Cidadeverde.com

Coluna 04/01

O motivo da reunião da bancada não acontecer

A futura indicação da deputada federal Rejane Dias (PT) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí passou por uma série de análises políticas e jurídicas, em especial sobre o melhor período para que ela fosse nomeada e por quem, se Rafael Fonteles ou a ex-governadora Regina Sousa. Acima de tudo, ainda estão em aberto as consequências políticas da saída de Rejane da Câmara dos Deputados, como a escolha dos cargos federais. Foi justamente por isso que a reunião da bancada, anunciada pela coluna essa semana, ainda não aconteceu, já que não há consenso.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com


Quem indica: Merlong ou Rejane?

A deputada tem mais identificação com pautas assistenciais, enquanto seu sucessor na Câmara dos Deputados, o petista Merlong Solano, costuma trabalhar melhor com pastas que façam obras. Ou seja, o cargo federal que Rejane escolheria – provavelmente a superintendência do Incra no Piauí, segundo apuração da coluna - não é o mesmo que Merlong desejaria estar a frente. Quem vai escolher então?

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


Deixe conosco

Fora isso, o Ministério do Desenvolvimento Social encabeçado pelo senador Wellington Dias, tem três mil cargos à disposição. Isso está sendo usado como argumento na bancada federal para que o senador não faça indicações dos cargos federais do Piauí e a pasta que seria de Wellington, retorne para divisão entre os deputados e o senador Marcelo Castro.


O dia certo

A sabatina de Rejane Dias na Assembleia Legislativa do Piauí deve ocorrer nas próximas 48h. A grande discussão no entorno da parlamentar é sobre qual será o período mais seguro juridicamente para que ela renuncie ao cargo de deputada federal e tome posse administrativa como conselheira. O que poderia ocorrer apenas no final de janeiro, deve ser antecipado já para a próxima semana.


Chico 2024

No entorno de Rafael Fonteles, colegas chamam o secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, de “prefeito”. Acredita-se que ele possa ser o candidato do PT a prefeito de Teresina com Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara Municipal de Teresina, como vice. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com


Depende

Para o Senado, o secretário de Educação, Washington Bandeira, é visto como o nome a ser trabalhado. Tudo muito distante temporalmente e dependendo de várias conjunturas específicas, inclusive o desempenho de ambos em suas pastas, que são as principais em termos de recursos e visibilidade – perdendo apenas para a Saúde


Evaldo responde Marcelo

O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), respondeu à coluna após a fala do senador Marcelo Castro (MDB), que defendeu o colega de partido, Georgiano Neto, como vice-presidente de Franzé Silva (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí. Evaldo pleiteia o mesmo cargo: “É normal o Marcelo defender o nome do Georgiano, o mesmo é do MDB. Seria diferente se ele defendesse meu nome”, retrucou o presidente do Solidariedade.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


Georgiano confirma

No MDB, Georgiano Neto é consenso como vice de Franzé. “Dentro do MDB, nosso nome está colocado como representante do partido para possível vaga”, confirmou Georgiano em conversa com a coluna. 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


Quem será o presidente da Alepi em 2026?

“Embora eu tenha uma boa relação com o deputado Evaldo Gomes, a preferência é do deputado Georgiano, que é um grande parlamentar e tem uma quantidade de votos histórica e dificilmente alguém no futuro vai ultrapassa-lo. E ele está querendo, me parece, se dedicar um pouco mais ao exercício do mandato na Assembleia. Ele focava mais e se notabilizou no trabalho fora da Assembleia”, argumentou Marcelo Castro, dando assim a deixa de que o cargo de vice-presidente de Franzé é crucial para uma futura presidência da Alepi. O próprio Franzé foi o vice-presidente de Themístocles, o que reforça o argumento.


Significados

A leitura que se faz é que esse é o primeiro passo para que Georgiano, que se consagra seguidamente há duas legislaturas com a maior votação da Assembleia Legislativa, trabalhe o próprio nome para ser candidato futuro a presidente da Casa, na sucessão de Severo Eulálio (que deve disputar uma cadeira de deputado federal, tudo indica, no cargo de presidente da Alepi). Da mesma forma, Evaldo Gomes busca o espaço na vice-presidência e tem como trunfo o fato de ser de um partido da base, porém, neutro, em meio a disputa que segue a fogo baixo entre PT e MDB.


A frase para pensar:

“Poder é muito parecido com o mercado imobiliário. Tudo se resume a localização, localização, localização. Quanto mais próximo estiver da fonte, mais valiosa é sua propriedade’, Francis Underwood, personagem da série de TV House Of Cards.