Cidadeverde.com

Prefeitura herda dívida de 5 milhões e tem energia cortada

A Prefeitura de São João do Piauí teve a energia do seu principal prédio cortada na manhã de ontem (10). No momento em que foi feito o corte, o prefeito Gil Carlos já estava reunido com a diretoria e assessoria jurídica da Eletrobras, em Teresina, para renegociar toda a dívida herdada de gestões passadas e que ultrapassam R$ 5 milhões, mas a tentativa de parcelamento foi inviabilizada. 


“Nós fizemos o possível, mas é inviável para a nossa gestão, mesmo parcelando, pois o valor da parcela ficaria acima da nossa capacidade financeira, em torno de 2,5% de nossa receita. O impacto seria enorme em nossas contas e não conseguiríamos honrar este parcelamento, mas estamos procurando a solução, já que não podemos ser punidos por um débito deixado nos últimos cinco anos”, destaca o prefeito.

O corte foi realizado no prédio sede, mas o levantamento feito pela Eletrobras, inclui prédios escolares, das zonas Urbana e Rural, secretarias, unidades de saúde, bombas de poços, entre outros, relativos ao período de cinco anos até hoje, que totalizam R$ 5,131 milhões. 

De acordo com informações da prefeitura, desde janeiro de 2013, não foi entregue nenhuma fatura da Eletrobras referente ao prédio cuja energia foi cortada. A situação também foi relatada pela Secretaria Municipal de Educação.

Medida

Diante do alto valor, a prefeitura solicitou à empresa o demonstrativo detalhado do débito dos órgãos de fato pertencentes ao município, visto que levantamento preliminar aponta a inclusão de pagamento de energia de imóveis não vinculados, na prática, à administração pública municipal.

Ex-prefeito rebate acusações

Ao Cidadeverde.com, o ex-prefeito Robert Paes Landim rebate as acusações de que a suspensão no fornecimento de energia na sede da prefeitura tenha sido ocasionada por débitos referentes à sua gestão. Segundo o ex-gestor de São João do Piauí, existe uma liminar que assegura a manutenção do abastecimento de energia nos prédios da Educação e Saúde. 

"Ganhamos na Justiça uma liminar que proíbe o corte de energia apenas na Saúde e Educação. Asseguro que a suspensão na sede não é em virtude de débitos da minha gestão, mas são referentes ao mandato do atual prefeito", finaliza Robert Paes Landim.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais