Cidadeverde.com

Aposentado faz exame de mamografia em São João do Piauí

Apesar do atendimento para identificar suspeita de câncer de mama ser mais comum entre as mulheres, um aposentado de 74 anos foi submetido a exame de mamografia em São João do Piauí. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, seu Constantino Alves da Silva é acompanhado por um mastologista após ter detectado um nódulo na mama esquerda. 

O aposentado foi um dos atendidos no último sábado (17) pela carreta do programa Amigos do Peito, que normalmente atende mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Mas o caso de seu Constantino é especial. Ele precisa ser acompanhado anualmente para evitar que o nódulo evolua para um tumor.

"Em casa, senti que tinha um nódulo na mama e, depois com o exame físico em um mastologista, descobri que precisava de um acompanhamento médico. Tem três anos que faço a mamografia", disse após o exame.

Jesuína Holanda Estrela, presidente da Associação em Educação da Mama Jesuína Estrela (Amajes), explica que "o câncer de mama em homens é raro e bem mais agressivo do que nas mulheres. Em São João do Piauí, nós temos o registro de morte de um homem por câncer de mama. Atualmente, seis homens também de São João estão sendo acompanhados".

O secretário de saúde, Francisco Costa, ressalta que casos como esses mostram a necessidade de um atendimento mais próximo da população, em especial nos municípios onde os moradores precisam se deslocar para outros centros. 

Neste fim de semana, o Amigos do Peito completou a marca de 22 municípios atentidos com 1.900 mamografias realizadas. Até o fim do ano, a meta é chegar a 3.000 exames em mais de 30 cidades.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com