Cidadeverde.com

Servente de pedreiro é morto a facadas após suposto roubo de bicicleta

O servente de pedreiro identificado como Diones Souza da Cunha, 25 anos, morreu após ser esfaqueado neste domingo (24). A vítima é acusada de roubar a bicicleta do homem acusado de desferir as facadas. 

      Fotos: Portalcostanorte
O jovem acusado de roubar a bicicleta do acusado foi morto com uma facada

"Meu filho, ao cruzar com seu assassino, não teve chances de defesa e foi alvejado uma facada no abdômen,morrendo na hora", conta a mãe da vítima. O crime aconteceu no Bairro Sabiazal, zona rural do município de Parnaíba. 

A vítima portava um facão, mas foi atingida de surpresa e não teve como se defender

De acordo com informações da PM, ao lado do corpo de Diones Souza foi encontrado o facão utilizado no crime. Após o relatos de testemunhas, a polícia prendeu Agostinho Avelino da Cruz Filho como sendo o autor da ação. O acusado foi preso na residência de familiares, confessou o crime e não resistiu à prisão.

Agostinho foi preso na casa de familiares e confessou o crime

"Existem boatos de que a vítima tenha sido morta por engano, mas as informações de fato apontam que ele teria levado a bicicleta do acusado", conta o coronel Sousa, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portalcostanorte

Aberto oficialmente o XIII Arraial São João da Parnaíba

A abertura do XIII Arraial São João da Parnaíba, na noite de sexta-feira (21), reuniu milhares de famílias parnaibanas e visitantes na Praça Mandu Ladino, que recebe no arraial esse ano as tradições de raiz, desde a decoração com vilas representativas à história da cidade, aos artigos do artesanato local encontrados em todas as ambientações da festa. 

                           Fotos: Superintendência de Comunicação


A abertura do evento foi realizada com a apresentação de um concerto junino executado pela Banda Municipal Simplício Dias, seguido das quadrilhas mirins Criança no Arraial, Furacão Nordestino e Anarriê. A premiação total do concurso de quadrilhas e bumba-meu-boi é de R$ 171 mil, a maior do Nordeste.


"Esta é uma festa legitimamente popular, portanto deve ser sempre preparada pelo município, especialmente, no sentido de valorizar ainda mais a cultura da região", ressalta o prefeito Florentino Neto.

O superintendente de Cultura Helder Souza destaca a grande participação e aceitação popular ao XIII Arraial São João da Parnaíba como a melhor resposta à iniciativa municipal em levar à população eventos de qualidade.

Equipes da Polícia Militar reforçam a segurança no município durante o evento junino. O arraial também conta com uma estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atendimento no local e ambulâncias em caso da necessidade de deslocamento.


Após o concurso das quadrilhas, o público conferiu a apresentações culturais do grupo Raízes do Nordeste e a quadrilha "Arrasta Chinelo", de Cocal (PI). A noite encerrou com o show da Banda Amor Real de Fortaleza (CE) no palco principal. O evento segue até o próximo dia 29 com apresentações musicais e culturais. 

Da Editoria de Cidades

Operação desarticula quadrilha que vendia droga no litoral do Estado

Uma operação do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, sob o comando do Tenente Coronel Raimundo Rodrigues de Sousa, comandante do BPM, em conjunto com a Companhia da PM de Turismo de Luís Correia, desarticulou uma quadrilha que fornecia drogas no litoral do Estado. 

De acordo com a tenente Rutinéia Freitas, do 2º BPM, após o serviço de inteligência e monitoramento dos acusados, os policiais militares foram até a fazenda Bela Vista, no povoado Lagoa Dantas em Luís Correia para averiguar onde eram fabricadas as drogas vendidas principalmente em Parnaíba. 

Foram presos cinco homens em flagrante, durante a operação: Alan Rocha de Sousa, 25 anos
Cassio Reinaldo Alves da Silva, 35 anos, Renan Neves de Brito, 19 anos, Pedro de Oliveira Filho, 35 anos e Cesário Ferreira do Nascimento, 22 anos. 

Eles foram levados para a Central de Flagrantes e segundo a Oficial PM, foram autuados por: 
tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, porte de arma de fogo e formação de quadrilha. 

A militar disse ainda que houve a apreensão de um pó branco com características de cocaína, maconha, ampola de testosterona, balança de precisão, fitas adesivas, frascos vazios de pólvora, um revólver 38, uma espingarda bate-bucha, seis cartuchos intactos, dois celulares, além de comprimidos de pramil e conazepan e dinheiro trocado. 

“Eles fabricavam a droga nesse povoado que é escondido e iam vender em Parnaíba, mas começamos a monitorar e ontem realizamos a prisão deles, que foram autuados em flagrante e depois recambiados à delegacia de Luís Correia”, explicou a tenente Rutinéia Freitas. 



Caroline Oliveira

Filho de servidor da Agespisa é executado com cinco tiros

O jovem identificado como Adriano Sales, 25 anos, foi executado com cinco tiros após uma discussão no bairro São Vicente, em Parnaíba. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (21) e até o momento ninguém preso.

De acordo com informações de populares, a vítima estava em companhia de dois homens e o crime teria ocorrido após uma discussão. 

"A vítima andava com dois elementos em uma moto Pop 100, cor vermelha, e ao parar a motocicleta no meio da rua, os três iniciaram uma conversa, havendo logo em seguida uma pequena discussão entre a vítima e um dos elementos, que culminou na morte do jovem desconhecido", relatam populares.

De acordo com informações da PM, o jovem era filho de um servidor da Agespisa e era desconhecido da região em que foi executado. As suspeitas apontam que Adriano Sales foi levado ao local, de difícil acesso, supostamente enganado. Equipe do Samu ainda foi acionada, mas o jovem teve morte imediata.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Muro da UFPI é pichado em dia de manifestação

Jovens do município de Parnaíba participaram do movimento em prol de melhorias em vários setores do município, entre eles, Saúde, Educação Transporte Público e segurança.

Foram para as ruas, aproximadamente 2 mil pessoas, que percorreram a avenida São Sebastião, via de grande fluxo de veículos. A passeata teve início em frente à Universidade Federal do Piauí,campus Parnaíba e seguiu até o Monumento da Águia, que fica nos cruzamentos da avenida São Sebastião e governador Chagas Rodrigues.

                             Fotos: Portalcostanorte

A manifestação tinha como objetivo alertar a população e autoridades locais sobre os problemas da cidade, de forma pacífica. Porém, o muro da UFPI foi pichado com a frase “Queremos R.U”, se referindo à reabertura do Restaurante Universitário, que serve diariamente alimentação aos estudantes do campus.

Os funcionários terceirizados do RU, juntamente com o serviço de xerox, limpeza e data show paralisaram as atividades no último dia 19, devido ao atraso salarial de quatro meses.

O professor doutor e diretor do campus de Parnaíba, Alex Marinho, participante da passeata, utilizou sua página na rede social Facebook, para expressar tristeza e indignação com a depredação do patrimônio, que teve os muros pintados há poucos dias.

Confira o desabafo:

Participei da passeata ontem, mais infelizmente não posso acreditar em movimentos que levantam a bandeira de zelo pelo bem público e aproveitam para depredar, o que ao meu ver, é nosso, a UFPI Parnaíba. Seria legítimo fazer as reclamações mas não necessitam ter atitudes marginais a este bem de todos nós.

Entendam que passamos, mais a instituição fica como algo que se perpetua por gerações. Deviam entender que para pintarmos um muro da instituição leva muito tempo para se adquirir os escassos recursos que nos disponibilizam.

Assim faço um pedido a todos que respeitem a instituição UFPI, isto é, a si mesmos, pois somos todos nós, e que encontremos o responsável por esta atitude para que possamos tomar as providências necessárias para coibir pessoas que estragam os movimentos em massa

Com informações Portalcostanorte

Florentino Neto abre canal de diálogo entre estudantes e prefeitura após protestos

O prefeito Florentino Neto e o vice Chagas Fontenelle receberam nesta quinta-feira (20) o diretor da UFPI do campus Parnaíba, Alex Marinho, professores e o presidente do Diretório 03 de março, Fernando Max. Em pauta temas relacionados ao transporte público municipal e apoio a projetos de melhorias no campus.


Na oportunidade foi aberto um canal de diálogo entre os estudantes e a Procuradoria Geral de Parnaíba sobre a questão do transporte público que, atualmente, é realizado através de linhas alternativas.

O prefeito garantiu apoio aos projetos a serem apresentados à bancada piauiense para construção de laboratórios, parcerias em projetos que contemplam estudantes universitários e destacou a necessidade de melhorias na iluminação pública próxima ao campus.

A reunião com representantes da prefeitura de Parnaíba acontece após a realização de protestos pacíficos por melhorias no serviço público.


Matérias relacionadas

Com informações Portalcostanorte

Vacinação contra a pólio não atinge meta e é prorrogada

A campanha de vacinações contra a paralisia infantil, poliomielite, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (28) em Parnaíba. No município, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, não foi atingida. 


Charles Lima, gerente do Setor de Imunização de Parnaíba, disse que foram atingidos 70% do público, restando ainda mais de três mil crianças. “Os postos de saúde  estão com as doses da vacina disponíveis e os pais podem procurar”, alertou Lima.

A expectativa é que mais 10 mil crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade sejam vacinadas em Parnaíba. 

Com informações Proparnaiba

Manifestantes lotam Centro de Parnaíba em protesto nesta quinta; assista

Centenas de manifestantes se reuniram nas ruas de parnaíba, em apoio aos protestos que acontecem em todo o Brasil nesta quinta-feira (20). A movimentação teve início por volta das 17h e o local de concentração foi a avenida São Sebastião, em frente ao Campus da Universidade Federal do Piauí.

Fotos: Proparnaiba

A maioria dos manifestantes é estudantes, mas é possível observar famílias inteiras com faixas e cartazes. A senhora Maria de Brito, de 59 anos comenta o manifesto e afirma ser a favor das reivindicações.


A Guarda Civil Municipal, BPTran e o Batalhão da Polícia Militar sob o comando do Coronel Souza também estão no local para coibir qualquer possível ação de vandalismo.


De acordo com o comandante a Polícia está proibida de fazer uso de balas de borracha durante a manifestação e cerca de 60 policiais acompanham o evento. Quatro viaturas da Polícia Militar e uma ambulância estão dando apoio à manifestação pacífica.

Vídeo: Carol Porto



Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaiba

Manifestantes protestam contra ausência do transporte público

Estudantes das universidades estadual e federal de Parnaíba se reuniram em um ato público de repúdio a ausência de  transporte coletivo do município. A concentração ocorreu na tarde desta terça-feira, 18, no auditório da UFPI e seguiu pela avenida São Sebastião, uma das vias de maior movimentação na cidade.

                            Fotos: Proparnaiba

Durante o protesto foram apresentadas pautas consideradas prioritárias e irremediáveis. Em Parnaíba, apenas linhas alternativas fazem o transporte diário de passageiros.


Durante cerca de duas horas, os manifestantes com cartazes, instrumentos sonoros e palavras de ordem demostraram insatisfação à situação. Pelas redes sociais, o movimento também ganhava força e era atualizado por internautas da região.


"O transito continua parado em um dos principais cruzamentos da cidade. Motoristas buzinam a todo instante e pedem passagem. A principal reivindicação dos manifestantes em Parnaíba é a ausência de um transporte público. Os carros estão parados a altura do Tiro de Guerra. A cada momento cresce o número de participantes no movimento. A policia assiste a movimentação de longe”, postou o estudante Joanson Sousa.


Por volta das 19h, manifestantes fecharam o sinal no Balão do Mirante e um grande congestionamento foi formado no sentido Centro-Mirante.


"Os manifestantes tomaram o balão do Mirante em vários momentos, como se o abraçasse impedindo a passagem de veículos e cantando "Sou Brasileiro"", reitera o internauta.

De acordo com o grupo organizador da manifestação, um novo protesto deverá ser realizado nos próximos dias com concentração na sede da prefeitura de Parnaíba.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Proparnaiba

Parnaíba recebe capacitação em acessibilidade

Com o objetivo de qualificar profissionais e estudantes de diversas áreas, e garantir a promoção dos direitos das pessoas com deficiência em relação à acessibilidade, à educação e ao esporte, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) promoverá uma série de capacitações no município de Parnaíba. Acessibilidade arquitetônica, paradesporto e inclusão escolar serão os temas abordados nas capacitações, que acontecem de 25 a 28 de junho, na Faculdade Fateci, localizada na Rua A Nº 51, Bairro Piauí.


As inscrições para a capacitação serão feitas no dia 24 de junho no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, a partir das 14h até às 18h, quando terá início a abertura do evento. A participação nas capacitações em acessibilidade arquitetônica, ao paradesporto e inclusão escolar é gratuita e tem como público-alvo engenheiros, arquitetos, educadores, fisioterapeutas, educadores físicos e acadêmicos que se interessem pelos temas.

As capacitações serão realizadas em Parnaíba e Teresina com palestrantes que são reconhecidos nacionalmente nas suas áreas de atuação. Nas capacitações que serão ministradas em Parnaíba, os palestrantes são o professor José Evandro Rodrigues Guimarães, PHD em Design pela Staffordshire University, a professora Thelma Helena Costa Chahini, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Silvana Maria Moura da Silva, graduada em Educação Física e PHD pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. O currículo completo dos palestrantes pode ser acessado no perfil da Seid no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Seid/309706315753486

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a importância de o Governo do Estado do Piauí estar promovendo essas capacitações como meio de qualificar os profissionais de diversos setores públicos, privados ou terceiro setor, que deverão atuar para promover a melhoria da qualidade de vida da população. “Através da qualificação profissional estamos garantindo que os conhecimentos gerados durante as capacitações sejam propagados, e assim possam atingir um número maior de pessoas. A parceria com a prefeitura de Parnaíba também representa o interesse do município em trabalhar a política de inclusão da pessoa com deficiência”, ressaltou.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores