Brasil realizou no período de 17 a 22 de fevereiro, em todo o território nacional, a Operação “Amazônia Azul”, com o principal objetivo de intensificar a fiscalização do cumprimento de leis na costa brasileira entre os estados do Amapá ao Piauí. A Capitania dos Portos no Piauí fez 56 abordagens a embarcações no Estado, das quais 20 foram notificadas e duas apreendidas. 


Capitão-de-Corveta (T), Divanildo Felipe Santiago, explica que a ação no Piauí foi orientada pelo Capitão dos Portos, Mauro Castro Júnior, responsável pela Capitania dos Portos de Parnaíba. “A maioria das notificações são casos de condutor sem habilitação e embarcação não inscrita”, descreve. 


Ele acrescenta que há cursos regulares para condutores e que as embarcações acima de cinco metros devem ser cadastradas na Capitania dos Portos. Também são realizados cursos itinerantes em várias cidades do Piauí. 

Operação
A Operação “Amazônia Azul” foi realizada na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), que abrange os estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. A Marinha contou com a importante parceria da Força Aérea Brasileira, do Departamento de Polícia Federal, da Receita Federal do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-PA). 


Durante a Operação foram empregados onze Navios, um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, dezenas de embarcações, viaturas e equipes de Inspeção Naval das Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental, do Maranhão, do Piauí, do Amapá, e Fluvial de Santarém.

Balanço Final da Operação “Amazônia Azul” na área de jurisdição do Com4ºDN:
2287 embarcações inspecionadas, das quais 302 notificadas e 102 apreendidas;
10,5 toneladas de carvão;
19,5 toneladas de palmito em conserva;
1,5 toneladas de pescado e diversos animais silvestres;
6.223,5 m3 de madeira cerrada; 
500 m3 de toras de madeira;
13 m3 de resíduos de madeira serrada (fonte de energia);
110 volumes de mercadorias diversas; 
dois postos de combustíveis flutuantes lacrados e um notificado; 
1.042 procedimentos odontológicos por ocasião da Ação Cívico-Social realizada em Santana  (AP); e
R$ 2.471.900.00 (dois milhões e quatrocentos e setenta e um mil e novecentos reais) em multas aplicadas pelo IBAMA.


Carlos Lustosa Filho

Fábio Novo requer explicação da Agespisa sobre a água fornecida em Parnaíba

O deputado Fábio Novo (PT), apresentou um requerimento solicitando ao  Presidente da  Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí), José  Augusto Nunes, esclarecimentos sobre a qualidade da água fornecida no município de Parnaíba, em razão das constantes  reclamações que dão conta da  “turbidez” do produto que chega às residências parnaibanas, além do  surto de infecção intestinal  que acomete aquele município.
 
Tendo o requerimento sido aprovado ainda na manhã desta segunda-feira (24), o parlamentar petista afirmou que foi procurado por populares daquela região, com o intuito de pedir a intermediação dele na  buscar de uma solução capaz de solucionar a qualidade duvidosa da água fornecida. “Nos últimos dias, de acordo com denúncia de vários consumidores do líquido, a água que tem chegado a torneira dos parnaibanos se encontra com uma intensa turbidez e, consequentemente, uma onda de doenças como infecção intestinal tem assolado o município”, defende, acrescentando que o assunto já foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Parnaíba. O requerimento recebeu o apoio do deputado Cicero Magalhães (PT).

Da Editoria de Cidades

Polícia apreende aves silvestres presas em residência

A Polícia Militar apreendeu dez aves silvestres presas em gaiolas em uma residência no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba. As aves foram encontradas após investigação do Serviço Reservado da PM, na casa do homem identificado como Isaac George da Silva Freitas, de 20 anos.

Fotos: Proparnaiba

Após a apreensão foi constatado que o Isaac Freitas mantinha os animais em cativeiro há seis meses, o que configura crime ambiental. Em seguida, os pássaros foram levados para a Central de Flagrantes. Em desfavor de Isaac foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e a apreensão encaminhada ao escritório regional do IBAMA em Parnaíba.


Rayldo Pereira
com informações de Proparnaiba

Governador inaugura obras de saneamento no litoral

O governador Wilson Martins e o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes, inaugurarão, na próxima quinta-feira (27), obras de saneamento básico no litoral do Piauí. Em Parnaíba, será entregue a ampliação da Estação de Tratamento de Água e, em Ilha Grande, a implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A Agespisa aplicou R$4 milhões na Estação de Tratamento de Água de Parnaíba (ETA), onde a capacidade de produção foi ampliada em 150%. Com esse investimento, a empresa poderá dar continuidade à obra de implantação da Adutora do Litoral, cujo canteiro de obra será visitado pelo governador. A Adutora vai garantir o abastecimento regular das cidades e comunidades do litoral do Estado.

Em Parnaíba, a solenidade será realizada na ETA, localizada na Rua João Batista Silva, no Bairro Rosápolis, às 11h. No evento, o governador também faz a entrega de seis grupos geradores, adquiridos pela Agespisa com recursos próprios no valor de R$250 mil. Os equipamentos serão instalados nas estações elevatórias do sistema de esgotamento sanitário de Parnaíba.

Já em Ilha Grande, o governador fará a entrega oficial do sistema de esgotamento sanitário, que atende 90% da área urbana da cidade, beneficiando mais de oito mil pessoas. O evento que marca a inauguração da obra acontece na Câmara Municipal, às 14h.

Na obra, a Agespisa investiu R$23,4 milhões, recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Novos investimentos

Durante as solenidades, o governador Wilson Martins também autoriza novos investimentos para o litoral. Ele assina ordem de serviço no valor de R$8 milhões para a execução de ligações intradomiciliares e módulos sanitários nas cidades de Ilha Grande, Luzilândia, Joca Marques, Murici dos Portelas e Madeiro.

Wilson Martins autoriza, ainda, a licitação para obras de melhoria do abastecimento de água nas comunidades Pedra do Sal e Labino, em Parnaíba.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores