Cidadeverde.com

Coluna 17/02/23

Vereadores de Teresina contemplados no Karnak

Quando Rafael Fonteles elegeu-se, disse que seria o primeiro governador de Teresina. E tem feito movimentos políticos e administrativos nesse sentido. O primeiro deles foi a decisão de anunciar um pacote de ajuda ao município na área do transporte público de Teresina. Esse foi o anúncio público. A coluna apurou uma outra movimentação política de Rafael nos bastidores, de suporte aos vereadores da capital que o apoiaram em 2022.


Cajuíno

A princípio, os vereadores queriam espaços e cargos, mas vão levar obras. E não serão poucas. O vereador vai poder escolher algumas obras prioritárias e a secretaria onde vai ser feita. Por exemplo, vereadores votados nas zonas Norte ou Leste, devem priorizar essas áreas, relatou fonte à coluna.  


Resolvedor

Nesse aspecto, o ex-presidente da APPM, Jonas Moura, tem sido visto como um “resolvedor de problemas”, com robusto orçamento e destino da maior parte dos pedidos dos vereadores na secretaria de Transportes. A Secretaria de Infraestrutura, com o deputado Flávio Jr, também. Fortalecidos em suas bases, os vereadores ficam mais próximos do Governo do Estado e da eventual construção de uma candidatura a prefeito organizada pelo Karnak em 24 na capital.


Chapa de Medalhões

Independente dos planos para a chapa majoritária, o grupo do Palácio da Cidade se movimenta para eleger uma expressiva bancada de vereadores. A coluna apurou como deve ser a composição da chapa do Republicanos, sigla pela qual o prefeito Dr.Pessoa tende a disputar a reeleição. A chapa tem “medalhões”, ou seja, nomes do primeiro escalão da PMT, com potencial de votos a partir de 4 mil.

Montagem extra-oficial da chapa do Republicanos em Teresina:

- Luís André (Semam)

- James Guerra (Semduh)

- Reinaldo Ximenes (subsecretário de Educação)

- Roncalli Filho (Saad Centro)

- Neto do Angelim (vereador)

- Valdemir Virgino (vereador)

- Renato Berger (Semel)

- Alan Cavalcante (Semcaspi)


Problema

Toda solução traz embutida em si um problema. Pois bem. Com tantos nomes com estrutura na PMT e perspectivas de consideráveis votações, o Republicanos pode ter dificuldade para formar uma cauda no partido. 


Intervenção de cima

E sem a cauda - ou seja, os candidatos com menos chance de vencer a eleição, mas que ajudam a formar o quociente eleitoral - não tem como eleger de cinco a seis vereadores. É matemática pura. “Só Governo e Prefeitura conseguem fazer cauda em chapa de vereador. Vão ter que agir”, diz um vereador à coluna.


Meio-termo

Se o Republicanos é o destino dos “Medalhões”, os “Médios”, vereadores e ex-vereadores com perspectiva de uma votação de 3 mil a 3,5 mil votos, deve ficar numa segunda legenda, ainda a ser anunciada. São eles: Markim Costa, Pollyana Rocha, Zé Filho, R.Silva, Ítalo Barros e Joninha. Ao todo, pelo menos 10 nomes devem se somar nesse grupo para eleger quatro vereadores. A briga é para saber quem não ficará como cauda.


Gesto

A iniciativa de envelopar três veículos da Polícia Militar do Piauí na incomum cor lilás na Patrulha Maria da Penha, de atendimento à violência contra a mulher, tem pano de fundo político. Fontes que circulam no Palácio de Karnak apontam um gesto do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, em prol de Zenaide Lustosa, secretária da Mulher, que é ligadíssima à ex-governadora e secretária de Assistência Social, Regina Sousa.


Antecipação

Com o endurecimento das ações de repressão à criminalidade na gestão de Chico Lucas na SSP-PI, setores do PT histórico já atentam-se à preocupação com a pauta de Direitos Humanos. Regina Sousa é um dos nomes mais ouvidos e respeitados do PT nesse sentido. Cabe a Chico Lucas contemplar esse lado do Governo ao mesmo tempo que coloca a agenda da segurança pública em campo.


A frase para pensar

Em política, a gente não escolhe a hora. É a hora que escolhe a gente. Ou agarramos o que pode vir a ser uma chance única, ou decidimos que queremos viver sabendo que deixamos a oportunidade passar", Ted Kennedy (1932-2009), ex-senador dos Estados Unidos.


*A coluna entra em breve recesso de Carnaval e retorna a ser publicada na quarta-feira, 22 de fevereiro.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais