Cidadeverde.com

Primeira etapa da obra da ZPE de Parnaíba será inaugurada nesta quinta

O governador Wilson Martins vai inaugurar, nesta quinta-feira (28), a partir das 16 horas, a primeira etapa da obra da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) que fica localizada às margens da BR 343 no município de Parnaíba, a 330 quilômetros da capital. Na ocasião, estarão presentes ainda o secretário da Infraestrutura, Castro Neto e o presidente da ZPE de Parnaíba, Mirocles Veras. Os recursos investidos ao final da obra chegam a mais de R$ 14 milhões e são oriundos do Tesouro Estadual. 

Serão entregues, nesta primeira etapa, a sede do prédio administrativo, a guarita para controle de entrada e saída de veículos leves e pesados e, a cerca perimetral. A sede administrativa conta com diferentes espaços como sala de recepção e espera, corredor de circulação, sala de atendimento, diretoria administrativa, almoxarifado, tesouraria, diretoria geral, assessoria, presidência, sala de reunião, banheiros comuns e adaptados.

A expectativa é de que a ZPE de Parnaíba seja a primeira companhia do Brasil a entrar em funcionamento por meio da exportação.  “Logo após a inauguração, nós vamos realizar o primeiro encontro de negócios onde estarão presentes autoridades da ZPE nacional e proprietários de indústrias locais, nacionais e até mesmo internacionais. A ideia é justamente incentivar para que as empresas comecem a se preparar para o funcionamento da ZPE ano que vem”, disse Mirocles Veras.

Já a segunda etapa das obras da ZPE de Parnaíba, que foi iniciada em agosto desse ano, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2014. “O auditório e o restaurante, que estão previstos na segunda etapa, já estão em fase de revestimento interno. Estamos bastante otimistas em relação à celeridade desta obra”, afirmou Castro Neto.

Além de auditório e restaurante, a segunda etapa contempla a construção de guarita para controle de entrada e saída de pedestres, prédio da Receita Federal, galpão principal de armazenagem, galpões industriais, urbanização, infraestrutura viária, pátio para containers, estacionamento, instalação de rede elétrica e abastecimento de água.

Tanto a primeira, quanto a segunda etapa da obra são de responsabilidade da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) e estão sendo executadas com recursos do Tesouro Estadual. Ao final, a ZPE de Parnaíba vai custar em torno de R$ 14.500.000,00.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais