Cidadeverde.com

São João do Piauí: TCE destaca ações positivas na gestão municipal

Foto: ascom

Durante visita de fiscalização à Prefeitura Municipal de São João do Piauí, o Tribunal de Contas do Estado(TCE) apontou positivamente ações da Saúde e da Educação. A fiscalização ocorreu na terça(28), sendo uma das etapas de avaliação do questionário de IEGM - Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

Na Educação, os técnicos visitaram o Centro Educacional Elisa Modesto Amorim e conheceram  a sala de leitura, que tem uma profissional exclusiva para desenvolver projetos voltados à leitura, projeto destacado positivamente pelos técnicos.

Também foi avaliada a qualidade da merenda escolar, a abordagem pedagógica nos anos 2021/2022 para atrair e manter os alunos em sala de aula. Os técnicos conheceram o Busca Ativa nas Escolas, que conta com uma equipe multiprofissional que faz a busca de alunos em casa. A equipe conta com assistente social, psicólogo e pedagogo, que objetiva ir em busca do aluno e o acompanha para que frequente regularmente o ano letivo.

Na Saúde, a entrega de medicamentos aos usuários chamou bastante atenção dos técnicos do TCE, com a implantação de um sistema próprio de controle de medicamentos. Para eles, é um modelo que pode ser adotado por outros municípios.

Os técnicos visitaram ainda uma unidade de saúde, onde conferiram a rotina de trabalho, a frequência médica, se tem médico todos os dias nas 10 Equipes de Saúde, os serviços ofertados à comunidade. 

A visita foi acompanhada pelas secretárias de Saúde, Ynaiara Coelho, da Educação, Eudes Coelho, da controladora Geral do Município, Rayla Almeida, da  Daniele Soares, coordenadora da Atenção Básica, da Lucia Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Yasmin Alves, coordenadora da farmácia

A fiscalização é uma etapa da fiscalização do IEGM - Índice de Efetividade da Gestão Municipal, em São João do Piauí. No início do ano, os municípios respondem a um questionário, o IEGM, que depois são conferidas in loco as respostas. São avaliadas sete áreas da atuação municipal, entre elas a comprovação da qualidade dos gastos, políticas públicas, serviços disponibilizados aos munícipes e a execução do orçamento público.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais