Cidadeverde.com

Agespisa faz melhorias na Estação de Tratamento de Água de São João do Piauí

A Estação de Tratamento de Água (ETA) I da cidade de São João do Piauí, localizada a 446 quilômetros ao Sul de Teresina, recebeu melhorias e serviços de manutenção para reforçar a qualidade dos serviços prestados à população. 

O filtro da estação foi totalmente recuperado, com estratificação de leito, colocação de leito de areia novo, desobstrução do sistema de interface do filtro e desinfecção das camadas pela aplicação de cloro.

A torre de aeração do sistema de tratamento de água ganhou mais eficiência com os serviços de manutenção. As bandejas do sistema de oxidação de ferro, que estavam incompletas e danificadas, foram recompostas e ainda foram executadas lavagem, desinfecção e desobstrução dos furos de passagem da água, aumentando a eficiência de aeração e, consequentemente, a remoção de ferro na água. Os serviços exigiram o uso de um caminhão munck.

Importante etapa do tratamento da água, a aeração consiste em colocar a água em contato com o ar, facilitando a troca de gases e substâncias voláteis entre eles e auxiliando na oxidação e precipitação do ferro e do manganês, considerados compostos indesejáveis.

“O processo reduz custos, melhora a eficiência e facilita o controle dos odores no tratamento da água”, afirma Elgenir Rocha, gerente de Controle de Qualidade da Agespisa.

Atualmente, o tratamento de água em São João do Piauí é feito por meio de duas ETAs.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais