Cidadeverde.com

Mais de 3.100 alunos perdem primeiro dia de prova do PSIU da Ufpi

Atualizada às 15h51


A Copese, Coordenadoria Permanente de Seleção, divulgou agora há pouco que 3.113 candidatos faltaram ao primeiro dia de provas do Programa Seriado de Ingresso à Universidade, o PSIU. 


Leilane Nunes/Cidadeverde.com




Teresina teve o maior número, com 1.905 candidatos que deixaram de fazer o exame. Isso representa 12,61% do total de inscritos. Em Parnaíba, 410 vestibulandos faltaram, o que significa 13,87% do total. Já no campus de Picos foram 427 ausências, sendo 12,76% do total. No campus de Bom Jesus foram 153, ou 15,53% dos inscritos. E em Floriano, 218 estudantes não compareceram, representando 12,45% dos inscritos para este campus.


Segundo o presidente da Copese, professor Gilvan Lima, este ano o número de abstenções teve média parecida com o ano passado, que foi de 12%.






Atualizada às 11h55 (hora local)

A maioria dos candidatos que realizam prova na Universidade Federal do Piauí já deixaram o local de prova.

De acordo com o informações repassada pelos fiscais, somente no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e o Centro Integrado da UFPI, tiveram cerca de 250 abstenções no primeiro dia.

As provas do PSIU 2010 acontecem até a próxima quarta feira (15). O gabarito do primeiro dia de prova será divulgado no período da tarde.

Um candidato que realizava prova em Floriano foi eliminado por desacato aos seguranças. Totalizando até então, onze candidatos eliminados no primeiro dia.




Atualizada às 9h55 (hora local)

Neste primeiro dia de aplicação de provas do PSIU da Universidade Federal do Piauí 10 pessoas perderam a prova. Segundo o professor Gilvan Lima, coordenador do certame, esses candidatos foram eliminados por atraso, ou porque erraram o local de aplicação das provas ou por apresentarem Boletim de Ocorrência por perda do documento. Ele explica que o edital só permite documento com foto.






Uma candidata que veio de Codó, no Maranhão, não conseguiu identificar o Centro de Ciências Humanas e Letras do campus da Ininga, local onde faria a prova.


No Centro de Tecnologia uma grávida passou mal. A candidata foi atendida por uma equipe médica e voltou para fazer a prova.


Gilvan afirma que em cada centro de aplicação de provas um enfermeiro e dois médicos estão de plantão para atender os vestibulandos.





Existem ainda 2.500 policiais militares espalhados nos pontos de aplicação das provas em todo o Estado, além da segurança particular da universidade.


A Copese solicitou que a Eletrobras e a Agespisa ficassem atentas para possíveis cortes no abastecimento de energia e água. Em Parnaíba, a coordenação do vestibular teve que intervir para evitar o corte de energia que a Eletrobras havia programado para este domingo. A empresa pretendia fazer manutenção, mas desistiu em virtude do vestibular.

Do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina, Setut, foi solicitado incremento na frota para que não faltasse transporte aos candidatos.

Menos de duas horas do inicio da aplicação das provas, os alunos começam a deixar as salas de aplicações das provas.  Iara Caroline Oliveira Nunes, que presta vestibular para Engenharia Mecânica, deixou a sala no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), às 1h40 após o início e disse que a prova está bem elaborada e não teve dificuldades em respondê-la.


Matérias relacionadas

PSIU:Mães acompanham filhos; Candidato perde RG na UFPI
Mais de 26 mil candidatos iniciam hoje maratona do PSIU da UFPI
Justiça nega recurso e mantém prova do Enem no mesmo dia do PSIU
UFPI fará coleta surpresa de digital dos candidatos durante o PSIU




Flash de Flalrreta Alves
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais