Cidadeverde.com

Centenas de usuários ficam sem internet nesta sexta em Parnaíba

Centenas de usuários ficaram sem internet nesta sexta-feira (17), em Parnaíba. A interrupção deixou, comércios, setores públicos e outros órgãos de atendimento à população com as atividades paradas pela falta do serviço.

A Central de Atendimentos da Oi Velox informou que na região da cidade de Parnaíba estão sendo feitos reparos relacionados à manutenção do sistema, por isso, os serviços não estão funcionando de forma adequada, chegando ao interrompimento.

O atendimento da Oi informou ainda que os técnicos da empresa estão trabalhando para que no menor espaço de tempo possível, o sistema volte a funcionar adequadamente. A previsão dada para que esteja funcionando normalmente foi à 0h deste sábado (18).

Com informações de Proparnaiba
Edição de Rayldo Pereira

Restaurante Universitário da UFPI volta a funcionar na próxima segunda

Após nova inspeção do Corpo de Bombeiros, o Restaurante Universitário da UFPI, campus de Parnaíba, será reaberto nesta segunda-feira (20). O local está fechado há quase um mês após serem constatadas algumas irregularidades que comprometiam a segurança. 

O major do Corpo de Bombeiros, Rivelino Moura, esteve no campus da Universidade Federal do Piauí, localizado na Avenida São Sebastião, com o intuito de fazer uma vistoria no Restaurante Universitário. A visita foi acompanhada pelo diretor do centro universitário, Alex Marinho.

                            Foto: Proparnaiba

"Em visita anterior havia sido constatado que alguns itens não correspondiam o estabelecido pelas normas de segurança, porém foi constatado que a universidade fez as correções necessárias para dar segurança aos usuários do RU", disse o major Rivelino, após visita ao campus nesta sexta-feira (17).

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros foram corrigidos pontos críticos, principalmente quanto à saída de emergência e a sinalização.

Matéria relacionada


Com informações Proparnaiba

MP faz fiscalização e promotor afirma que Detran de Parnaíba vive "caos"

O promotor de Justiça, Antenor Filgueiras Lôbo Neto, afirmou que existe "caos", nas instituições que estão sendo visitadas pelo Ministério na cidade. Segundo ele o Detran seria o que apresenta mais problemas. “O caos de todas as instituições que estamos visitando até o momento está sendo maior no Detran”, declarou o promotor.


Uma comissão fiscalizadora composta pela Secretaria Executiva do Procon Municipal, o Ministério Público e a Secretaria do Trabalho e Defeso do Consumidor visitou a sede da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito, a Ciretran de Parnaíba. O atendimento deste órgão é alvo das mais diversas reclamações quanto aos setores que presta serviço.

O promotor destacou a ausência de serviços gerais; a demora de atendimento que chega entre três a quatro horas; um sistema de senhas para todos os atendimentos, sem as especificações de cada serviço; o registro de placas que não está a contento com o determinado pelo Código de Defesa do Consumidor e outras irregularidades.

Segundo Romualdo Seno, secretário municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor, as reclamações quanto ao atendimento da 1ª Ciretran partem não só dos clientes externos, mas também dos internos, que são o funcionários. Estes se sentiram aliviados com a presença da comitiva de fiscalização por acreditarem em futuras melhoras. De acordo com Miguel Bezerra, secretário executivo do Procon Municipal, após as vistorias no Detran em Parnaíba o órgão tem  30 dias para corrigir os problemas que foram notificados ao diretor da 1ª Ciretran.

Edição de Rayldo Pereira
Com informações de Portal Costa Norte

Parnaíba: funcionário de construção cai de andaime e é levado ao hospital

Um operário que trabalhava na obra do Shopping Dunnas, em Parnaíba, caiu de um andaime e ficou ferido. O acidente aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (15). A construção está sendo feita na BR-343, sentido Parnaíba-Luís Correia.

Fotos: Proparnaiba

O funcionário foi identificado apenas como Francisco das Chagas, aproximadamente 35 anos. Ele sofreu algumas fraturas, foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Dirceu Arcoverde.


O Cidadeverde.com entrou em contato com o hospital e foi informado de que Francisco foi atendido, passou por alguns exames e está em observação, sem risco de morte.

Jordana Cury

Produtores de frutas de Parnaíba visitam as cidades de Juazeiro e Petrolina

O Sebrae no Piauí realiza missão técnica ao Polo de Fruticultura das cidades de Juazeiro, na Bahia; e de Petrolina, no Pernambuco. Oito produtores dos Distritos Irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi, participam da visita que teve início ontem (14) e segue até sábado (18).

O Ditalpi fica localizado no município de Parnaíba, distante 318 quilômetros ao norte de Teresina.

O objetivo da missão técnica é propiciar aos produtores piauienses acesso a informações sobre processo de produção da uva e manga orgânicas, além da troca de experiências no que se refere à comercialização de orgânicos e processo de produção de sucos.

De acordo com o gerente do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima, os produtores terão a oportunidade de conhecer novos equipamentos e tecnologias, além de manter contato com compradores e investidores.

“Realizamos essa missão técnica para que os produtores conheçam formas de diversificar a produção de frutas orgânicas nos Distritos Irrigados, deixando de depender tão fortemente da acerola, que é a principal fonte de renda do Ditalpi”, afirma Lima.

Na ocasião, os produtores também visitarão a Feira Nacional de Agricultura Irrigada, que acontecerá em Juazeiro até domingo (19). Mais de 350 empresas nacionais e internacionais participam do evento, que coloca frente a frente produtores, empresários, técnicos, pesquisadores, importadores, exportadores, instituições financeiras, de fomento e de pesquisa; transportadores, e fabricantes e revendedores de máquinas, equipamentos, embalagens e insumos.

Polo de fruticultura

Os municípios de Petrolina e Juazeiro localizam-se na região do Vale São Francisco, respondendo pela produção anual de 1,5 milhão de toneladas de frutas e legumes. Parte significativa dessa produção abastece grandes mercados internacionais, a exemplo dos Estados Unidos, Europa e Japão, e representa 95% das exportações nacionais de uva e de manga. Na região também se produz cana-de-açúcar, tomate, cebola, coco verde, goiaba, melão, acerola, limão, maracujá, papaia, pinha, entre outros vegetais.



Florentino participa de reunião da bancada federal na Ufpi

O prefeito Florentino Neto participou de uma reunião com a bancada federal, quando pediu apoio dos parlamentares federais para investimentos na segurança pública em Parnaíba. 



O gestor pediu apoio e contínuos investimentos na estrutura da Polícia Federal, única delegacia da instituição na região. “Temos que reconhecer o trabalho da Polícia Federal e apoiar suas ações contra o tráfico de drogas”, enfatizou.

O prefeito falou de suas ações na área da segurança e disse que, com a criação da Superintendência de Articulação com as Forças de Segurança, tem sido possível atuar em cooperação com as polícias Militar e Civil.


Florentino Neto também reconheceu o esforço da Universidade Federal para instalar o curso de Medicina, reafirmando que a próxima meta para o ensino superior em Parnaíba é a implantação do Curso de Engenharia Civil.

Litoral tem redução no abastecimento após pane em Estação da Agespisa

A Agespisa informou no final da manhã desta terça-feira (14) que, em razão de pane elétrica em equipamento de bombeamento na Estação de Tratamento de Parnaíba, o abastecimento será reduzido para 60% da capacidade.


Em consequência disso, consumidores das cidades de Parnaíba e Luís Correia serão afetados. Desde o último domingo, 12, Dia das Mães, os moradores da região relatam constantes casos de falta de água.

Devido a complexidade do problema, para retirar e substituir o equipamento, a previsão de normalização do fornecimento é de 48 horas, ou seja, o abastecimento de água só deve voltar ao normal na próxima quinta-feira, dia 16.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Pedestre morre atropelada por motocicleta desgovernada

A mulher identificada como Maria Marta Pinheiro da Silva, 30 anos, foi atropelada e morreu no local após uma colisão entre um carro e uma motocicleta. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (11), na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba. 

                                    Fotos: Portalcostanorte

O condutor da moto estava muito nervoso e permaneceu no local para prestar esclarecimentos à PRF

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor da motocicleta ainda tentou reduzir a velocidade para evitar o acidente."O carro vinha em alta velocidade e com o impacto, o condutor da motocicleta foi jogado para cima do capô do carro e a moto atropelou a mulher". 


Familiares e conhecidos da vítima informaram que a mesma tinha problemas mentais e que já se recuperava de um outro acidente. 


O corpo foi levado paro IML e a PRF realizará investigações para localizar o condutor do veículo que evadiu-se do local.


Com informações Proparnaiba

Prefeitos de 11 municípios assinam termo para tratamento de câncer

Prefeitos de 11 municípios da região Norte do Piauí assinaram requerimento, à coordenadoria da comissão inter-gestora regional, para instalação de um centro de tratamento do câncer na cidade de Parnaíba, ou mesmo o credenciamento de unidade de saúde existente.



"A centralização do tratamento em Teresina tem contribuído para o aumento no sofrimento dos pacientes, que além de serem submetidos a viagens, sofrem com o afastamento da família", destacou o prefeito Florentino Neto durante a divulgação do documento nesta sexta-feira (10). 

O gestor explica que a proposta de implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia é atender toda a macrorregião. “É evidente que quando houver necessidade os pacientes continuarão sendo direcionados para a capital”, reitera o prefeito.

Além de Florentino, assinaram a proposta os prefeitos Ricardo Sales, Murici dos Portelas; Adriane Prado, Luís Correia; Bernildo Val, Buriti dos Lopes; Apolinário Costa, Bom Princípio do Piauí; Vania Ribeiro, Cajueiro da Praia; Herbert Silva, Ilha Grande do Piauí; Pacheco Neto, Caraúbas; Rita Sobrinho, Caxingó; Rubens Vieira, Cocal; e  Antônio Brito, Cocal dos Alves.


Da Editoria de Cidades

Morre, em Parnaíba, o pioneiro do turismo no litoral piauiense

A Secretaria de Turismo de Parnaíba envia nota lamentando o falecimento de Vicente Correia, pioneiro na área de turismo no Piauí. Para o prefeito da cidade, Florentino Veras Neto, Vicente Correia era o maior entusiasta do desenvolvimento da região.

Vicente Correia era filho do comendador Ozias Correia e de Flora de Moraes Santos Correia. Nasceu em Parnaíba e desde cedo despontou na área do turismo, tendo sido o primeiro a enxergar a potencialidade do delta e explorá-lo turisticamente. Fundou agências voltadas para o setor e durante muitos anos divulgou Parnaíba dentro e fora do território nacional. 

Foi vice-presidente da Federação do Comércio do Piauí. E foi presidente nos triênios 83-85 e 85-87 da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV). Ainda dentro do setor turístico, foi diretor, fundador e proprietário da Atalaia Turismo, que recentemente completou 50 anos e foi a primeira agência de viagens turísticas de Parnaíba.

Da Redação

Posts anteriores