Cidadeverde.com

Coluna de 23/03/2016

Interina: Thais Loiola

 

Foto: Thais Ribeiro

O fofo Pedro Victor comemorou seu primeiro aninho com o tema "Fazendinha". No registro dá para sentir a alegria e o amor dos pais, Sulimari e Juliano Mendes

 

Bandolins de Oeiras
Café, bolo frito e poesia. A mistura inusitada, proposta pelo Festival Bandolins de Oeiras, atraiu amantes da música e da literatura ao Solar das 12 Janelas no começo da noite de ontem. Estimulados pela atmosfera da cidade – pródiga em grandes músicos e poetas –, professores, estudantes e artistas participaram de um sarau, que se repetirá nesta quarta, no mesmo local. A trilha sonora ficou por conta da dupla de músicos Josué Costa e Robertinho China, que ministram cursos dentro da programação do evento.

 

Quem aniversaria nesta quarta é a querida Carla Santos que posa ao lado do marido, Mauro Gomes. Como é uma pessoa super do bem, certamente será alvo de muitos abraços! Saúde e paz!

 

Cinema
Um bom programa para que fica em Teresina neste feriadão é curtir os filmes em cartaz nos cinemas. Os shoppings da cidade já divulgaram a programação da Semana Santa e, entre as boas notícias, está o funcionamento das salas de projeção em horário normal. 

Baladas
Já foi-se o tempo que no feriadão da Semana Santa Teresina ficava vazia. Neste fim de semana, muitas baladas agitam a agenda de festas na capital. É só ficar atento às redes sociais!

A advogada Samara Eugênia Râbelo e o professor da UFPI Alexandre Rabêlo Neto têm vivido dias mágicos em Portugal. Alexandre está fazendo doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra e o tema de sua pesquisa é "Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses". No registro acima, o casal posa no Miradouro Portas do Sol, em Lisboa. Abaixo, os dois aproveitam o pôr do sol para um happy hour em Coimbra 

 

Projetos
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí enviou para Fortaleza uma equipe de  especialistas em Ciência e Tecnologia da pasta para visitar os principais centros de tecnologia daquele estado. Entre os locais visitados está o Padetec - Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará. "No Padetec tivemos a oportunidade de conhecer projetos que nortearão as novas estratégias de trabalho para o Piauí", disse Thiago Carvalho, superintendente de Ciência e Tecnologia.

 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, participou da solenidade pelo “Dia Mundial da Água”, realizada no Parque Lagoas do Norte, ao lado do coordenador da Campanha da Fraternidade em Teresina, padre Leonildo Campelo e do secretário de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.  O evento abordou o tema: "Água: bem comum, nossa responsabilidade"

 

Amor
Não precisa esperar até o Natal para ajudar o próximo.O grupo Eu Quero Ajudar continua desenvolvendo vários trabalhos em Teresina. Todos os dias o grupo leva lanche para cerca de 100 moradores em situação de rua na cidade e, no próximo dia 16, o grupo vai fazer uma festa na Associação de Amigos dos Autistas para as crianças atendidas na instituição. 

Ajuda
Quem quiser fazer parte de qualquer ação do grupo, basta ficar atento às suas redes sociais. Vale a pena acompanhar esse lindo trabalho.

 

A vereadora Teresa Britto participou ontem da campanha “Água é vida – vamos preservar para não faltar”, promovida pela Fundação Verde Herbert Daniel. O ato, realizado na Avenida Frei Serafim, distribuiu mudas de ipê e jasmim, além de material informativo para os cidadãos, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta


 

Feminismo
As feministas piauienses estão cada vez mais engajadas. No facebook, o grupo Manas Feministas de Teresina já possui mais de 800 membros e discute, entre várias outras coisas, o cenário do universo machista na nossa capital.

Conselho
Falando nisso, a coluna dá um toque sobre atitudes simples, mas que reforçam atitudes machistas. Alô, donos de restaurantes! Treinem seus garçons para entender que hoje as mulheres têm pode econômico indiscutível, então se ela pede a conta ou faz o pedido, nada de entregar a conta para o parceiro. Até porque, muitas vezes, é a mulher que paga e decide o que vai pedir.

 

MPC
O procurador Plínio Valente foi nomeado como novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Piauí, órgão que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado, para o biênio 2016/2018. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado. Plínio assumiu o cargo de Procurador de Contas, através de concurso público, em 1998. A posse está prevista para maio, devendo o novo procurador-geral assumir o cargo a partir de junho de 2016.

 

Cerca de 50 noivinhas participaram do "Conversa entre Noivas", no Theresina Hall, no último final de semana. O espaço agora está abrindo para eventos de pequeno e médio porte, inclusive casamentos. O belo registro é da fotógrafa Kátia Barbosa

 

Mais inclusão
Buscando facilitar e tornar a navegação em celulares de pessoas com deficiência visual mais humanizada, uma operadora de celular está lançando um novo projeto: o Emoti Sounds. A ferramenta permite que as pessoas com deficiência visual tenham uma experiência equiparada a qualquer outro leitor na utilização de uma linguagem tão usada hoje. Como exemplo prático, o leitor de tela reproduzirá o som de um beijo, em vez de dizer “Emoticon Beijo”, por exemplo, e assim sucessivamente com as 68 imagens ‘traduzidas’ pelo plugin.

Sensibilidade
A iniciativa traz uma sensibilidade maior à interpretação das imagens que até então eram lidas de maneira fria, por meio de uma gravação de voz que descreve a imagem. A concepção dos sons contou com a colaboração da equipe do Instituto Benjamin Constant, centro de referência nacional para questões da deficiência visual.