Cidadeverde.com

Gil Carlos revela entendimento com Patrícia pela APPM: "um vai desistir"

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, e Patrícia Leal - de Altos - já firmaram entendimento em relação à disputa pela presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Um dos dois vai desistir. Ficará no páreo representando o PT quem tiver mais força política. Os gestores eleitos Hélio Rodrigues (Huno Napoleão) e Osmar de Sousa (Cocal dos Alves) já tiraram o time de campo. Sousa já declarou apoio a Gil Carlos.

"Em nosso grupo haviam 4. O Sousa de Cocal dos Alves, o Hélio Rodrigues de Hugo Napoleão, a Patrícia de Altos e eu. O Sousa como o Hélio entenderam que deveriam se juntar a outras frentes. O Sousa está conosco e o Hélio está buscando o entendimento entre o nosso nome e o Jonas Moura de Água Branca", disse Gil Carlos em entrevista ao Jornal do Piauí.

"Há um entendimento entre mim e a Patrícia de que aquele que tiver melhor situado deve manter a candidatura e o outro apoiar.Precisamos ter uma candidatura de consenso para que seja de fato fortalecida a questão da municipalidade", acrescentou.

Apesar de achar que a eleição na APPM está acima dos partidos, Gil Carlos reconhece que as forças políticas podem decidir o pleito. "A eleição da APPM é dos prefeitos. A APPM está acima dos partidos, o que interessa são as políticas de fortalecimento dos municípios. Naturalmente há influência de líderes que devemos ouvir, porque esse quadro compõe a política piauiense e isso naturalmente pode influenciar no resultado", afirmou.

Ganha a vaga de candidato, de acordo com o petista, quem tiver mais preparado e com maior capacidade de diálogo. "Todo prefeito eleito está legitimado e tem o direito de ser candidato. No inicio do processo haviam 30 prefeitos interessados na APPM. Isso mostra a importância que a APPM tem para os municípios como órgão representativo dos prefeitos. Naturalmente que tem um filtro e vão se firmando aqueles com maior projeção, maior maturidade, maior trânsito, maior capacidade de diálogo", disse.

A eleição na APPM está marcada para o dia 06 de janeiro de 2017.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com