Cidadeverde.com

Coluna 01/03/23

 

Divisão de Saad’s também divide a Prefeitura

Uns contra, uns a favor, nada decidido – por enquanto. A coluna apurou com fontes no Legislativo e no Palácio da Cidade que o clima entre os superintendentes das Saads em Teresina é de apreensão com a possibilidade de que o prefeito Dr.Pessoa faça uma nova reforma administrativa e divida as pastas, mais especificamente as Saads Leste e Sul. 


Fica de fora

A Centro e a Norte não entram na conta porque já foram divididas (eram uma só no início da gestão. Acrescente-se o fato de que Roncalli Filho, superintendente da Centro, tem a força do senador Marcelo Castro e o aval do próprio prefeito, que avalia positivamente sua atuação). A Sudeste também não foi citada, segundo fonte presente em reunião onde o tema foi discutido, na casa do prefeito Dr.Pessoa na semana passada.


É pra achar bom

“O prefeito (Dr.Pessoa) perguntou nossa opinião, mas todos foram contra. Mas tudo pode mudar da noite pro dia”, disse à coluna um superintendente, que pediu reserva do nome. Já outro político que circula no Palácio da Cidade, minimiza os desgastes: “Quem vai se zangar? Estão no lucro de estarem lá (nas Saad’s)”, refutou sobre a resistência dos gestores em terem suas pastas diminuídas.


Você indica a outra

Caso concretize a mudança, o prefeito terá mais espaços para os aliados que pretende abarcar em seu projeto natural de reeleição. O detalhe é que em algumas das pastas, mais especificamente na Sul, de Jeová Alencar, a promessa - segundo fonte repassou à coluna - seria de que Jeová também indicasse o superintendente da nova Saad desmembrada da Sul. Fontes do Palácio da Cidade, no entanto, acreditam que a possível divisão das Saads não contemplaria os atuais gestores, por isso a resistência.


Quem tem três...

...não tem nenhum. É o que acredita um petista graduado ouvido pela coluna a respeito da disputa interna no PT para a vaga de candidato a prefeito de Teresina. Os três nomes que concorrem pela indicação são: Fábio Novo, Franzé Silva e Dr.Vinícius. Para essa fonte com acento nas decisões do partido, a sigla já deveria estar focada em trabalhar um único nome, sem titubear.


Inédito

Um interlocutor da base aliada acredita que uma chapa possível é: Enzo Samuel, presidente da Câmara, como cabeça de chapa, e um nome do PT como vice. O PT deve chiar. Mas tudo depende do desempenho de Enzo com o eleitorado e na mobilização dos vereadores a seu favor. E uma ressalva: tudo isso se o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) também não for candidato a prefeito. Se for, o grupo de vereadores pode rachar com as preferências nos dois “presidentes”.


Firme e forte

Secretário municipal relata surpresa com a presença do vice-prefeito Robert Rios no grupo de Whatsapp dos secretários da gestão de Dr.Pessoa. Robert está rompido com o prefeito, fez sérias denúncias contra a administração municipal e não ocupa mais nenhuma secretaria. “Ninguém tem coragem de remover ele do grupo”, explica o secretário, em reserva.


Terminantemente proibido

O deputado federal Júlio Arcoverde deixa claro à coluna que não apenas é impossível uma aliança de Bárbara do Firmino como candidata a prefeita de Teresina com um nome do PT, como é proibido que qualquer candidato do Progressistas encampe alianças em 2024 com o PT nos municípios do interior.


Fico por enquanto

Em Brasília, o vereador Leonardo Eulálio teve encontro com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Leonardo deve ficar no partido, mas faz uma ressalva: “O PL precisa se reestruturar no Nordeste”. Hoje, o partido é oposição ao presidente Lula, com uma ala pragmática e outra mais bolsonarista. Leonardo é visto como sendo da primeira ala.


Agora vai

Conforme a coluna antecipou, a saída dos deputados estaduais do PT para que os suplentes assumissem os mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí deveria começar a ocorrer depois do Carnaval. E assim está sendo. O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PT) toma posse hoje na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). O suplente a ser empossado é Warton Lacerda. Faltam os demais.


Foto do dia

Nada cai do céu. Os vereadores de Teresina querem recursos federais e priorizam em agendas em Brasília para isso, considerando que o presidente Lula já afirmou publicamente que os prefeitos e políticos municipais devem ser bem recebidos (leia-se: com demandas atendidas, dentro do possível) na capital federal. 

Nesse contexto, o presidente da Câmara, Enzo Samuel, esteve acompanhado dos vereadores Alan Brandão, Evandro Hidd (ambos do PDT) e Leonardo Eulálio (PL) em um roteiro de encontros com o deputado federal Dr.Francisco Costa, o ministro Wellington Dias e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Com Wellington, Enzo tratou da criação de um cadastro às pessoas em situação de rua, que terão a oferta de serviços na área da saúde, cursos profissionalizantes e prioridade nos programas de habitação. 


A frase para pensar

“Minha mão há de secar antes de assinar o pedido de cassação de Juscelino Kubitscheck”, Humberto Alencar Castelo Branco (1900-1967), militar e ex-presidente da República, dias antes de assinar a cassação de Juscelino Kubitscheck em 1964.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais