Cidadeverde.com

Coluna 09/02/23

Próxima mudança de Dr.Pessoa: Pessoinha pode deixar Eturb

A coluna apurou com seguras fontes palacianas que o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, pode deixar o comando da pasta. Segundo consta, Pessoinha e o prefeito vem tendo visões distintas da administração municipal e como é o prefeito quem dá a última palavra, o presidente da Eturb estaria inclinado a deixar o cargo e já teria colocado a demissão na mesa. 

Plano B

Como são pai e filho, a tendência é que se entendam e Pessoinha não apenas recue do pedido de demissão, conforme apurado pela coluna, como também possa ocupar uma pasta diferente da atual. Ele estava cotado para a secretaria de Governo, no lugar de André Lopes, que pediu exoneração na semana passada. 

Plano C

Quem também poderia ter ocupado a secretaria de Governo era o deputado Jeová Alencar (Republicanos). A ideia era Jeová ficar na Semgov e seu indicado, Juca Alves, permanecer na Saad Sul. O prefeito não topou entregar a articulação política para Jeová e manter a Saad Sul com Juca, disse à coluna uma fonte no Legislativo, em reserva. Outra dúvida nos corredores palacianos é para onde Juca Alves será alocado. Jeová ainda aguarda um segundo espaço na administração da PMT. 

A visão de Robert             

Questionado pela coluna sobre a conjuntura municipal de 2024, o vice-prefeito Robert Rios traçou o seguinte cenário: “Muita coisa ainda pode acontecer esse ano. No lado da Prefeitura só tem espaço para um candidato, que deve ser o prefeito. Do antigo PSDB e PP terá um candidato. Do Karnak tem Franzé, Dr.Vinicius e Enzo. Vou esperar para escolher quem se viabilizar junto a cidade de Teresina”, afirmou Rios.

Raio-x

A visão de Robert distingue do discurso do PSDB e do Progressistas. Os líderes dos dois partidos defendem lançar, cada um, candidaturas próprias e se unirem num eventual segundo turno. Robert Rios também tira Fábio Novo do rol de opções do PT e coloca Enzo Samuel na lista do Palácio de Karnak. Jeová Alencar está aparentemente fora dessa seleção.

Ao contrário 

A coluna divulgou ontem que o ex-deputado federal Fábio Abreu poderia disputar a prefeitura de José de Freitas. Abreu assumiu ontem oficialmente a Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) no lugar do irmão, Antonio Abreu. Mas, fonte próxima a Fábio, garante que é o contrário: ele irá apoiar o irmão para prefeito e continuar na gestão estadual, trabalhando o próprio nome para a eleição de 2026. Fábio Abreu quer retomar a cadeira de deputado federal. 

Alepi de olho na PMT

A problemática do transporte público em Teresina é um dos principais temas de discussão não apenas na Câmara Municipal, mas também na Assembleia Legislativa do Piauí. Os deputados cacifam-se no debate público municipal, onde devem lançar nomes em chapas proporcionais ou buscam até mesmo as posições de suas siglas em chapas majoritárias.

É inconstitucional 

O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) tem sido voz de pacificação entre o Palácio da Cidade e a Assembleia Legislativa, onde os deputados escalam nas críticas a Dr.Pessoa com o pano de fundo eleitoral. Para Evaldo, é inconstitucional a convocação pela Assembleia Legislativa do superintendente municipal de Transportes para tratar a questão. Evaldo acredita que a crise do transporte público ocorreu devido a uma falha grave em mudanças implementadas no sistema em anos anteriores, nas gestões tucanas. 

Verde 

A escolha do partido por onde disputar uma eleição é decisiva não só para o sucesso nas urnas, mas também para o protagonismo - ou não - que um parlamentar eleito possa ter após avançar na primeira etapa do teste das urnas. Exemplo disso é Jadyel Alencar, eleito no PV pela Federação com o PT. Em Brasília, Jadyel já foi conduzido à vice-liderança da federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV). O PV tem seis deputados federais eleitos.

Traduzindo 

O cargo de Jadyel não é simbólico. O posto de vice-líder, Jadyel Alencar terá mais abertura dentro do Congresso, no Plenário, nas Comissões, além de maior tempo para o uso da palavra na tribuna. Na ausência do líder, orientar a bancada e participar do colégio de líderes.  

A foto do dia 

Intercâmbio de ideias. Registro do secretário municipal de Meio Ambiente, Luis André, na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Seuma, a titular da pasta, Luciana Lobo. Na pauta, digitalização e softwares adequados para agilizar processos na Semam. A celeridade nas respostas de demandas na pasta de Meio Ambiente segue como uma das principais solicitações, em especial por parte do empresariado, que necessita das licenças ambientais do órgão como pré-requisito para obras. 

A frase para pensar

“No Brasil, você passa 15 dias fora do país e muda tudo, mas passa 15 anos fora e não muda nada”, Cássio Casseb (1955-), executivo brasileiro, após passar quinze dias fora do país, quando estourou o escândalo do mensalão em 2015.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais