Cidadeverde.com

Zuenir Ventura abre a 4ª Edição do Salipa

A 4ª Edição do Salão do Livro de Parnaíba, Ano Evandro Lins e Silva, terá início nesta quinta-feira (7), no Complexo Cultural Porto das Barcas. 


Na noite de abertura, o jornalista e escritor Zuenir Ventura, autor do livro "1968: O Ano que Não Terminou", será a grande atração e ministrará palestra a partir das 19h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba.

Os escritores Afonso Romano de Sant´anna, Marina Colasanti e Fabrício Carpinejar, também participarão do Salipa.  


Confira a programação

Quinta-Feira (07/11)

18h30 – Abertura | Coral Nova Visão (Teresina PI)

19h30 – Conversa com Zuenir Ventura (Jornalista e escritor / Rio de Janeiro RJ)

20h30 – Show Musical Valor de Pi (Teresina PI)

Sexta-Feira (08/11)

08h – “Sexualidade – Noções, tabus e preconceitos’’

Antônio Noronha (Médico / Teresina PI)

10h – “A poesia que é reza – A criação poética no sincretismo religioso’’

José Galas Filho (Poeta e jornalista / Parnaíba PI)

14h – “A Criação Poética’’ Israel Correia

(Poeta, Prof. Msc. UFPI, membro da APAL / Parnaíba PI)

16h – ‘‘Gramática, literatura e preconceito linguístico’’ João Bem-Vindo

(Prof. Dr. da UFPI / Teresina PI)

19h – Conversa com Affonso Romano de Sant’anna

(Escritor e professor / Rio de Janeiro RJ)

21h – Show Musical | Vavá Ribeiro (Teresina PI)

Sábado (09/11)

08h – “Literatura e História:

práticas discursivas e construção de sentido sobre a cidade de Parnaíba (PI)”

Francisco Nascimento (Prof. Dr. da UFPI / Parnaíba PI)

10h – “O cinema como ferramenta de valorização da cultura local’’

Cícero Filho (Cineasta / MA)

14h – “Periódicos literários e as novas práticas de produção e divulgação da literatura’’

Thieago E e Demetrios Galvão (Poetas e editores / Teresina PI)

16h – “A paixão pelo teatro e o Grupo Harém” | Francisco Pellé (Ator / Teresina PI)

19h – Conversa com Marina Colasanti (Escritora / Rio de Janeiro)

21h – Show Musical | Grupo Aquarela (Parnaíba PI)

Domingo (10/11)

08h – “Evandro Lins e Silva – O homem e sua obra” | Fides Angélica Ommati

(Advogada, professora universitária, membro da APL / Teresina PI)

10h – “Literatura contemporânea brasileira” | André Pinheiro (Prof. Dr. da UFPI / CE)

15h – “Poesia e memória em H. Dobal’’ | Adriano Lobão

(Poeta e mestre em literatura / Teresina PI)

18h – Conversa com Fabrício Carpinejar | (Escritor/Porto Alegre)

20h Encerramento

20h30 Show Musical | Arquivo Sonoro (Parnaíba / PI)



Da Editoria de Cidades

Detento foragido de presídio é baleado durante recaptura

Mais um detento da Penitenciária Mista de Parnaíba foi recapturado nesta terça-feira (05) entre os municípios de Caraúbas e Buriti dos Lopes. De acordo com o coronel Sousa, comandante do 2º Batalhão de Parnaíba, o detento foi alvejado com um tiro de raspão ao invadir uma propriedade particular. 


                            Fotos: Blogdocoveiro



Eduardo José Nogueira foi preso durante à tarde, próximo ao trecho da BR-343, conhecido como Volta da Jurema. A prisão ocorreu após, três dos quatro detentos furtarem uma motocicleta. Durante a manhã de ontem (05), policiais também recapturaram outro detento, Rogério Ribeiro, que foi reconhecido por populares.  


Justino Fonteles dos Santos e Antonio Mário Rodrigues de Sousa continuam foragidos e a polícia já tem pistas da dupla.

Fuga do presídio 

Os quatro detentos fugiram, na noite do último sábado (03), da Penitenciária Mista de Parnaíba, após abrirem um buraco na cela com uma barra de ferro. Os presos também violaram um cadeado para ter acesso à área externa do presídio e subiram em uma pia para pular o muro e ter acesso à rua. 



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Preso um dos fugitivos da Penitenciária de Parnaíba

A polícia militar recapturou na manhã desta terça-feira (05) Rogério Ribeiro, um dos quatro fugitivos da Penitenciária Mista de Parnaíba. A prisão aconteceu nas proximidades da Ponte do Jandira, fronteira entre Piauí e Maranhão.

Foto: Portal do Catita


Os outros três, identificados como Eduardo José Nogueira, Justino Fonteles dos Santos e Antonio Mário Rodrigues de Sousa, estão encurralados em um matagal entre as cidades de Cocal e Piracuruca e a expectativa é que sejam recapturados até o final do dia.

Os fugitivos estavam escondidos na cada do avô de Justino, em Araioses, que confirmou ter abrigado os quatro durante abordagem da polícia. A polícia chegou até os criminosos após três deles terem tomando de assalto uma motocicleta na cidade maranhense e tentado retornar para Parnaíba. O veículo foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal na noite de ontem (04).

Fuga do presídio

Os quatro detentos fugiram, na noite do último sábado (03), da Penitenciária Mista de Parnaíba, município a 343 quilômetros de Teresina. Eles teriam utilizado uma barra de ferro para abrir um buraco na parede da cela em que estavam custodiados. Depois de ter passado pelo buraco os presos também arrebentaram um cadeado para ter acesso a parte externa. Utilizando uma pia como acesso, eles conseguiram pular um muro e chegar a rua. O momento da fuga foi percebido por militar que fazia segurança do local.


Arlinda Monteiro (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]


PRF recupera moto roubada no Maranhão; Bandidos fogem

A Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba (PI) recuperou na noite da última segunda-feira (4) uma moto roubada em Araioses (MA). 

A ação aconteceu no quilômetro 01 da BR-402. A PRF recebeu informações de que três foragidos da penitenciária mista de Parnaíba roubaram uma moto no Maranhão e estavam em fuga. 

A PRF se deslocou para a Ponte do Jandira, na divisa do Piauí com o Maranhão, para fazer a abordagem. Ao perceberem os agentes, os suspeitos aceleraram e fugiram. Depois, deixaram a moto e correram para o mato. 

Os bandidos conseguiram escapar. A moto Honda NXR 150 Bros foi levada para o posto da PRF na BR-343, em Parnaíba, e será devolvida ao proprietário.

Da Redação

Detento é encontrado morto na Penitenciária Mista de Parnaíba

Um detento identificado como Fabrício dos Santos e Silva, 23 anos, foi encontrado enforcado em uma cela da Penitenciária Mista de Parnaíba na manhã desta segunda-feira (04). Ele estava preso por envolvimento com o tráfico de drogas e tinha sido transferido da Casa de Custódia, de Teresina, para Parnaíba, recentemente.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, ele foi morto por outros presos, que arrebentaram as grades da cela de Fabrício e o enforcado com um lençol durante o banho de sol. “O detento já tinha pedido para ser transferido de cela porque estava sofrendo ameaças de morte. Inclusive já estava sendo providenciada essa transferência”, contou Wellington Rodrigues, do Sinpoljuspi.

O sindicato denuncia ainda que a superlotação da penitenciaria é o que está motivando crimes como este. “A Penitenciária Mista de Parnaíba tem capacidade para 136 presos, mas atualmente está com 343. Essa superlotação vai criando atrito entre os detentos e eles começam a eliminar uns aos outros”, explicou Rodrigues.

O Cidadeverde.com tentou contato com o Superintendente de Serviços Penitenciários, capitão Anselmo Luís Portela, mas não foi atendido.

Arlinda Monteiro (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Tampa de camburão trava e preso "desmaia" ao ser retirado

Uma cena inusitada foi registrada no município de Parnaíba, a 318 km de Teresina, durante condução de um preso, neste fim de semana. Acusado de lesão corporal, Edinilson Monteiro de Oliveira, 25 anos, era transportado pela Polícia Militar e ao ser levado à Central de Flagrantes, a porta traseira da viatura travou e foi necessário auxílio de um chaveiro. 

                          Fotos: Portaldocatita


Natural de Buriti dos Lopes, o jovem é acusado de lesionar Jackson Douglas Alves da Silva com um faca no bar Duas Irmãs, BR-402, próximo ao estádio Mão Santa.



PMs acionaram um chaveiro para tentar destravar a porta do camburão e, sem êxito, o acusado foi retirado pela lateral da viatura, após a tela de proteção ser arrancada. 



A retirada do acusado do veículo demorou alguns minutos, e com sinais de ingestão de bebida alcoólica, Edinilson Monteiro ainda teria simulado um desmaio. Outra viatura da PM foi acionada e o jovem levado a prestar esclarecimentos sob a acusação.





Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portaldocatita

Turista mexicano é resgatado após acidente com kitesurf no Delta

O Corpo de Bombeiros resgatou neste domingo (3) um turista mexicano que se perdeu nas ilhas do delta do rio Parnaíba, litoral do Piauí. Felipe Karan, 45 anos, praticava kitesurf quando sofreu um acidente, sendo achado mais de 10 quilômetros do local do ocorrido. 

Felipe Karan no veículo pilotado pelo major Rivelino, do Corpo de Bombeiros

De acordo com o major Rivelino de Moura, do Corpo de Bombeiros da cidade de Parnaíba (PI), o turista se perdeu do grupo de nove mexicanos por volta de 16h de sábado após colidir com árvores no mangue do delta, o que furou sua pipa. Os colegas deixaram o local em busca de socorro e não encontraram Felipe quando voltaram. 

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Cruz, determinou total empenho nas buscas. Sete bombeiros foram destacados para localizar o turista. As buscas começaram às 5h da manhã e terminaram às 10h. Felipe estava em uma ilha do delta. Apesar de tranquilo, tinha muita sede.

Os bombeiros informam que em situações como esta, com o sol se pondo, o correto seria permanecer no local aguardando socorro.  


Fábio Lima

Presos usam barra de ferro para abrir buraco em cela e fugir; quatro estão foragidos

Quatro detentos fugiram, na noite deste sábado (03), da Penitenciária Mista de Parnaíba, município a 343 quilômteros de Teresina. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi) da cidade, André Seixas.

Fotos: Divulgação Sinpoljuspi
Buraco aberto para a fuga.

Os detentos fugitivos foram identificados como Eduardo José Nogueira, Justino Fonteles dos Santos, Rogério Ribeiro e Antonio Mário Rodrigues de Sousa. Eles teriam utilizado uma barra de ferro para abrir um buraco na parede da cela em que estavam custodiados. 


“A fuga acorreu por volta das 21h deste sábado. Com barra de ferro, eles conseguiram furar parede. Na cela tinham 14 detentos, mas o espaço tinha estrutura para receber apenas três pessoas”, conta André Seixas. 

Depois de ter passado pelo buraco os presos também arrebentaram um cadeado para ter acesso a parte externa. Utilizando uma pia como acesso, eles conseguiram pular um muro e chegar a rua. O momento da fuga foi percebido por militar que fazia segurança do local. 


“O segurança chegou a efetuar disparos, mas não teve êxito. A informação que temos é que eles são de alta periculosidade. Entre os fugitivos estão até pessoas que teriam envolvimento com assalto a uma agência bancária de Cocal”, explica o representante da categoria.

Até esta manhã de domingo, não há informações sobre o paradeiro dos fugitivos. Para o diretor do Sinpoljuspi, um dos motivos da fuga é a falta de estrutura da Penitenciária Mista, e também a superlotação. 

Estrutura utilizada para pular o muro.

“A Secretaria de Justiça tem praticado uma política de admissão de presos equivocada. De seis meses para cá houve acréscimo de 50 presos. Hoje, são 343 detentos ocupando um espaço capaz de atender apenas 136. A vigilância por parte dos agentes fica prejudicada”, disse. 

Os 10 detentos que ficaram na cela foram remanejados para outros espaços enquanto se providencia os reparos na estrutura. 


Secretaria da Justiça reage
O Cidadeverde.com entrou em contato com a pasta para que fossem esclarecidas denúncias feitas pela direção do Sinpuljuspi de Parnaíba. A assessoria de imprensa revelou que apenas vai se pronunciar após apurar os fatos junto com servidores locais.

Lívio Galeno

PRF de Parnaíba prende dupla com substância semelhante ao crack e arma

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF/PI) prendeu neste sábado (02), em Parnaíba, dois homens portando um tablete de substância semelhante ao crack, pesando 1,2 kg, e um revólver calibre 38, com cinco munições.  

Fotos: Divulgação PRF/PI

A ação foi registrada na BR 343 durante ronda de rotina. Agente flagraram uma motocicleta que era conduzida sem placa. A infração de trânsito provocou a necessidade de aproximação para abordagem.

Ao avistar a viatura policial, o condutor acelerou iniciando princípio de fuga, mas logo reduziu a velocidade. Se deslocando devagar, o passageiro saltou e fugiu. O outro seguiu com o veículo até ser abordado pela fiscalização e conduzido ao posto da PRF.

O motoqueiro abordado também foi autuado por direção perigosa. Aos policiais, ele confessou que o colega que pulou da motocicleta transportava crack. Em dado momento o celular dele tocou, era o colega querendo saber como estava a situação.


Os policiais o orientaram a perguntar onde se encontrava. Foi informado que estava no Km 15, da BR 343. Este local fica entre o posto da PRF e a cidade de Parnaíba. A equipe se deslocou e conseguiu prendê-lo.

Mas antes de ser dominado reagiu à ação policial. Tinha em seu poder a droga, arma e munição. Depois de presos, D.S.G e J.L.M.N foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba.

Da Redação

Homem é esfaqueado na barriga em via pública de Parnaíba

O desempregado Marcos Antonio Costa Nascimento, 21 anos, foi agredido com uma facada na barriga por volta das 22h30 de ontem (01), na avenida Pinheiro Machado, próximo ao Supermercado Popular.

Com as vísceras expostas, a vítima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, onde foi encaminhada às pressas para o centro cirúrgico devido à gravidade do ferimento. 

A Polícia Militar foi acionada e tem informação que o autor da facada fugiu numa moto Pop 100, na companhia de outro homem. Ainda não há informações sobre o paradeiro do suspeito.

Fonte: Blog do Yuri Gomes

Posts anteriores