Cidadeverde.com

Coluna 08/02/23

Ciro descarta candidatura a deputado federal e admite disputar o Governo 

Em entrevista exclusiva à TV Cidade Verde em Brasília, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) negou qualquer possibilidade de disputar uma cadeira de deputado federal em 2026, como circula nos bastidores, em especial entre seus adversários. Ele admite, pela primeira vez, que está em seu rol de possibilidades eleitorais a cadeira de governador.


Ou A ou B

 “Se eu tiver que disputar uma eleição deve ser ou ao Senado ou ao Governo pelo estado do Piauí. Eu não me vejo defendendo outro estado, minha paixão, meu amor, a minha vida é o Piauí, então… Ainda está muito cedo, muito longe, muita coisa. Ou ao Governo ou ao Senado, que é o natural”, admitiu Ciro.


Ismael é opção

A estratégia da oposição em Teresina deve ser mesmo a de fragmentar candidaturas e se unir com a mais viável no segundo turno, já que ninguém dá mostras de abrir mão de ser o cabeça de chapa. Ciro elenca nomes além da deputada Bárbara Soares e do ex-candidato ao Senado, Joel Rodrigues, do Progressistas. “Dos nomes que podem surgir, vereador Ismael (Silva), que é uma grande liderança. Eu acho que essas pessoas têm que sentar na mesa, atrair outras pessoas como a Gessy (Lima), Coronel Diego, e discutirem… se não estarão juntos no primeiro turno mas que venham a ter um projeto semelhante que possam depois ir aglutinando no segundo turno”, ponderou o senador.


Próximos

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos e sem previsão de retorno ao Brasil, a discussão sobre quem levará o legado eleitoral da direita brasileira rumo à 2026 está aberta. “Acho que o grande líder da direita no país é o presidente Bolsoanro, com suas críticas, seus defeitos, mas ele é o grande líder. Eu não conversei com ele ainda sobre o projeto de futuro, se ele vai disputar ainda a presidência da República. Agora, ele não disputando, substitutos naturais que eu vejo são Tarcísio (de Freitas), (Romeu) Zema, Tereza (Cristina), são nomes que podem ser colocados e podem surgir também outros nomes”, disse Ciro Nogueira.


Lançado

No MDB, há dois novos nomes na disputa pela Prefeitura de Teresina: o deputado Henrique Pires – que também havia se lançado em 2020, mas desistiu – e a deputada Ana Paula. Pires confirmou à coluna a disponibilidade em disputar a PMT após reunião no MDB com os deputados Severo Eulálio, João Mádison e Ziza Carvalho. Para o deputado, o critério deve ser o de “pesquisas qualitativas”, que tracem o perfil que o eleitorado da capital deseja em 2024.


Tem que ter

“Temos que começar a ter reuniões setoriais e levar soluções para o prefeito que está aí. Não tem como um partido como o MDB não ter uma candidatura própria, nós temos plena convicção do poder do partido, nesse campo nosso com nove deputados estaduais, vice-governador. No MDB, Henrique Pires e Ana Paula me disse hoje pra colocar o nome dela também. No ano passado a gente abdicou a pedido do prefeito atual em nome do presidente da Assembleia Legislativa (Themístocles Sampaio)”, explicou Henrique Pires à coluna. O deputado foi aliado na gestão de Dr.Pessoa, mas afastou-se após a saída da esposa, a jornalista Elisabeth Sá, da pasta de Meio Ambiente.


Oficial

O ex-deputado federal Fábio Abreu é oficialmente o novo secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária no lugar do irmão, Antônio Abreu. Abaixo, registro do Diário Oficial do Estado. Abreu, assim, busca cacifar-se eleitoralmente para 2024. A tendência é disputar a prefeitura da cidade de José de Freitas.


Estruturados 

O governador Rafael Fonteles tem cumprido os acordos com o PT como pano de fundo da polêmica participação não concretizada do partido na atual  gestão da PMT. Tanto é que ontem saiu a nomeação do secretário institucional do PT no Piauí, João Pereira, para cuidar da área de irrigação no Estado. João Pereira já começou a se reunir com lideranças comunitárias, com foco em Teresina, onde é suplente. A maior queixa do PT municipal para se unir a Dr.Pessoa era justamente a ausência de estrutura para construir a chapa de vereador em 2024. Não mais.


Eu nego

O vereador e presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, confirma a amizade mas nega participação na indicação do suplente de vereador Gustavo Gaioso na Saad Leste no lugar de James Guerra. A informação circulou nos bastidores e é vista também como uma forma de adversários vincularem Enzo à gestão da PMT. 


Eu confirmo

À coluna, o deputado federal do PV, Jadyel Alencar, confirmou que foi o “padrinho” da nomeação de Gaioso na Saad Leste. Outro fato é que Enzo Samuel foi convidado pelo Palácio da Cidade a indicar a superintendência da Saad Norte, região onde tem suas bases, e já havia declinado ainda no início do mês, segundo apuração da coluna. Portanto, faria menos sentido ainda a indicação na região Leste da capital. O vereador quer manter uma postura mais independente e ocupar espaços seria um contrasenso a esse projeto.


Influente

Uma forma de medir a influência de um presidente de Poder é saber se ele consegue ou não cacifar suas indicações em postos-chave, em especial quando se trata de um órgão colegiado e de visões tão díspares, como uma Câmara de Vereadores. Pois bem. Quando se analisa a lista dos membros e presidentes das principais comissões da Câmara de Teresina, fica clara a força de articulação do presidente Enzo Samuel. Todos os nomes das principais pastas são próximos a ele. Traduzindo: projetos da PMT podem andar ou parar a depender do humor de Enzo.


A foto do dia

Bancada federal do Piauí em clima de união. Não a respeito dos cargos federais, que seguem mais indefinidos do que nunca, mas sim sobre as emendas de bancada e recursos a serem indicados no Orçamento Geral da União para o Piauí. As diretrizes foram repassadas pelo governador Rafael Fonteles, em Brasília. Ele deseja foco em obras estruturantes de grande porte. E, para essa missão, os recursos federais são imprescindíveis.


A frase para pensar 

“A maneira de começar é muito importante, mas, no fim, o que conta é como tudo acaba. É mais fácil ser a pessoa qe começa algo do que aquela que acaba. A vitória na corrida não é de quem é o mais rápido no início, e sim de quem lidera no final”, B.C. Forbes (1880-1954), jornalista escocês criador da revista Forbes.