Cidadeverde.com

Coluna 04/03/23

 

 

PSDB reage à chapa Jeová e Sílvio para PMT: “Contradição”

Tucano de alta plumagem no PSDB reagiu à especulação de uma chapa encabeçada pelo deputado Jeová Alencar com Sílvio Mendes de vice na disputa pelo comando do Palácio da Cidade em 2024, fato ventilado esta semana nas rodas políticas: “Sílvio pelo União Brasil? E o Jeová? Pelo Republicanos ou outro partido?”, refutou, a respeito da possibilidade de que um dos nomes saíssem nas urnas pelo 45 do PSDB.


Peso

“Chapa boa, tem peso político, mas se for concretizada, trará para o eleitor muita contradição”, completou o tucano, argumentando que a representatividade das gestões da capital de Firmino Filho e PSDB não podem ser bandeiras levantadas por Jeová e Sílvio. Fora as especulações, o fato confirmado pela coluna é que Sílvio e Jeová andaram conversando nas últimas semanas. 


Três ou uma?

O Progressistas também observa a movimentação e mantem a ideia de lançar a deputada estadual Bárbara Soares ou o ex-candidato ao Senado, Joel Rodrigues, pela legenda. O deputado federal Júlio Arcoverde disse à coluna que quanto mais nomes disputarem pela oposição, melhor. A dúvida, portanto, é se a oposição vai mesmo fragmentar as candidaturas à PMT ou se na reta final juntará todos os nomes numa chapa única e mais competitiva contra os candidatos com mais potencial: Dr.Pessoa no Palácio da Cidade e um provável candidato de Rafael Fonteles no PT ou em outra sigla da base.


Apostas em Said

No PSDB, além de Luciano Nunes já pré-lançado para a PMT, há quem aposte em Fernando Said, ex-secretário de Comunicação e de Governo e homem forte de Firmino Filho em suas gestões, como pré-candidato a prefeito. Fernando tem bom trânsito político, mas nega publicamente pretensões nesse sentido.


PT de Teresina dá recado para Rafael

A articulação do PT de Teresina para apoiar o prefeito Dr.Pessoa é vista nos bastidores como um recado de insatisfação de ala do partido – e da bancada de vereadores em Teresina – para o Palácio de Karnak. Espaços aguardados pelos parlamentares e políticos da velha guarda petista na administração estadual, não saíram conforme as expectativas alimentadas por esse grupo. “O que a gente faz com o nosso povo?”, desabafou vereador do PT a um interlocutor privilegiado, que relatou o fato à coluna. A possibilidade de que Rafael também lance um petista de nova geração para disputar a PMT desagradou os petistas históricos. Foi a gota d’água.


Porta fechada, porta aberta

Com as portas do Karnak fechadas, o PT da capital resolveu, portanto, abrigar-se no Palácio da Cidade, assumindo as secretarias de Agropecuária, parte da Semcaspi e a Saad Sul. O problema é que o projeto de adesão à reeleição de Dr.Pessoa inviabiliza automaticamente a construção de uma chapa do PT para a prefeitura de Teresina em 2024, posição esta que é do interesse do governador Rafael Fonteles. 


Surpresa!

O governador foi surpreendido com a rápida movimentação dos petistas em adesão a Dr.Pessoa, costurada em um final de semana. O apoio  administrativo, transformado em ocupação de robustas secretarias, não teria tido o aval de Rafael, cujo entorno defende o nome de um candidato “orgânico”, segundo apurado pela coluna. Por sua vez, o orçamento da Saad Sul seria reforçado, chegando a ser equivalente ao de uma cidade como Parnaíba, o que fez o PT de Teresina não dar mostras de recuo.


Rafael dá recado para PT de Teresina

Reunião ocorrida na sexta-feira, 03, entre suplentes do PT, deputados estaduais e o governador Rafael Fonteles sacramentou o racha: parte do PT que havia dito no início da semana que ficaria com Pessoa, agora volta atrás e não assumirá mais espaços na gestão do prefeito - mas segue na Fundação Wall Ferraz, já ocupada pela bancada municipal. 


Os nomes

No PT, há três pré-candidatos a prefeito, todos deputados, todos da ala estadual, mais próxima a Rafael Fonteles do que ao PT municipal: 

  1. Dr. Vinícius (visto como candidato de Rafael);
  2. Fábio Novo (considerado o nome de preferência do PT);
  3.  Franzé Silva (o todo-poderoso presidente da Assembleia Legislativa também pode ser candidato a deputado federal em 2026).


A foto do dia

“Não precisamos estar na gestão do Dr.Pessoa. Vamos envolver os suplentes nas principais ações de Teresina e ajudar o teresinense a sair da situação em que está”, disse à coluna o suplente de vereador e secretário institucional do diretório estadual no Piauí, João Pereira, após encontro da Executiva estadual na sexta-feira. Ele também enviou um registro à coluna e legendou: “Essa foto diz tudo”.


Não vale nada

Mais um complicador surge nessa dinâmica: a ala dos suplentes do diretório municipal diz que a decisão da Executiva municipal de apoiar Dr.Pessoa, tomada na última terça-feira, é inválida: “Isso foi uma reunião da Executiva, mas é o diretório que delibera. E outra: qualquer decisão do PT só tem validade se for em conjunto com os outros partidos, porque é uma federação com PV, PC do B e na nova regra da federação somos obrigados a caminhar juntos”, argumentou João Pereira. Com a palavra, Cícero Magalhães e Dudu.


A frase para pensar:

Política é como fotografia. Se mexe muito, não sai”, Jânio Quadros (1924-2017), ex-presidente da República.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais