Cidadeverde.com

Coluna 10/01

Exclusivo: Transporte público de Teresina será 100% gratuito e sem bilhetagem 

 

A coluna apurou com exclusividade com fontes do Palácio da Cidade, os termos do novo acordo envolvendo a Prefeitura de Teresina e os consórcios das empresas que operam o transporte público da capital. A principal novidade dessa repactuação será o anúncio, que deve ocorrer até quarta-feira, 11, de que os teresinenses não irão mais pagar passagens nos ônibus da cidade. Sim, transporte 100% gratuito, custeado pelo Poder Público, sem sistema de bilhetagem.

 


Como vai ser

 

O custo do transporte público na capital chega a R$ 8 milhões por mês, relata a fonte. Com empresas privadas, Governo do Estado, Poder Judiciário e demais entes custeando parte da compra de vale transporte dos seus funcionários, o montante será alocado para um fundo da PMT, gerido exclusivamente pelo município. Se o arrecadado chegar a R$ 4 milhões, por exemplo, a Prefeitura irá completar o restante com recursos próprios.

 


Impacto

 

Com uma arrastada crise no transporte público da cidade, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema na Câmara de Vereadores, greves sucessivas de trabalhadores e falta de acordo com as empresas dos consórcios de ônibus, que alegam débitos milionários, as perspectivas de resolução do problema haviam se tornado mais distantes na avaliação de parte do mundo político. 

 


Virada

 

A decisão da Prefeitura de Teresina, que ainda será anunciada oficialmente, tem potencial de mudar o ponteiro de forma radical a favor da gestão de Dr.Pessoa, que buscará a reeleição e tem no transporte público a maior pedra no sapato em termos de avaliação de popularidade. 

 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

 

 


Créditos

 

Entre os atores que operaram nos bastidores para a concretização da repactuação está o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, cuja pasta passou a cuidar da bilhetagem eletrônica na capital. O superintendente da Strans, Bruno Pessoa e o próprio prefeito também merecem o crédito na concretização do acordo que dará fim ao imbróglio que penalizava a população de menor renda da capital. 

 


O poder dos símbolos

 

Registros fotográficos da coluna mostram a destruição em Brasília pós-ataques antidemocráticos no domingo, 08. Se a depredação aos símbolos que representam os Poderes chocou milhares de brasileiros, por sua vez a rapidez na reconstrução e ocupação administrativa dos espaços na Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes também dá outro recado: união e força na resistência aos golpistas. 

 

A imagem de Lula com os 27 governadores do país após a subida na rampa com os representantes do povo, durante a posse, é mais um importante símbolo que comunica força e democracia. 

 

Fotos: Arquivo Pessoal 

 

 


Fabricado

 

Experiente fonte política estadual avalia o cenário eleitoral de Teresina e acredita que o próximo prefeito da capital precisa ser “fabricado”. A expressão não é simpática, mas resume bem o conceito por trás: não haveria um candidato franco favorito, na visão dessa fonte, possibilitando assim margem para que um nome menos experimentado nas urnas, surja. Naturalmente, com um robusto grupo político de sustentação.

 


Três é bom

 

Na visão de outra fonte governista, os grupos de Themístocles Sampaio e Rafael Fonteles precisam se unir na disputa pela Prefeitura de Teresina, com uma candidatura única. Nesse caso, seriam três vias: o incumbente, Dr.Pessoa; um nome da oposição tradicional (vindo do espólio do PSDB e com suporte do Progressistas) e um terceiro, esse apoiado por Rafael e Themístocles. 

 


A foto do dia:

 

Novo encontro de Enzo Samuel e Themístocles Sampaio na tarde de segunda-feira, 09. Enzo dá todos os sinais de que busca se viabilizar para o Palácio da Cidade. Themístocles procura um nome viável, e tem ainda o filho Marcos Aurélio como opção. Cartas na mesa.

 

Foto: Divulgação 

 

 


 

A frase para pensar

 

“Há provavelmente 1 milhão de pessoas neste país que poderiam desempenhar melhor minhas funções, mas fui eu quem conseguiu o emprego”, Harry Truman (1884-1972), ex-presidente dos Estados Unidos, durante seu mandato.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais