Cidadeverde.com

Perdas agrícolas em Pimenteiras ultrapassam 80%, diz IBGE

O prefeito Venício do Ó deverá solicitar a renovação do decreto de 'situação de emergência' em Pimenteiras, a 252 km de Teresina, para facilitar o acesso no auxílio das famílias atingidas pela estiagem. 


Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam queda significativa na produção agrícola de arroz e milho. O prejuízo causado pela ausência de chuvas equivale a 85%. 

Os dados foram apresentados em uma reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na presença do secretário de Agricultura Reinaldo Paiva, Pedro Afonso representando o Emater, vereadores João Bosco (presidente da Câmara) e Gilberto Lacerda e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Antônio Ferreira.


"A situação é crítica, mas infelizmente já era esperada. No ano passado, a seca foi uma das piores dos últimos 40 anos e em 2014 a situação não é diferente. Os agricultores plantaram, porém a perda foi praticamente de 100%", explica o secretário de Agricultura.

As localidades Sítio das Onças, Veneza, Torre, Trincheira, Caldeirão de Areia, Lagoinha e São Caetano são as áreas mais afetadas.

Para intermediar a situação dos agricultores, Reinaldo Paiva explica que a prefeitura firmou convênio com a Conab- para que os produtores possam adquirir milho a preços mais acessíveis- e enviou projeto a Brasília para a perfuração de poços artesianos e tubulares. 

"Já cadastramos 180 criadores, mas a burocracia é grande junto a Conab. De toda forma, estamos aguardando a liberação de recursos para ajudar estas famílias que vivem da agricultura familiar", finaliza. Paiva.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais