Cidadeverde.com

São João do Piauí mobiliza ações em defesa das crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é marcado nacionalmente pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em São João do Piauí, uma série de atividades marcam a data, onde informações, disseminação de conhecimento e divulgação dos serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são intensificados junto à sociedade. 

Juliana Sena, secretária da pasta e primeira-dama do município, está à frente das atividades, juntamente com a equipe do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

As ações iniciaram hoje(18), com blitz educativa realizada na avenida Cândido Coelho e teve a participação do prefeito, Ednei Amorim. Também foram distribuídos adesivos, e nas ruas, carros de som com informações sobre a temática, na zona urbana e rural, programa de rádio e vídeos educativos nas redes sociais.

A secretária reafirmou o compromisso em atender as crianças e adolescentes, em qualquer situação de vulnerabilidade, também no que diz respeito à data de hoje, que é de combate ao abuso e violência sexual. "Nossa estrutura conta com equipes multidisciplinares destinadas a acompanhar e garantir seus direitos, com serviços de suporte com assistentes sociais, psicólogos e advogados". 

'É importante que as pessoas saibam que tipos de abusos a criança ou adolescente sofre, ficarem atentas se há mudança de comportamento, e, se for o caso, denunciar, daí a nossa preocupação em disseminar conhecimento, em divulgar as informações", afirma.

As atividades seguem até o dia 21 de maio.  

O que é violência sexual?
É uma violação pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, seja pela força ou outras formas de coerção, ao envolver meninas ou meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência ou abuso pode ocorrer dentro ou fora de casa:
Ambiente intrafamiliar - relação de parentesco entre vítima e agressor 
Ambiente extrafamiliar - não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima

O que é abuso sexual?
Qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação à satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução.

O que é exploração sexual
Pode ser relacionada a redes criminosas mais complexas e podem envolver um aliciador, que lucra ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie, e ocorre principalmente de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
 
Denuncie 
Disque 100
Conselho Tutelar (89) 99467-7822
CRAS (89) 99440-0495
CREAS (89) 99451-8452

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais