Cidadeverde.com

Cerest de Parnaíba discute trabalho infantil no Piauí

Debater temáticas voltadas para ações de combate ao trabalho infantil e políticas públicas foi o objetivo do Seminário do Trabalho de Criança e Adolescente: Desafios do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, em Parnaíba.

O evento foi promovido pelo Fórum de Combate ao Trabalho Infantil do Piauí (FETI-PI), em parceria com diversos órgãos, entre eles a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest): representados pela diretora estadual de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

O Seminário teve palestra inaugural proferida por Rubervam Du Nascimento, secretário executivo do FETI-PI, com o tema Por que as crianças do Piauí trabalham? As três piores formas de trabalho infantil no Piauí: casos e enfrentamento.

De acordo com Rubervam, as respostas para esse questionamento estão voltadas para a “miséria econômica” e a “miséria cultural”. “As crianças e os adolescentes trabalham, porque participam de um ciclo de miséria econômica que nós alimentamos", segundo ele. “E nós, enquanto sociedade, aceitamos o trabalho infantil; o que pode salvar as crianças e os adolescentes é a escola e a educação”, apontou o palestrante.

Rubervam fez, ainda, vários questionamentos em momentos de reflexão durante a palestra, que foi finalizada com a narração de casos de trabalho infantil em todo o Estado.

Para Tatiana Chaves, o evento busca mostrar estratégias que estão sendo montadas pelas esferas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, na luta contra a problemática do trabalho infantil em todo o Brasil. “Aqui aproveitamos a presença desses profissionais para abordar ações de combate ao trabalho infantil e políticas públicas que tenham realmente resultados”, destacou.

O Cerest cooperou, também, com uma oficina que antecedeu o seminário, abordando o tema: Criança e adolescente em situação de trabalho, em que se fizeram presentes profissionais da saúde de 10 municípios da Planície Litorânea.

Da Editoria de Cidades


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais