Cidadeverde.com

Coluna 22/02/23

Thanandra registra Boletim de Ocorrências

O anúncio oficial do relacionamento feito no stories do Instagram na última terça-feira de Carnaval, pela vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) e o deputado Jeová Alencar (Republicanos), teve como consequência elogios e felicitações ao novo casal de políticos, mas também um outro lado da moeda: ofensas à vereadora. Essas, no entanto, já viraram denúncia à polícia, conforme apurado pela coluna.


Só contra ela

Detalhe: as ofensas nas redes sociais não são direcionadas ao casal ou a Jeová, mas à Thanandra, revelando assim um viés particularmente cruel de gênero, que se intensifica com a visibilidade da mulher e do espaço que ocupa na esfera pública. Thanandra Sarapatinhas revelou com exclusividade à coluna ter registrado Boletins de Ocorrência no final de semana contra os agressores verbais em postagens na internet. 


Não vou admitir

“Tenho minha vida pessoal, como todos têm direito de ter, e não vou admitir ser vítima de palavras de baixo calão que atinjam minha honra, porque sei que as mulheres que estão em posição de visibilidade na política sempre são as maiores vitrines para críticas vazias e infundadas, claramente machistas. Quero a investigação, identificação e punição de cada criminoso, não só por mim, mas por todas as mulheres que passam pelo mesmo. Temos que dar o exemplo de que isso não deve ser admitido”, pontuou Thanandra à coluna.


Radar

O que esperar do pós-Carnaval em Brasília: 

-anúncio do novo Bolsa Família (com destaque para o ministro Wellington Dias)

-preparação para a visita de Lula à China

-continuação da discussão sobre taxa de juros e meta de inflação

-formação das comissões na Câmara e Senado

-encaminhamento do texto do novo arcabouço fiscal e discussões do grupo de trabalho da reforma tributária. A base de Lula e a força da oposição serão testadas.

-Bolsonaro: cartão de vacina e retorno ao Brasil ainda em pauta.


Fica!

Há um esforço da Prefeitura de Teresina em manter a enfermeira Clara Leal como presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A coluna apurou com fontes palacianas que a gestora, que entrou no lugar do médico Gilberto Albuquerque, teria informado sua intenção de sair da pasta, que é alvo de denúncias do vice-prefeito Robert Rios. 


Deixa como está

Mas, por parte da PMT, os movimentos são de evitar uma crise com a saída de Clara Leal da FMS, o que atrairia atenção negativa à gestão da Saúde nesse momento em que o foco é uma busca por priorizar pautas positivas e anúncios de obras na gestão de Pessoa. Clara é vista como uma técnica, bem avaliada entre os pares. Já foi diretora de Atenção Especializada (DAE) da Fundação de Saúde, coordenadora do Samu Teresina,  diretora-geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba e do Hospital Getúlio Vargas (HGV). 


Ou bate ou fica

O discurso do PT municipal na última semana foi acima demais do tom para os ouvidos do Palácio da Cidade. Os vereadores Dudu e Deolindo Moura, em especial, teriam sido avisados por interlocutores do prefeito de que há uma incompatibilidade entre permanecer na base de apoio da PMT e criticar duramente a gestão. Devem diminuir a munição.


Depende

Falando em Câmara de Teresina, na sexta-feira deve ocorrer audiência na Comissão de Educação da Casa para ouvir o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tseresina. Depois disso, o projeto de reajuste salarial enviado pela PMT deve tramitar sem regime de urgência, propiciando todas as discussões necessárias no prazo de até 15 dias.  “Não sei se será tão tranquilo assim”, relatou um vereador à coluna, sobre as perspectivas de mudanças entre o que a PMT enviou e a proposta que os professores defendem. Mas, considerando o reajuste de 15% anunciado pela Prefeitura, e o fato de muitas cidades não poderem arcar com o aumento, a tendência é de aprovação.


Versão Braga Neto

O cenário eleitoral para 2024 ainda é incerto a respeito dos nomes que irão disputar e da composição de chapas para a Prefeitura de Teresina. É cedo para falar de vice, exceto no caso do prefeito Dr.Pessoa, praticamente a única candidatura dada como certa, já que o gestor tem a prerrogativa natural de buscar a reeleição. Interlocutores do mundo político acreditam que o vice de Pessoa possa ser um nome técnico dentro da própria PMT, tal qual Bolsonaro e o general Braga Neto em 2022.


Foto do dia

Registro do Carnaval em Teresina, com destaque para dois pré-candidatos a prefeito: Enzo Samuel (PDT) e Bárbara do Firmino (Progressistas). Ambos devem estar em chapas diferentes em 24, mas por enquanto, o clima é amigável. Os dois visitaram bloquinhos e festas populares nos bairros da cidade.


A frase para pensar

“O outro lado tem que ganhar algo também”, John Mccain (1936-2018), ex-senador dos EUA, sobre a arte de construir consensos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais