Cidadeverde.com

Coluna 01/02/23

Ela fica

A contraofensiva da Prefeitura de Teresina contra o vice-prefeito Robert Rios passa pela secretaria municipal de Finanças, pasta que foi chefiada pelo ex-aliado e hoje tem no seu comando uma indicada de Robert, Odimirtes Neves. A princípio, membros do Palácio da Cidade defendiam a retirada imediata de Neves da pasta. O nome de Admilson Brasil chegou a circular como cotado para substitui-la.


Amanhã, talvez

Hoje, fonte palaciana privilegiada garante que a gestora ficará na secretaria de Finanças por conta do bom relacionamento que tem com o prefeito Dr.Pessoa – e esse é um critério importante no Palácio. Nada disso, contudo, impedirá o desencadeamento de uma auditoria da própria PMT nas Finanças.


Piauiense

Uma piauiense em cargo de destaque na Esplanada dos Ministérios. É Ellen dos Santos Costa, natural de Oeiras, advogada, agora coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher no Ministério das Mulheres. É da Executiva estadual do PT no Piauí e uma indicação movimentada pela secretaria estadual de Mulheres, Zenaide Lustosa, articulada também pelo secretário institucional da sigla, João Pereira.


Vem pra cá

Falando em João Pereira, o membro do diretório estadual do PT no Piauí foi o indicado pelo partido para assumir a pasta de Agronegócio e Pecuária do município na gestão de Dr. Pessoa. João Pereira era ligado ao ex-deputado falecido, Assis Carvalho, e hoje é um dos articuladores de base do deputado federal Francisco Costa. Ele faz parte da ala militante do PT e vinha defendendo candidatura própria do partido na capital. Sua provável posse na nova pasta, é mais um movimento do PT para ficar ao lado de Dr.Pessoa.

Flex 

Com exceção dos partidos de esquerda, a maior parte das legendas no Congresso Nacional não se comporta ideologicamente. Dessa forma, mesmo sem uma base que lhe garanta maioria nesse início de nova legislatura, o presidente Lula pode sim contar com a boa e velha flexibilidade dos deputados federais e senadores. Os legisladores dispõem de grande margem de escolha ideológica, a depender do critério de incentivo - em geral, cargos de segundo e terceiro escalão na máquina federal, e liberação de emendas para as bases regionais. Sem isso, eles não conseguem se diferenciar dos seus adversários locais e perdem competitividade. 


 
Prospectivo ou Retrospectivo
 
As eleições municipais de 24 podem consagrar nas urnas prefeitos e vereadores que se destacaram no mandato (voto retrospectivo) ou lideranças que ocupam outros postos políticos ou não e almejam ascender à Prefeitura ou Câmara de Vereadores (voto prospectivo). Em Teresina, há uma aposta em chapas competitivas que mesclem os dois tipos de votos: um cabeça de chapa prospectivo e um vice retrospectivo. Ou vice-versa. 
 
Curriculum

A tendência hoje é que o PSB lance candidatura própria a prefeito de Teresina, sendo esse um nome da base de Rafael Fonteles. Seria alguém com DNA petista, em um partido que não fosse o PT, que caminha para aliança eleitoral com Dr.Pessoa. Washington Bonfim, secretário estadual de Planejamento, encaixa-se na descrição e tem se mantido discreto para não trazer holofotes negativos nesse primeiro momento em que busca se cacifar politicamente próximo ao círculo de Rafael Fonteles. 

Um vice do Solidariedade

O Solidariedade, por sua vez, segue surpreendendo com movimentações ousadas. Além de ter conseguido a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Evaldo Gomes pode emplacar um candidato a vice-prefeito em uma das chapas competitivas para a prefeitura de Teresina. A coluna apurou que pode ser na chapa do prefeito Dr.Pessoa ou na chapa majoritária do PSB. Nomes são guardados a sete chaves, mas o jornalista Erlan Bastos, recém-filiado, encaixa-se no perfil que Evaldo costuma destacar positivamente. 

Sobre o Quinto do TJ

Nova fase na eleição para a vaga de desembargador do TJ-PI. Sem candidaturas impugnadas, agora os candidatos movimentam-se para a primeira fase, no Conselho da OAB-PI. A coluna traz registro de encontro amigável entre os nomes vistos como apoiados pela gestão da Ordem, entres Aurélio Lobão, Einstein Sepulveda, na foto com Celso Barros e Thiago Carcará.

A foto do dia

A coluna falou na semana passada sobre os nomes do PT que poderiam deixar a legenda para não serem “buchas” na chapa do partido para a Câmara de Teresina. A entrada de pesos-pesados em chapas competitivas, como Venâncio Cardoso e vereadores de mandato, tem assustado os militantes não apenas do PT, mas do PDT também, legenda que trabalha uma chapa fortalecida pelo novo status do presidente da Câmara, Enzo Samuel. É o caso de Geraldo Jarques e Wilson Oliveira, um pedetista e um petista, respectivamente. Geraldo é o primeiro suplente do PDT. Eles avisam que estão em busca de uma legenda – de esquerda – e podem deixar o PT e o PDT em breve.

A frase para pensar

"Se um estrangeiro visitasse hoje o Congresso ficaria com a impressão de que existem três partidos no Brasil: um que vota a favor do governo, outro que vota contra e um terceiro que vota alternadamente" (afirmação atribuída a Michel Temer, O Estado de S. Paulo, 31/12/2001).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais