Cidadeverde.com

Familiares e amigos de jovem morta em santuário realizam manifestação

Amigos e familiares da jovem Thalia Araújo sairão em caminhada, na tarde desta terça-feira (08), pelas ruas de Ilha Grande cobrando Justiça pela morte da adolescente encontrada com uma profunda perfuração no pescoço, no último dia 04. 

                            Foto: Proparnaiba

De acordo com a mãe da jovem, Elzite dos Anjos, a caminhada terá início às 16h30 na frente da delegacia de Ilha Grande e seguirá até o santuário, onde Thalia Araújo foi encontrada morta. Após a manifestação será celebrada missa de sétimo dia no Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, às 18h.

"O sentimento deixado pela jovem é de muita dor, principalmente pela maneira como minha filha morreu. Fico com o sentimento de culpa por não ter protegido mais minha filha", disse a mãe da adolescente ao ser questionada sobre a possibilidade de ter alguém próximo envolvido no crime. 


Com informações Portalcostanorte e Proparnaiba

Suspeitos de matar adolescente em santuário estão sendo monitorados

A Polícia Civil de Parnaíba aguarda resultado de provas técnicas para concluir o inquérito sobre a morte da jovem Thalia Araújo dos Santos, 15 anos, assassinada com uma perfuração no pescoço no último dia 04. O acusado de matar a jovem ainda é desconhecido e mais de 20 pessoas já foram ouvidas.


                             Foto: Portalcostanorte

O corpo da adolescente foi encontrado próximo a um santuário no município de Ilha Grande, a 326 km de Teresina. Informações preliminares da polícia apontavam sete pessoas como suspeitas do homicídio. 

De acordo com a delegada Maria de Jesus Pereira Bastos, da Delegacia de Proteção À Mulher, várias amigas e familares já prestaram depoimento e mais pessoas estão sendo ouvidas.

"Ela era uma jovem que tinha muitos amigos e estamos tendo precaução para não divulgar nomes que acabem culpando um inocente. Vamos esperar o resultado das provas técnicas", disse Maria de Jesus Pereira que preside o inquérito com o Delegado Regional de Parnaíba Rodrigo Rodrigues. 

Ainda de acordo com a delegada, todos os suspeitos estão sendo monitorados e caso as provas técnicas não sejam suficientes será pedido a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito.

Matérias relacionadas





Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Site referência no setor elétrico destaca potencial do Piauí

O site CanalEnergia.com.br, referência nacional para investidores do setor elétrico e exclusivo para assinantes, publicou uma reportagem tratando dos investimentos que o Piauí vai receber na área nos próximos anos. A reportagem conversou com empresários que estão investindo na construção de parques eólicos e fotovoltaicos no estado e ressaltou a qualidade dos ventos e alta irradiação solar, o que torna o estado com condições técnicas favoráveis para produção de energias eólica e solar.


O Canal Energia mostrou que um novo cenário energético está sendo traçado no estado do Piauí. Com ventos favoráveis e abundância em incidência solar, o estado vem sendo procurado por investidores do setor de energia elétrica do mercado nacional e internacional para a implantação de novos empreendimentos.

Entrevistado pela matéria, Gustavo Mattos, diretor de portfólio da Ômega Energia, falou dos investimentos da empresa no Parque Eólico de Ilha Grande, no litoral piauiense. Entre os benefícios que o Piauí vai receber com a implantação do projeto, o empresário destacou "a redução das emissões dos gases do efeito estufa e o abastecimento de mais de 280 mil residências com energia limpa e renovável, o que tornará a região autossuficiente em energia a partir de 2014. Isso irá melhorar a qualidade e a estabilidade do suprimento de energia elétrica e melhorar o balanço energético do estado, hoje deficitário".

A reportagem também destacou a Unidade da Vensolbrás em São João do Piauí, onde os investimentos serão realizadas em três etapas. Ao todo, a empresa pretende investir até R$1,2 bilhão. A Vensolbrás já adquiriu o terreno e a instalação está em fase de licenciamento ambiental. O Canal Energia também ouviu representantes da Solstício Energia. A empresa formada a partir de experiências acadêmicas na Universidade de Campinas, apresentou ao secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Edson Ferreira, um projeto para instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar em escolas, hospitais e outros prédios públicos.

Ainda na área de energias renováveis, o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Pedro Cavalcanti, destacou a criação do Atlas de Energias Eólicas e Solar do Piauí. "O Piauí está de parabéns pela iniciativa de colocar à disposição dos investidores da área de energias alternativas um instrumento de orientação como esse. Claro que nenhum investidor decide um negócio apenas pelo atlas, mas ele permite compreender melhor as oportunidades e também as políticas do Governo para o setor”, destacou Cavalcanti.

Para o secretário Edson Ferreira, isso demonstra o momento positivo que o Piauí passa no desenvolvimento da area de energias renováveis. São diversas empresas procurando investir no estado, isso mostra as condições naturais que favorecem a produção de energias limpas em nosso estado. Dessa forma, o Piauí vai ganhar com a geração de empregos, arrecadação de impostos e desenvolvimento da produção energética, que é importante para impulsionar o desenvolvimento do estado.

O Canal Energia também lembrou do leilão de reserva para produção de energia eólica que vai acontecer em agosto. No leilão, o Piauí é o quinto estado com mais projetos, contando com 32 empreendimentos eólicos cadastrados que podem gerar até 943 MW de energia. Ainda sobre a geração de energia eólica, a reportagem citou os investimentos da Queiroz Galvão no Parque Eólico da Chapada do Araripe.

Para melhor visualização da matéria veja o link (da página Queiroz Galvão).

Da Editoria de Cidades

Ex-ministro Reis Velloso lançará livro no litoral

O ex-ministro do Planejamento e economista, João Paulo dos Reis Velloso, desembarcou em Parnaíba, neste fim de semana, e foi recepcionado pelo prefeito Florentino Neto no aeroporto João Silva Filho.


Reis Velloso se encontra no litoral piauiense com a família, onde lançará nesta terça-feira (09) a obra de sua autoria “O Vale da Decisão: o Piauí é Rico – Em Grandes Oportunidades”, às 19h, no auditório da Universidade Federal do Piauí.


Da Editoria de Cidades

Padre de Parnaíba lança nota de repúdio contra morte de jovem em Santuário

O padre Vittorio Ferrari, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Vigário Geral da Diocese de Parnaíba, divulgou uma nota de repúdio por conta do assassinato de Talia dos Anjos de 15 anos, que teve como cenário, o Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, no município de Ilha Grande.

Na nota, o pároco relembra que não é a primeira vez que o Santuário é violado. Em 14 de julho de 2012 as imagens dos local foram derrubadas e quebradas, as quais serviam para celebrar a memória de Cristo e sua Mãe Santíssima. Depois chama de um ato "covarde e violento contra a obra prima e a imagem indestrutível de Deus: o ser humano" o assassinato de Talia morta no mesmo local. 

Ele repudia as ações e manifesta solidariedade à família e pede que os poderes públicos garantam resposta ao crime e segurança à população. 

Confira a nota:

Com uma profunda angústia no coração voltamos a repetir as palavras que escrevemos um ano atrás (bem triste é este aniversário!) após os eventos sacrílegos acontecidos no Santuário: “Repudiamos com firmeza e condenamos com todas as nossas forças o gesto covarde, violento e sacrílego com que, na noite de sábado 14 de julho de 2012, foi violado o recinto sagrado do Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí. Olhamos com tristeza a ação de quem derrubou, quebrou e desprezou as imagens, colocadas neste Santuário para celebrar a memória de Cristo e de sua Mãe Santíssima, e nasce em nós a angústia e a preocupação por vermos o caminho de degradação e destruição da convivência  civil e responsável para qual se encaminha a nossa juventude. Dizia Goya, já faz mais de um século: “O sono da razão gera monstros”. É monstruoso aquilo que uma inteligência, desprovida de valores e dominada pelas forças brutas do instinto e da violência, unida aos efeitos das drogas e da irresponsabilidade pode produzir.”

Novamente, nesta noite de terça feira, 03 de julho de 2013, foi violado este recinto sagrado do Santuário, mas nesta noite a mão sacrílega, covarde e violenta foi direcionada, por uma mente que renuncia à sua própria grandeza e dignidade, não mais contra as imagens artísticas que embelezam o nossa Santuário e sim contra a obra prima e a imagem indestrutível do próprio Deus: o ser humano.  Uma menina de quinze anos foi morta barbaramente aos pés do grupo escultóreo que representa a Anunciação. A primeira pergunta que vem à mente é esta: “Será que o poder do mal é tão profundo e poderoso, neste nosso tempo, ao ponto de tornar ineficaz até a presença daquele que se fez próximo para nos trazer o próprio Amor de Deus?” Olhar com angústia e horror para este acontecimento não é mais suficiente! Precisa retomar a coragem para uma presença que saiba propor novamente aquela novidade que Jesus Cristo testemunhou até o fim: o respeito, a valorização, a afeição para cada pessoa reconhecida e acolhida na sua inviolável dignidade de filho de Deus!  

Assim, enquanto manifestamos nossa solidariedade e proximidade para com a família desta jovem vítima da absurda violência, renovamos a firme reprovação destes eventos e solicitamos também a resposta dos poderes públicos para que sejam garantidas, nesta nossa cidade, as condições para a segurança e o restabelecimento dos direitos fundamentais da convivência civil.

Enfim, não podemos esquecer o gesto fundamental da nossa fé, a Oração, como sufrágio e, ao mesmo tempo, como pedido ao Cristo e a nossa Senhora para todos que estão envolvidos neste trágico acontecimento.

Ilha Grande, (PI) 03 de julho de 2013.

Pe Vittorio Ferrari

Matérias relacionadas:


Com informações do Proparnaiba

Homem é preso acusado de tentar estuprar as próprias filhas

Um homem foi preso acusado de tentativa de estupro contra suas próprias filhas, identificadas pelas iniciais C. L. do N. de 12 anos de idade e D. L. do N. de 10 anos. A prisão ocorreu durante operação comandada pelo sargento Egídio da Polícia Militar de Parnaíba.

Fotos: Proparnaiba

O acusado é Francisco José Lima do Nascimento de 45 anos de idade, ele foi preso no povoado Bezerro Morto em Luís Correia por volta de 12h30 desta sexta-feira, dia 05. Na casa do acusado foram encontrados ainda três facões, uma foice, uma barra de ferro e três espingardas municiadas.

Segundo a PM, o acusado é reincidente na prática de estupro com as próprias filhas e inclusive tem um filho de dois anos de idade com uma terceira filha que na época tinha apenas 13 anos de idade.


A denúncia partiu de familiares do acusado que não aguentavam mais ver as crianças na situação a que eram submetidas pelo pai. Francisco do Nascimento está preso na Central de Flagrantes em Parnaíba para ser ouvido pelo delegado e encaminhado para a Penitenciaria Fontes Ibiapina na cidade parnaibana.

Fonte: Proparnaiba

Capa do celular de jovem morta é achada e digitais serão comparadas

A Polícia Civil de Parnaíba continua as investigações para identificar o assassino da adolescente Thalia Araújo dos Santos, 15 anos, que foi encontrada com um profundo corte no pescoço, em um santuário no município de Ilha Grande. A capa do celular da jovem foi encontrada no quintal de uma residência e as impressões digitais colhidas serão comparadas com as digitais dos suspeitos, que, atualmente, são sete. 

                           Foto: Proparnaiba

Entre os supostos envolvidos no crime estão um homem que teria dado esperanças de relacionamento com a jovem; o vigia de um hospital em Parnaíba, que seria casado e mantinha aproximação com a adolescente;  e o terceiro seria uma figura pública.

                          Foto: Portalcostanorte

"Se o vigia do hospital tinha relação com ela, nem as amigas sabiam, mas ele tinha conhecido a jovem recentemente e teria se encontrado com a menina algumas vezes", destaca o comandante do 2º Batalhão de Parnaíba, coronel Sousa. 

Além da amiga, de ex-namorados, familiares entre eles, o pai de Thalia Araújo estão sendo ouvidos pela polícia. "Estamos intensificando as investigações e não descansaremos enquanto não descobrir o culpado", finaliza o comandante.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Alunos da Uespi estudam condições hoteleiras no litoral

Alunos do 7º período de Administração da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, realizam através da extensão um projeto para verificar as falhas na Gestão hoteleira do litoral piauiense e expor o que pode ser melhorado naquela região. A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

  

A professora Cyjara Orsano leciona na turma de administração e conta que o projeto começou com a iniciativa do diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Marcello Atta, com uma viagem a Luís Correia, litoral piauiense, onde os estudantes identificaram pontos a serem melhoreados do potencial turístico do litoral, visitando 18 empreendimentos hoteleiros, como pousadas e hotéis, com entrevistas, pesquisas, análise de dados. “Baseado nesta coleta de dados a turma elaborou sete trabalhos, todos aceitos e apresentados na I Jornada Extensionista da Uespi, que aconteceu no mês de junho, onde cerca de 220 trabalhos foram apresentados ao todo”, explica.

Jefferson Moura, estudante do 7° período de Administração, enfatizou a importância de se fazer pesquisa aliada à extensão. “Eu já estava acostumado a fazer pesquisa, mas a experiência extensionista me deu outra visão sobre o que é fazer universidade e nosso papel. Saí dessa extensão em Parnaíba com uma maior responsabilidade sobre como podemos atender as demandas sociais por meio da universidade, e esse contato físico foi muito importante para essa percepção”.

A professora Cyjara ressalta ainda a importância da pesquisa e apresentação destes trabalhos tantos para os estudantes como para a própria rede hoteleira, visando contribuir com o potencial turístico do Piauí.

Da Editoria de Cidades

Agespisa se prepara para aumento de 60% no consumo de água em Parnaíba

O diretor operacional da Agespisa, José Dias, disse que a empresa está se preparando para o aumento do consumo de água nas cidades do litoral do Piauí, por conta das férias de Julho, que chega a um acréscimo de 60% do normal. 

Segundo ele, nas três estações já existem geradores de energia elétrica instalados, mas estão sendo alugados mais três para que, caso falte energia, o sistema de abastecimento de água não pare também. 

Fotos: Raoni Barbosa/Cidadeverde.com

O pico de aumento no consumo acontece principalmente a partir da segunda quinzena, que segundo ele tem uma boa qualidade. “A qualidade da água servida está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e até o momento não há reclamações no litoral”, destacou José Dias. 

Ele enfatizou que em outras cidades também estão recebendo um reforço por conta das férias. Entre elas: Floriano, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Ilha Grande. “Estamos preparados e poderemos atender toda a demanda dos usuários”, garantiu. 


Avelino Lopes

A cidade de Avelino Lopes está sem água há mais de cinco dias. O diretor afirmou que a responsabilidade é da gestão municipal, já que na cidade há duas bombas e as duas estão queimadas. 

“Ontem enviamos uma bomba e hoje a regional de Bom Jesus está indo montar hoje. Por causa da má qualidade da energia de lá as bombas queimam com facilidade e quando uma queima tem que ser enviada logo para Teresina, por causa da distância. Mas, por uma falha da gestão local as duas queimaram e não enviaram a tempo”, explicou. 


Caroline Oliveira

Vereadores aprovam criação do Conselho Municipal de Cultura

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (01), vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba aprovaram Projeto de Lei, proposto pelo prefeito Florentino Neto, que institui o Conselho Municipal de Cultura.

                            Foto: Bernardo Silva/Proparnaiba.com

Entre outras atribuições, o conselho tem como missão valorizar, proteger, conservar e preservar a cultura, opinar sobre a assinatura de convênios com organizações públicas, privadas e não governamentais para a melhor execução dos programas e projetos aprovado e elaborar o Plano de Desenvolvimento da Cultura no município.

O vereador André Neves (PMDB) destacou a importância do projeto também para a valorização da cultura local. O Conselho de Cultura será composto por representantes do poder público através da Superintendência de Cultura, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria Municipal da Fazenda, Superintendência de Planejamento e Superintendência de Comunicação.

A sociedade será representada no conselho por atores, dançarinos, artistas de circo, artistas plásticos, gráficos, fotógrafos, cineastas, músicos, poetas, escritores, grupos de manifestações da cultura popular e folclórica; representante de instituições culturais e de instituições de ensino superior.


Com informações Proparnaiba

Posts anteriores