Cidadeverde.com

Jovem é atropelado por veículo durante tentativa de fuga

Um adolescente de 16 anos, que não teve a identidade revelada, foi atropelado enquanto fugia da Polícia Militar em Parnaíba. O jovem e mais dois menores de 15 e 16 anos são acusados de furtar cartões de crédito e dinheiro de uma senhora dentro do mercado do Caramuru. 

                                              Fotos: Portaldocatita

O adolescente seguia em uma bicicleta quando atravessou a avenida Pinheiro Machado e foi atingido por um veículo, ficando em estado grave. Com o impacto da colisão, ele ficou desacordado sob o capô do veículo e foi socorrido por populares que o cobriram com papelões, até a chegada de uma equipe do Samu.


O adolescente foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e os outros dois menores foram apreendidos juntamente com um revólver calibre 22. 





Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Ministério Público investiga prostituição infantil no Delta do Parnaíba

A 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, que atua na defesa dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, está investigando um caso de prostituição infantil no delta do rio Parnaíba. Segundo a denúncia, empresários estão movimentando o comércio sexual com menores de idade.

Ainda conforme a acusação, garotas da periferia de Parnaíba são levadas para a região do delta, onde acontecem as orgias sexuais que tem como clientes, entre outros, advogados, corretores, empresários. Estes praticam pedofilia, dando vazão ao turismo sexual.

O promotor Antenor Filgueiras disse que há muito tempo há informações da possibilidade de prostituição infantil naquela região, mas que não há elementos substanciais que comprovem tal fato. A promotoria está sendo provocada por este assunto após uma denúncia informal de um blog, onde esta informação está repercutindo nas redes sociais.

Fonte: Proparnaiba

Governo anuncia entrega do rodoanel de Parnaíba em janeiro

Com o intuito de garantir fluidez e mobilidade em todo estado do Piauí, o Governo do Estado vem investindo em obras em diversas cidades. Parnaíba é uma das beneficiadas e receberá seu anel viário em janeiro de 2014.


A pista dupla que contará com 3.600 metros e canteiro central, fazendo a interligação da BR 402, que vem do Ceará, com a BR 343, que passa de Norte a Sul do Piauí, está na fase de pavimentação.

O rodoanel de Parnaíba permitirá que os veículos de carga que vierem do Ceará com destino ao Maranhão não precisem mais entrar em Parnaíba, assim como os veículos de passeio que sairão de Teresina para as praias de Barra Grande e Cajueiro da Praia, o que reduzirá os congestionamentos dentro do Centro da cidade de Parnaíba, no litoral piauiense.

A obra orçada em R$ 7 milhões está sendo executado pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) com recursos oriundos do Tesouro Estadual.


Mobilidade em Picos

A cidade de Picos também conta com obras que visam melhorar o trânsito dentro da cidade. As pontes sobre o rio Guaribas, na BR 316, estão sendo alargadas e 150 mil metros quadrados de ruas e avenidas estão sendo asfaltadas na cidade.

Além as obras em andamento, o DER iniciará a construção de um viaduto sobre o balão de acesso ao Centro comercial, na BR-316, que deve ser entregue em 240 dias.

Da Editoria de Cidades

2ª etapa da ZPE de Parnaíba já tem 20% das obras executadas

Depois de concluída e inaugurada a primeira etapa, as obras da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) segue dentro do cronograma estabelecido. Agora, a equipe trabalha na construção da 2ª etapa, que está adiantada e, segundo Mirocles Veras, 20% das obras estão feitas.


Mirocles diz que a segunda etapa envolve a construção da sede da Receita Federal, dois galpões para indústria e um para alfândega, auditório, restaurante e ainda a parte elétrica e hidráulica. “Nossa meta é concluir toda essa etapa no segundo semestre de 2014”, afirma Mirocles.

Enquanto as obras são executadas, o diretor da ZPE de Parnaíba afirma que as empresas manifestaram interesse em se instalar em Parnaíba e há, pelo menos, negociação com cinco indústrias e duas já estão garantidas.

A ZPE vai incrementar a economia do Piauí e gerar emprego e renda para a população da região Norte do Piauí.

Da Editoria de Cidades

Comissão de deputados federais vistoria obras da Vila Olímpica

Representantes da Comissão de Orçamento da Câmara, do Tribunal de Conta da União e do Ministério dos Esportes estiveram na manhã desta quinta-feira (05), vistoriando as obras da Vila Olímpica de Parnaíba, que estão paralisadas por determinação do TCU.


A visita é parte do trabalho da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, que tem por hábito conferir “in loco” as obras que recebem repasses federais e apresentam algum tipo de irregularidade. “ A nossa vinda tem a finalidade de garantir a conclusão das obras”, disse o deputado Afonso Florence (PT-BA),que é presidente da Comissão.

O deputado piauiense Osmar Júnior, defensor do projeto e que destinou milhões em emendas para a execução da obra, acompanhou a vistoria. De acordo com ele, ficou definido em reunião que a Fundespi encaminhará a documentação solicitada ao Ministério do Esporte e a Comissão de Orçamento.


A expectativa, segundo o parlamentar, é que na próxima quinta-feira (12), a Comissão apresente o parecer final da vistoria. “Estamos confiantes de que o relatório indicará pela continuidade da primeira etapa das obras, que é exatamente a Vila Olímpica.A segunda etapa, que é o estádio, será analisado posteriormente”, afirma.

André Pachioni Baeta, auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, disse que o tribunal fez uma fiscalização em agosto no local e constatou somente uma irregularidade, sendo que a licitação e os preços estavam adequados.

A irregularidade citada foi à viabilidade da implantação do estádio com capacidade para 35 mil expectadores para uma cidade com cerca  de 150 mil habitantes. Segundo ele,este empreendimento iria demandar custos elevados de manutenção.

Da Editoria de Cidades

Parnaíba: Deputados federais visitarão obras da Vila Olímpica

Uma comitiva de deputados federais visita nesta quinta-feira (5) as obras da Vila Olímpica de Parnaíba (PI), que teve recursos bloqueados em outubro após auditoria do Tribunal de Contas da União (PCdoB). 

A visita é parte do trabalho do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves, que pertence à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara dos Deputados. 

A comitiva viaja em voo da Força Aérea Brasileira e chega a Parnaíba por volta de 9h da manhã. As atividades vão durar até 15h. 

Participam do grupo de deputados Afonso Florence (PT-BA), José Rocha (PR-BA), Jesus Rodrigues (PT-PI) e Osmar Júnior (PCdoB-PI). Um assessor técnico acompanha a comitiva, que poderá também ter um representante do Ministério do Esporte. 

Entenda o problema
Uma auditoria do TCU apontou falta de projeto de viabilidade para a obra da Vila Olímpica, que inclui um ginásio para cerca de 30 mil pessoas em um município com aproximadamente 150 mil habitantes. O Tribunal apontou que é preciso um projeto que garanta a utilização efetiva do complexo esportivo, para que o mesmo não se transforme em um "elefante branco". 


A Secretaria de Planejamento do Piauí ficou encarregada de elaborar um projeto de viabilidade para a obra, readequando a mesma a realidade de Parnaíba. Na época, uma das soluções apontadas foi reduzir a capacidade do estádio.

Fábio Lima

Obras de esgotamento sanitário avançam em Parnaíba

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Parnaíba estão avançando. Mais 36 mil metros de rede coletora já estão prontos e serão incorporados à primeira etapa da obra que, ao final, irá garantir cobertura de 60% da área urbana da cidade.


Parnaíba, a 330 quilômetros ao Norte de Teresina, é a segunda maior cidade do Piauí e só agora passa a contar com um sistema mais amplo e eficiente de coleta de esgotos. São obras onde o governo está investindo cerca de R$33,6 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O governador Wilson Martins inaugurou, em outubro deste ano, a primeira etapa  do sistema, com 114,108 mil metros de rede, disponibilizando cerca de 12 mil ligações domiciliares. A nova etapa, até agora, oferece mais 36 mil metros de rede e 3,5 mil ligações.

Nesta etapa, serão mais 49 mil metros de rede e outras 4,9 mil ligações. No total, Parnaíba terá 163 mil metros de rede de esgoto construídos pelo governo, possibilitando cerca de 17 mil ligações domiciliares e assegurando mais qualidade de vida à população. Estão sendo atendidos bairros populosos, como São José, Pindorama, Nova Parnaíba, Ministro Reis Veloso, Ceará e Centro.

"Além de melhor qualidade de vida para a população, a rede de esgotamento sanitário vai garantir  o avanço econômico de Parnaíba, permitindo o crescimento vertical da cidade", destaca o governador Wilson Martins.

O sistema de esgotamento sanitário de Parnaíba possui a maior estação de tratamento do Nordeste, com quatro lagoas de estabilização e nove estações elevatórias, beneficiando diretamente cerca de 58 mil pessoas. “A população começa a entender a importância da obra e o número de pedidos para ligações domiciliares aumenta diariamente”, confirma Carlos Alberto de Sousa Carvalho, técnico industrial da Agespisa em Parnaíba.

Da Editoria de Cidades

Mototaxistas tentam invadir complexo para vingar morte de amigo

Cerca de 40 mototaxistas tentaram invadir o Complexo de Defesa da Cidadania do município de Parnaíba, na noite de ontem (03). De acordo com informações da PM, membros da categoria tentavam vingar a morte de um mototaxista que foi assassinado durante latrocínio (roubo seguido de morte). 

                           Foto: Proparnaiba

Odair Francisco de Carvalho, 38 anos, foi morto com duas facadas nas costas na tarde do último sábado (29), no bairro Piauí, em Parnaíba. O acusado foi identificado como um adolescente de 17 anos, apreendido por Pms dois dias após o crime. 


De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba, coronel Raimundo Sousa, os mototaxistas foram contidos por seguranças do complexo que acionaram reforço da Força Tática. 

"Eles tentavam fazer Justiça com as próprias mãos, mas foram contidos após policiais efetuarem disparos para cima para tentar dispersá-los. Além do risco ao acusado, outras menores ainda poderiam ter sido atingidos e tivemos que deslocar mais PMs por precaução", explica Sousa. 

A Polícia Militar montou um esquema de segurança e isolou o acesso ao complexo. A Promotora da Vara da Infância e da Juventude, Joselice Nunes, recomendou que o adolescente fosse ouvido e transferido para Teresina.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Governo firma convênio para voos Teresina, Parnaíba, Fortaleza

O governador Wilson Martins assinará, na tarde desta quarta-feira (4), às 16h30, no Palácio de Karnak, convênio com a empresa Azul Linhas Aéreas para implantação de voo regular com destino Teresina - Parnaíba - Fortaleza. A ação visa fomentar o turismo na região do litoral piauiense, além de dar início ao processo de regionalização da malha aérea no Piauí.


O acordo é resultado de uma iniciativa do governador Wilson Martins, que durante várias reuniões buscou incentivar a vinda de empresas aéreas para atuarem em novas rotas no Estado. Nesse sentido, Wilson assinou, recentemente, decreto que reduz a alíquota do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível QAV (Querosene de Aviação) para empresas aéreas que operam voos regionais regulares no Piauí.

Pela nova norma, a alíquota cobrada sobre o QAV (para abastecimentos feitos no Piauí) cai de 25% para 8,33% para empresas que realizem serviço regular de transporte aéreo de passageiros destinados a, no mínimo, dois municípios piauienses. A alíquota fica em 6,25% para empresas que operarem entre três cidades do estado e em 5% para companhias que realizarem voos para quatro ou mais municípios do Piauí.

“A isenção oferecida pelo Governo do Estado viabiliza a aviação regional no Piauí, pois os gastos com QAV representam 40% dos custos das empresas do setor. Com essa nova possibilidade de deslocamento para o litoral piauiense estaremos atraindo um número cada vez maior de visitantes, fomentando o desenvolvimento econômico da região”, ressalta Wilson Martins.

De acordo com os executivos da Azul, é possível, até o próximo mês, transferir uma das aeronaves que pernoitam na capital cearense para Parnaíba. A empresa atuará com aeronaves adequadas para a modalidade de aviação regional: aviões turbo-hélices com capacidade para transportar até 70 passageiros.

Da Editoria de Cidades

Homem é preso após atear fogo em 4 casas e dar facada em PM

Um homem identificado como José Alves da Silva Conceição de 43 anos foi preso na noite desta segunda-feira (03), após atear fogo no terreno de quatro casas e desferir uma facada no rosto de um policial na comunidade de Barro Vermelho, município de Ilha Grande, litoral do Piauí.

Fotos: Portal do Catita

De acordo com a tenente Ruthineia Freitas, que atendeu a ocorrência, ao chegarem no local o acusado conhecido como "Zé Peteca", acenava para a viatura as margens da rodovia. "Paramos a viatura achando que era ele quem tinha nos chamado, quando eu desci o vidro ele já nos atacou com a faca e depois correu para a casa. Ele gritava para ninguém entrar que ele iria matar todo mundo. Quando tentamos imobiliza-lo ele atingiu o sargento com uma facada no rosto na altura do olho mas acabou com mãos e pés algemados, gritava muito dizia a todo momento que era Maria Mulambo, uma entidade do candomblé", contou a delegada.

Com o acusado foram apreendidos uma faca de mesa, usada contra o policial e uma barra de ferro dobrada em formato de boomerang. Durante a operação os policiais foram orientados pela tenente a não efetuar nenhum disparo. "Como eu pedi para ninguém atirar, realmente não houve nenhum disparo, mas ele atingiu um policial com uma faca e estava descontrolado, poderia ter acontecido algo pior", explicou a tenente.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas que por pouco não atingiram as residências do local. O acusado foi levado para a Central de Flagrantes onde foi autuado por atentado contra a vida de um policial. Alguns vizinhos, foram até o local e prestaram depoimento afirmando que "Zé Peteca" já havia ateado fogo na casa da própria mãe, na comunidade Fazendinha.

Em seu depoimento, Zé Peteca afirmou que chegou em casa e viu sua esposa com outro homem, e que ao presenciar a cena decidiu pegar seus pertences e ir embora de casa. Em seguida o acusado procurou sua foice, que havia sido escondida pelo homem que estava em sua casa, e que não teve a identificação divulgada.

Segundo ele toda a discussão não seria pela suposta traição da esposa e sim pelo sumiço da foice, que ele afirmou ser seu instrumento de trabalho.

Rayldo Pereira

Posts anteriores