Cidadeverde.com

Prefeito recebe comando de greve e abre diálogo com os servidores

O prefeito Florentino Neto recebeu esta manhã (8) o comando de greve dos servidores efetivos municipais. O gestor ouviu as reinvindicações e expôs as ponderações do município relacionadas ao início de gestão.


A pauta de reinvindicações foi encaminhada ao superintendente de administração, Christian Amorim, estabelecendo um canal de diálogo permanente entre a Prefeitura e o sindicato dos trabalhadores. O objetivo do prefeito é encontrar soluções que compatibilizem as necessidades dos servidores com as demandas do município.

Com informações de Proparnaiba
Da Editoria de Cidades

Pedreiro é preso em flagrante acusado de duplo homicídio no litoral do PI

Os jovens João Aporto de Lima Moreira e Ivanildo Santos Santana, ambos de 27 anos, foram mortos a facadas na rua onde moram, no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba (318 km de Teresina). 


O crime aconteceu por volta das 2h deste domingo (7). Segundo a polícia, o crime foi cometido pelo pedreiro Antonio Martiniano dos Santos, 38 anos, que foi preso em flagrante por uma equipe da Força Tática. 


A polícia afirmou que, em depoimento, o pedreiro disse que cometeu o crime porque foi agredido pelos dois jovens durante uma tentativa de assalto.

Jordana Cury
Com informações do Blog do Yuri Gomes.

Prefeito e vereadores visitam obras de creche modelo em Parnaíba

O prefeito do município de Parnaíba, Florentino Veras Neto, visitou na manhã desta sexta-feira (05/04), a obra em construção da Unidade Escolar de Educação Infantil, Creche Proinfância, localizada no Bairro São Vicente de Paulo.


Estiveram presentes na visitação, o prefeito do município, os engenheiros, os vereadores, Fátima Carmino, Reinaldo Filho, Gustavo Lima, Cardoso, Gerivaldo Benício, Ricardo Veras, Diniz, André Neves, Ronaldo Prado, Foguinho, Beto e Neta.

A construção foi iniciada no dia 11 de maio de 2012, com investimento do Governo Federal e da prefeitura de Parnaíba, avaliada no valor R$ 1.080.457,66 em sua totalidade. A empresa responsável pela construção é a empresa Área Empreendimentos e Serviços Ltda, que tem como responsáveis técnicos, os engenheiros Evandro Cardoso Mourão e Evandro Cardoso Mourão Junior.


Segundo o engenheiro responsável pela obra, Evandro Cardoso Junior, o modelo da obra da creche que está sendo construída em Parnaíba é nacional, que obedece um dos modelos de creche de Brasíl, que no caso da Unidade Escolar de Educação Infantial do São Vicente de Paulo é o modelo B".

O engenheiro disse que a creche tem a capacidade para receber 500 crianças, sendo 250 alunos por turno. Além das salas de aula, Evandro Junior afirmou que o espaço contará com refeitório, sala de informática, biblioteca, parques externos, dois solares e anfiteatro.


O prefeito Florentino disse que há também o projeto de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a região, esta deveria ser bem próximo à creche, mas como a unidade deverá atender a comunidade Santa Teresina, o mais conveniente é que seja edificada na região próximo à população a população da área.

"Nós estamos buscamos levar esta unidade para próximo da comunidade, pois quanto mais perto da população a unidade básica estiver, melhor será para as pessoas que necessitam de atendimento".
 

Fonte: Proparnaiba

Família do garoto morto no litoral é investigada por negligência

A polícia investiga a família de João Victor dos Santos Sousa, 9 anos, para apurar se houve negligência na morte do garoto. A criança teria dormido fora de casa e foi achada morta na beira-mar com uma perfuração no peito durante a madrugada da última quarta-feira (3).


"Estamos ouvindo vizinhos e parentes da criança para tentar desvendar o caso. Temos dez dias para concluir o inquérito", ressalta delegado de Luís Correia, Eduardo Ferreira. 

O caseiro Dárcio Rodrigues dos Santos foi preso como principal suspeito de matar a criança e arrastar o corpo para o mar.

O delegado regional Cadena Júnior conta que o garoto foi visto na residência de veraneio na noite antes de ser encontrado morto. "Colhemos informações de que o caseiro pegou a criança no trailer da avó do garoto", reitera. 

Cadena conta ainda que o laudo do IML comprovou que não houve violência sexual e que o acusado mudou a versão do depoimento inúmeras vezes. "Primeiramente disse que não lembrava de nada, depois disse que o garoto havia se afogado na piscina e que teria tentado resgatá-lo, mas nada disso foi comprovado. O caseiro revelou que é homossexual e que sempre levava alguns 'convidados' para residência onde trabalhava.  ", reitera.

Em um dos quartos da residência foram encontradas roupas do garoto manchadas de sangue e acredita-se que ele tenho sido morto ainda dentro de casa e arrastado até o mar. O caso continua a ser investigado e o acusado deverá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado. 

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Homem morre de raiva humana após ser mordido por macaco

Um homem identificado como Edilson, de 32 anos, morreu infectado por raiva humana, após ser mordido por um macaco da espécie Sagui, em Parnaíba. De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Maria Amélia de Oliveira Costa, o ataque ocorreu no dia 28 de janeiro e apenas no dia 01 de fevereiro, ele procurou a vacinação correta para o incidente, ou seja cinco dias depois.


Segundo a coordenadora, a comprovação da infecção ocorreu após o óbito através de uma craniotomia, procedimento onde o crânio é aberto e o cérebro é retirado. O material foi enviado para o Rio de Janeiro onde passou por análise laboratorial que constatou a infecção.

Além de Edilson, seu filho e outra criança também chegaram a ser agredidos pelo macaco, que era criado em casa, justificativa usada pela vítima para o fato de não ter procurado atendimento médico adequado no dia do ataque. "O filho dele que procurou a vacinação direitinho e tomou o soro, se salvou. Ele também foi agredido, além de uma criança que tinha o hábito de colocar a mão na boca do macaco quando ia até o local.", afirmou a especialista.

Amélia conta que em sua primeira ida ao Hospital Dirceu Arcoverde, Edilson fez uso da primeira dose de vacina contra raiva, mas não fez uso do soro anti-rábico, e retornou para casa. "Quinze dias depois ele voltou com um quadro de paresia [dormência nos membros], e o encaminharam para o hospital Santa Casa, onde foi internado e liberado em seguida.", contou a coordenadora.

Após a liberação, o quadro se agravou e Edilson foi internado pela segunda vez, já em estado de pré-coma. O paciente chegou a ficar cinco dias no Hospital, mas não resistiu veio a óbito.  

Desde 2010, até os primeiros meses de 1013, além da morte, nove casos da doença foram notificados e um foi confirmado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Saiba mais sobre a raiva humana

A raiva é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central e se multiplica nas glândulas de saliva, dali sendo eliminado. O contágio se dá pela saliva do animal que está com a infecção, principalmente pela mordida, mas pode ocorrer por arranhadura ou lambedura.

Os animais que podem ser contaminados são o cachorro, gato, morcego, raposa, coiote, gato-do-mato, jaritacaca, guaxinim e macaco. O tempo médio até o surgimento dos sinais de doença são de cerca de 45 dias no homem e de até dois meses nos animais.

Rayldo Pereira

Empresários se reúnem para discutir problemas com a Eletrobrás em Parnaíba

Os problemas com a distribuição de energia elétrica no Piauí serão discutidos na sexta-feira (05)  em Parnaíba, onde acontece a reunião do Conselho de Consumidores da Eletrobras Piauí.


Presidido pelo empresário Gilberto Pedrosa, o Conselho é um grupo consultivo, que intermedia a relação entre os consumidores e a empresa fornecedora de energia, sendo vinculado à Aneel. O grupo é composto por membros do setor industrial, agrícola, residencial e do governo.

Dentre as pautas previstas para discussão durante o encontro, está a situação do fornecimento de energia elétrica no norte do Piauí, a programação de investimentos no fornecimento de energia elétrica na região e o impacto da operação da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba – ZPE, no serviço de abastecimento.

Fonte: Proparnaiba

Garoto de 9 anos é morto e arrastado até o mar em Luís Correia

Um caseiro identificado como Dárcio Rodrigues dos Santos está sendo apontado pela polícia de Luís Correia, município a 338 quilômetros de Teresina, como responsável pela morte de um menino de 9 anos de idade. O corpo da criança, identificada como João Victor dos Santos Sousa, foi encontrado nesta quarta-feira (03) as margens da praia Peito de Moça.

Fotos: Portalcostanorte

O suspeito trabalha em residência na orla do Coqueiro. A principal hipótese é de que após a morte, o corpo foi arrastado e abandonado no mar. A criança foi encontrada com uma perfuração na altura do peito. 

Segundo o major Pacífico, da Companhia Independente de Policiamento Turístico, de Luís Correia, o corpo da criança foi localizado por populares que indicaram a residência do suposto assassino. Na casa foram encontrados roupas do garoto.


"O caseiro negou qualquer envolvimento com o caso e disse que na noite anterior estava muito bêbado e não lembrava de nada", conta Pacífico.

O assassinato causou forte comoção na população e Dárcio Rodrigues foi transferido para o município de Parnaíba para evitar linchamento.  O corpo de João Victor foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML) para que fosse feita a necropsia no posto avançado de Parnaíba e conclusão do laudo cadavérico. 

Residência do onde trabalhava o acusado.

Nota de Pesar
 
A Prefeita de Luís Correia Adriane Prado vem a público externar seu pesar a todos os familiares e amigos de João Vitor dos Santos, aluno da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha, de 9 anos de idade. João estava desaparecido desde ontem (2) e seu corpo foi encontrado hoje pela manhã na praia do Coqueiro. Que Deus conforte a família e amigos neste momento de dor.
 
Com pesar,
 
Adriane Prado
Prefeita Municipal de Luís Correia

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Caseiro é preso acusado de matar e arrastar criança na praia do Coqueiro

Um caseiro da cidade de Luís Correia está sendo apontado como responsável pela morte de um garoto de 9 anos de idade. O corpo da vítima, identificado como João Victor dos Santos, foi encontrado as margens da praia Peito de Moça nesta quarta-feira (03). 

                Fotos: Portalcostanorte

O caseiro foi identificado como Dárcio Rodrigues dos Santos, que trabalha em uma residência na orla do Coqueiro. Ele está sendo acusado de matar e arrastar a criança até o o mar. O menor foi encontrado com uma perfuração na altura do peito. 

Segundo o major Pacífico, do Companhia Independente de Policiamento Turístico, de Luís Correia, o corpo da criança foi localizado por populares que indicaram a residência do suposto assassino. Na casa foram encontrados roupas do garoto. 


"O caseiro negou qualquer envolvimento com o caso e disse que na noite anterior estava muito bêbado e não lembrava de nada", conta Pacífico.

O assassinato causou forte comoção na população e Dárcio Rodrigues foi transferido para o município de Parnaíba para evitar linchamento. Consternadas com caso, a prefeita de Luís Correia Adriane Prado, e a secretaria de Educação enviaram nota de pesar sobre a morte do garoto que estudava na Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha.


O corpo de João Victor foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML) para que fosse feita a necropsia no posto avançado de Parnaíba. A conclusão do laudo cadavérico ainda é aguardada. 

Residência do onde trabalhava o acusado

Nota de Pesar
 
A Prefeita de Luís Correia Adriane Prado vem a público externar seu pesar a todos os familiares e amigos de João Vitor dos Santos, aluno da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha, de 9 anos de idade. João estava desaparecido desde ontem (2) e seu corpo foi encontrado hoje pela manhã na praia do Coqueiro. Que Deus conforte a família e amigos neste momento de dor.
 
Com pesar,
 
Adriane Prado
Prefeita Municipal de Luís Correia


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Projeto incentiva instalação de empresas do setor aéreo

A Câmara Municipal de Parnaíba analisa o projeto de lei proposto pelo prefeito Florentino Neto que autoriza a concessão de incentivos fiscais às empresas prestadoras de serviços auxiliares do transporte aéreo no município. A isenção ou redução de alíquotas pretende beneficiar empresas instaladas ou que vierem a se instalar e desenvolver suas atividades no Aeroporto Internacional de Parnaíba, prefeito João Silva Filho. 


A proposta abrange empresas que desenvolverem atividades de manutenção em aeronaves, bem como às empresas aéreas que vierem a instalar centro de manutenção de aeronaves e edificação de hangar para esta finalidade.

Segundo o prefeito, a iniciativa visa estimular o avanço regional da aviação, com voos regulares no Aeroporto Internacional de Parnaíba, uma vez já comprovada através de estudos de mercado, a viabilidade e importância do transporte aéreo no município.

O Aeroporto Internacional de Parnaíba não tem voo comercial regular há mais de 10 anos, apesar de oferecer infraestrutura para receber até 100 mil pessoas por ano. Após a reforma em 2010 que ampliou a pista de 1.800 metros para 2.500, superando em extensão a estrutura da capital Teresina (2.200 m), a pista de Parnaíba ficou atrás apenas de Recife (3.300 m), Petrolina (3.250 m) e Fortaleza (2.545 m). Em termos de segurança possui uma das estruturas mais modernas.

O projeto beneficiará empresas prestadoras de serviços auxiliares, responsáveis pelo carregamento e o descarregamento de carga e bagagem, limpeza interna e externa das aeronaves, atendimento aos passageiros em todas as etapas das operações de embarque, desembarque, trânsito e conexão, movimentação e o manuseio de carga e bagagem.

"A concessão de benefícios fiscais, dentre outras finalidades, serve para fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novas empresas e investimentos para o município, bem como ampliar os já existentes, de modo a gerar novos empregos e aumentar a renda per capita da população", destaca Florentino Neto. 


Da Editoria de Cidades

Acusado de matar PM é morto em troca de tiros com a polícia

O acusado de executar o policial militar Roberto Carlos de Oliveira, 45 anos, foi morto ao trocar tiros com a polícia nas proximidades do bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba (318 km de Teresina).

Fotos: Proparnaiba

De acordo com o tenente-coronel Sousa, o executor do policial foi identificado como José Fernando Leão do Nascimento, o Chopp. "Ao ser encontrado, o acusado empreendeu fuga pela BR-343, onde agiu contra os policiais, disparando tiros. Os militares, consequentemente, reagiram à agressão", contou.


Registro do enterro do PM

O tenente-coronel classificou a morte do policial como "covarde e traiçoeira" e explicou que desde o crime, que aconteceu na madrugada de sexta-feira (29), os policiais se apresentaram à corporação para ajudar nas buscas do suspeito.

Entenda o caso

O policial identificado como R. Carlos, da Força Tática de Parnaíba, enquanto pilotava sua motocicleta. O crime aconteceu por volta de 1h, diante de várias pessoas que estavam na avenida Nações Unidas em Parnaíba, na Beira-rio. R. Carlos tinha 23 anos na polícia, era casado e deixa filhos. 

 

O corpo do policial foi enterrado neste sábado (30) sob forte comoção e revolta de populares.

Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba

Posts anteriores