Cidadeverde.com

Festival da Uva reúne turistas e investidores em São João do Piauí

A partir desta sexta-feira (6), o município de São João do Piauí recebe a quinta edição do Festival da Uva. O evento, que segue até domingo (8), é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura e Associações dos Pequenos Produtores do Assentamento Marrecas e dos Produtores Irrigantes de Marrecas.

A programação do Festival contará com artistas de renome, como os cantores Margareth Menezes, Elba Ramalho, Waldonys e Fernando Mendes, além de bandas locais e regionais, que se apresentarão no palco montado na Praça Honório Santos. O evento contará, também, com feiras gastronômicas, de artesanato, apresentações culturais e exposições.

“A ideia é fazer com que o Festival da Uva seja um evento que priorize o turismo e a produção local, além de fortalecer os setores de gastronomia, hotelaria e artesanato de toda a região”, comenta o governador Wellington Dias.

Idealizadora do evento, a secretária de Educação, Rejane Dias, reforça a importância de ações conjuntas entre Estado e município na promoção do Festival, com as ações bem definidas e planejadas, além do suporte local da Prefeitura.

“Todos estamos na expectativa para o início desse evento, que impulsiona a produção e venda não só da uva, mas de outras frutas produzidas na região. Os produtores locais se planejaram pra essa festa e a ideia é fazer a abertura do evento na área da produção, com a instalação feiras de agricultura familiar”, frisa o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto.

Produtores querem parcerias para novos investimentos

As obras do Assentamento Marrecas estão em andamento, com a instalação das infraestruturas hídricas como canais, drenagem, estradas, rede de energia, reservatórios, unidades de bombeamento, limpeza da área e demarcação dos lotes. Quando concluído, serão mil hectares irrigados para fruticultura, distribuídos pelos produtores familiares que irão cultivar, cada um, uma média de cinco hectares.

O fruticultor José Cícero Pereira fala da expectativa para a conclusão das obras e a oportunidade de novos negócios. “Recebemos muitos investidores no período do Festival da Uva e queremos firmar parcerias tanto para ampliar a produção das frutas quanto no desenvolvimento do projeto”, comenta. 

Confira a programação do Festival:

06.11 – Sexta-feira
 
Coral dos Vaqueiros
Amauri Jucá
Honorinho
Banda Novo Desejo
Waldonys
Forró dos Plays
 
07.11 – Sábado
 
8º Resgate
Labigó & Maria dos Prazer
Frank Sabba
Fernando Mendes
Margareth Menezes
Maurinho do Acordeon
 
08.11 – Domingo
 
Grupo Raio de Sol
Ronaldo Alves
Elba Ramalho
Banda Xé Pop
Edmar do Acordeon

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais