Cidadeverde.com

Coluna 26/01/23

 

Stories do Pessoinha

Post em que citava famosa frase do escritor italiano antifascista Cesare Pevese foi rapidamente apagado pelo presidente da Eturb e filho do prefeito Dr.Pessoa, João Duarte, em seu perfil no Instagram. Não a tempo de evitar ser printado e ter a imagem circulando em diversos grupos de Whatsapp. A coluna confirmou a autenticidade da postagem, que foi substituída por uma mensagem motivacional sobre superação de dificuldades (abaixo). Pessoinha acumulou gradativamente força política e administrativa no governo Pessoa, como a gestão do lixo, gerando descontentamentos.


Sem chance

São remotas e improváveis – mas não completamente impossíveis, quando se trata de política – as chances de caminhar um processo de afastamento do prefeito Dr.Pessoa na Câmara de Teresina na esteira das denúncias do vice-prefeito, Robert Rios, ao anunciar o rompimento político com Pessoa. Impeachment só efetiva-se com três ingredientes: justificativa jurídica, clamor popular e falta de base no Legislativo. O que não é o caso hoje.


Assistindo 

A coluna ouviu alguns dos vereadores de Teresina, que estão como espectadores atentos do rompimento político do vice e do prefeito. Fonte foi pragmática: “É uma questão interna do Palácio da Cidade. Ninguém vai entrar numa briga que estão jogando entre eles (em referência a Robert Rios, Dr.Pessoa e Jeová Alencar)”, argumentou um vereador, em reserva.


Não tem do que reclamar

Apesar de reclamarem sempre que podem dos espaços que possuem na Prefeitura de Teresina – “poucos”, eles alegam – os vereadores possuem bem mais indicações do que na época das gestões tucanas. Quem compara é um vereador que foi peça importante nas gestões do PSDB e hoje ocupa espaço administrativo no governo Pessoa. 


Ação e reação

A polêmica envolvendo a prefeitura de Teresina ofuscou outra bem maior em proporção: a sucessão na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí. Desenha-se uma contra-reação forte do grupo do deputado Severo Eulálio (MDB) para o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, caso o acordo PT e MDB seja rompido. 


Não aceito rompimento

A coluna apurou que o governador Rafael Fonteles está incomodado com os movimentos de candidatos do PT à presidência da Alepi (Flávio Jr é o principal deles, mas também se movem Nerinho e Fábio Novo). Segundo fonte palaciana, Rafael não aceita que ocorra quebra de acordo entre o PT e Severo. O senador e ministro Wellington Dias estaria totalmente fora dessa questão local, com foco na gestão federal e, como pano de fundo, na sua própria viabilidade futura como presidenciável.


Voto por voto

O que o deputado Flávio Jr. tem que o coloca como favorito no próprio PT para disputar a sucessão da Mesa Diretora, fazendo frente a Severo Eulálio? A coluna responde: 55.341 votos. Se for eleito presidente da Alepi, Flávio poderia distribuir esses votos aos colegas deputados através da indicação de bases eleitorais, informou fonte. Ele pode ser candidato a deputado federal e o pai, Flávio Nogueira, ao Senado, liberando os votos estaduais.


Se for assim...

A contraofensiva do MDB também tem nome e sobrenome: Georgiano Neto é o nome, 109.025 votos é o sobrenome. Georgiano almeja ser presidente da Assembleia Legislativa e, assim como Flávio Jr., poderia disputar uma vaga de deputado federal e o pai de senador, liberando os mesmos votos em bases eleitorais no interior para o cargo de deputado estadual, revela uma fonte à coluna.


Joel ou Bárbara

A coluna confirmou com fonte do Progressistas que o partido trabalhará com dois nomes para a disputa pela Prefeitura de Teresina: o ex-prefeito Joel Rodrigues e a deputada estadual Bárbara do Firmino. Ponto. Como PSDB e Progressistas caminham juntos desde as articulações que foram feitas no passado pelo ex-prefeito Firmino Filho, a tendência é que o candidato da oposição dispute pelo PSDB – por conta da “grife” embutida no número 45 – mas tenha o sangue azul do Progressistas.


Vou depois

O senador Ciro Nogueira está “on”, retomando a agenda no Piauí e com atenção para manter as bases de prefeitos visando fortalecer a oposição para 2024. O PSD já atua mirando prefeitos progressistas. A visita que faria nesta quinta-feira, 26, às cidades de Júlio Borges, Novo Oriente e Lagoa do Sítio, no entanto, foi adiada. A justificativa: a necessidade de ficar em Brasília nesse momento. A coluna apurou que Ciro participa ativamente das conversas para a sucessão de Arthur Lira e Rodrigo Pachêco nas presidências da Câmara Federal e Senado.


Foto do dia

Robert Rios, oficializando rompimento com Dr.Pessoa ao assinar documentos de denúncias enviadas aos órgãos fiscalizadores contra a gestão do ex-aliado:


A frase do dia:

Sempre defendi que em política não existe isso que chamam de princípios. Eles servem para a geometria. Na política, há apenas as circunstâncias históricas, e são elas que definem o que se deve fazer”, José Ortega y Gasset (1883-1955), pensador espanhol.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais