Cidadeverde.com

Coluna 30/01/23

 PT de Teresina fica com Saad Sul de Jeová, SDR e parte da Semcaspi

Sai o deputado estadual eleito Jeová Alencar (Republicanos) entra o PT. A informação colhida pela coluna com fontes entre os petistas e o Palácio da Cidade aponta acordo para que a Saad Sul tenha novo superintendente. Dessa forma, a aliança entre Pessoa e Jeová chegará ao fim. O anúncio deve ser oficializado até quarta-feira, 01/02. A coluna apurou bastidores da conversa do prefeito Dr.Pessoa com ala do PT municipal da capital, que sacramentou a ampliação do apoio do partido ao prefeito em meio a crise desencadeada pelas denúncias do vice-prefeito, Robert Rios.


Café forte com videochamada de W.Dias

 O “café forte” aconteceu na casa do prefeito, no último domingo de manhã, com a presença do presidente municipal do PT, Cícero Magalhães, do petista histórico Pedro Calisto, pai da vereadora Elzuila Calisto, e do vereador Dudu. O ministro Wellington Dias participou por chamada de telefone, relatou fonte presente no encontro.


E tem mais

Além da robusta Saad Sul, a coluna ouviu petistas no final de semana e apurou que o PT indicará ainda uma pasta com alcance na zona rural de Teresina, podendo ser a Superintendência de Desenvolvimento Rural ou a secretaria municipal de Produção Agropecuária. Por fim, terá gerência em cerca de 30% da Semcaspi, pasta da assistência social, cujas ações ganharão um incremento significativo em convênios com o ministério do Desenvolvimento Social, chefiado por Wellington Dias.


Cícero, ok; Pedro, não 

Cícero Magalhães deve assumir pessoalmente para a Saad Sul no lugar de Juca Alves. Já Pedro Calisto, até poderia encabeçar a SDR, mas um membro do PT ouvido pela coluna já vetou: “A bancada municipal do PT de Teresina já está contemplada com a Fundação Wall Ferraz e a vereadora Elzuila, filha do Pedro Calisto, faz parte dessa indicação. Essa participação na gestão com novos cargos é do PT municipal e não dos vereadores de Teresina”, disse o petista à coluna.


De fora

Um detalhe relevante: vereadores Deolindo Moura e Elzuila Calisto não participaram do encontro com Dr.Pessoa no domingo. A ausência é sintomática. Há a expectativa de que pelo menos Deolindo seja um dos nomes a participar da comissão que investigará as denúncias de Robert Rios no âmbito do Legislativo. Já há disputa entre os vereadores para saber quem vai integrar a Comissão, que deve monopolizar boa parte da pauta política – e de visibilidade – nos próximos meses. 


Auditoria indo e vindo

Pega de surpresa com as acusações do vice-prefeito Robert Rios, a cúpula do Palácio da Cidade teve tempo também no final de semana para articular reações. Além do guarda-chuva petista e da participação da OAB-PI na auditoria da PMT, o Palácio deve realizar uma auditoria na secretaria de Finanças, pasta que foi comandada por Robert Rios e cuja atual secretária é indicada por ele, Odimirtes Neves. Há dúvidas sobre quanto tempo Odimirtes permanecerá na pasta com todo o imbróglio envolvendo Rios.


Zero clima

Pelo menos por enquanto, a comissão interna que a Câmara deve oficializar nos próximos dias não chegará a ser uma Comissão Parlamentar de Inquérito, uma CPI. “Não tem clima para qualquer ação de impedimento e afastamento do prefeito hoje na Câmara de Teresina. Agora, outros instrumentos de controle, sim”, resumiu um vereador, em reserva, à coluna. 


Aqui não tem golpe 

Dois pontos foram colocados pelos petistas no encontro com Wellington Dias (virtualmente) e Dr.Pessoa: o primeiro é o de que Robert não teria dado uma chance ao prefeito antes de ir a público com as denúncias que agora alimentam também o PSDB com um discurso de retorno à PMT visando a eleição de 2024. E o segundo, é o de que o PT irá adotar o repúdio ao que chama de “tentativa de golpe”, linha confirmada pelo vereador Dudu: “Nós do PT sabemos o que é um golpe. A ex-presidente Dilma Rousseff passou por isso e o 8 de janeiro também mostra essa tentativa de golpe. Eleição é de quatro em quatro anos e quem quiser tem que ganhar nas urnas”, argumentou Dudu após ser questionado pela coluna. 


Até onde der

Outro experiente petista ouvido pela coluna difere de Dudu e é bem mais comedido sobre como avalia o nível do apoio do PT municipal a Dr.Pessoa: “Estão juntos... até onde der”. 


Caça às bruxas

Outro parlamentar da base acredita que ainda pairam muitas dúvidas sobre a situação da PMT, então todo tipo de apoio deve ser bem medido. “O primeiro convidado a esclarecer as denúncias é o Robert e vamos chamar todos esses atores para ouvir eles. Vai ser rápido para tudo que você imaginar, temos 23 votos, mas ninguém vai fazer caça às bruxas”, resumiu. 


Felizes

De um vereador, aliado de Wellington Dias, após encontro de parlamentares com o ministro – esse ocorrido no sábado, em Teresina: “Ele (Wellington), sempre muito receptivo. Não dá nada para ninguém, escuta todos e sai todo mundo contente”.


Tá comigo ou com medo?

O final de semana foi intenso também na seara estadual, com encontros do governador Rafael Fonteles com sua base de sustentação na Assembleia Legislativa do Piauí. Rafael tem atuado para manter o acordo dos biênios na ordem Franzé primeiro e Severo Eulálio depois. Como o apoio de Rafael a Severo é público, uma derrota de Severo também seria uma perda para o Palácio de Karnak com apenas um mês de gestão. Algo inaceitável no entorno de Fonteles. Os petistas, por sua vez, ainda buscam uma solução para não eleger Severo Eulálio e não desagradar a Rafael. Difícil equação.


A foto do dia

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e o senador Elmano Férrer (Progressistas), durante encontro em Teresina. A discussão envolve o futuro político de Teresina. Marcos Aurélio aparece nas bolsas de apostas como pré-candidato com potencial para a disputa pelo Palácio da Cidade em 2024. Elmano já foi convidado pelo vice-governador Themístocles Sampaio, para filiar-se ao MDB. Ficou de pensar.


A frase para pensar

Não falar muito, não achar que está muito forte, não se meter na área dos outros”, Tancredo Neves (1910-1985), político, máxima para quem procura sucesso na administração pública.