Cidadeverde.com

Rejane Dias anuncia lançamento do Festival da Uva de São João do Piauí

O lançamento do IV Festival da Uva vai acontecer no próximo dia 22, no Palácio de Karnak, em Teresina e no dia 25 em São João do Piauí. As datas foram acertadas durante reunião com a deputada Rejane Dias (PT), o secretário estadual de Turismo, deputado estadual Nerinho (PTB) e com os órgãos parceiros do evento que será realizado no período de 14 a 16 de novembro,  em São João do Piauí.


A deputada Rejane Dias, idealizadora do evento, disse que o Festival é um meio do Piauí e do Brasil conhecer o que é produzido na área irrigada em São João do Piauí que vai receber investimentos de R$ 50 milhões do governo federal. Com esses recursos a área irá passar de 7 para mil hectares, passando a aumentar o plantio de uva e  de outras frutas como mamão e goiaba. O secretário informou que a solenidade de  lançamento do IV Festival da Uva em Teresina, será pela manhã, mas o horário será definido pelo governador Wilson Martins. Em São João do Piauí ficou acertado que  será às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, antigo Centro Cultural.

O Banco do Nordeste, além de ser um dos  patrocinadores, irá ministrar duas palestras sobre microcrédito urbano e rural para os agricultores da região. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf, além do apoio logístico, será responsável por levar técnico de Petrolina e Juazeiro em Pernambuco para ministrarem palestras. A companhia também vai viabilizar a ida de produtores para o evento. Outro parceiro do evento, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piaui-Prodart disponibilizará o caminhão para o transporte das peças, dará apoio aos artesãos, ministrará oficina de cerâmica e fará a divulgação da arte santeira.

A Fundação Cultural do Estado levará oficinas de dança, música e teatro que serão realizadas antes do evento. A presidente Bid Lima disse que durante o festival será apresentada a mostra dessas oficinas e de outras que a prefeitura solicitar que sejam mais interessantes para os moradores de São João e de município próximos . Ela informou que o órgão é responsável pela instalação do palco, som, luz e pagamento dos artistas e professores que ministrarão as oficinas.

Participaram ainda da reunião Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Coordenadorias de Comunicação e da Juventude. A prefeitura de São João do Piauí foi representada pelas secretárias de Cultura, Joana Maria Oliveira, e de Agricultura, Adriana de Castro. Hoje, às 10 h, será realizada outra reunião na Setur com todos os órgãos parceiros para acertar os últimos detalhes do evento.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais