Cidadeverde.com

Coluna 02/03/23

Lista definitiva dos cargos federais no Piauí

Os órgãos federais com representação no Piauí terão novos gestores com a definição das indicações da bancada de deputados federais e senadores. São 25 espaços em que os parlamentares poderão indicar as chefias, cargos comissionados e, principalmente, o redirecionamento de obras e ações em alinhamento com o Governo Lula. A deliberação aconteceu após mais de 3h de reunião na noite de quarta-feira, em Brasília. Segue a lista:

  1. Codesvaf  - Marcelo Castro
  2. CPRM – Merlong Solano
  3. CONAB – Merlong Solano
  4. Correios e Telégrafos - ECT – Francisco Costa
  5. CHESF – em aberto
  6. DNIT  - Wellington Dias
  7. DNPM – Jadyel Alencar
  8. DNOCS - Júlio César
  9. Delegacia do MDA - Castro Neto
  10. INSS - Marcos Aurélio
  11. IPHAN – Merlong Solano
  12. INCRA – Dr. Francisco
  13. IBAMA - Flávio Nogueira
  14. Superintendência da Pesca e Aquicultura – Jadyel Alencar
  15. Superintendência do Trabalho e do Emprego – Castro Neto
  16. Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento – Marcos Aurélio
  17. Secretaria do Patrimônio da União -SPU – Florentino Neto
  18. Superintendência do BNB - Flávio Nogueira
  19. Superintendência do BB - Marcos Aurélio
  20. Superintendência da CEF – Júlio César
  21. GEAPGEAP (Planos de saúde para servidores públicos federais) - Flávio Nogueira
  22. Sup. do Ministério da Saúde – Florentino Neto
  23. Sup. Ministério da Economia / Delegacia da Receita Federal - Flávio Nogueira
  24. Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) - Castro Neto
  25. ICMbio – Jadyel Alencar

Denominador comum

O senador Marcelo Castro (MDB), após encontro com o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, em Brasília, classificou Enzo como um possível “denominador comum” na base aliada para a construção de uma candidatura a prefeito de Teresina. Em outras palavras, Enzo poderia contemplar MDB e PSD, por exemplo, que hoje trabalham em raias próprias na corrida pelo Palácio da Cidade.


Maior que nós

A coluna apurou que Marcelo convidou novamente Enzo para se filiar ao MDB. Apesar dos esforços do PDT em manter Enzo Samuel no partido, há a percepção entre os membros da sigla de que é quase inevitável que ele deixe a legenda em prol de obter a estrutura necessária para uma campanha majoritária na capital, caso do MDB ou do PSD.


Pensando longe

Segundo fontes que transitam no Palácio de Karnak e na oposição, o principal adversário de Rafael Fonteles em 2026 deve vir de uma dissidência da própria base. A visão é essa: o Progressistas irá se manter na oposição e deve se somar a essa terceira força política para confrontar o projeto de reeleição de Rafael Fonteles em 2026.


Georgiano 26

Instigados pela coluna, alguns políticos ousam apontar nomes que podem ganhar musculatura política em 2026. O deputado estadual Georgiano Neto, hoje no MDB, poderia disputar uma cadeira de deputado federal no lugar do pai, Júlio César (PSD). Mas também tem seus movimentos acompanhados com atenção por conta da força eleitoral com prefeitos no interior. 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 


De Teresina para o Governo

Se o grupo político do PSD fizer o prefeito da capital, nessa perspectiva, a conjuntura facilitaria que a sigla almejasse passar para um novo degrau: Palácio de Karnak. E Georgiano Neto seria esse nome.


Fernando responde Franzé

O ex-secretário municipal de Governo de Teresina, Fernando Said, rebateu interlocutores do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, sobre a informação de que “firministas” apoiariam Franzé Silva para a prefeitura da capital.


Tucano mesmo não

 “O PSDB não se nega a conversar com ninguém, menos com o atual grupo da Prefeitura de Teresina. Agora, o PSDB trabalha primeiro para ter candidato próprio, isso é um fato. E segundo que ‘firminista’ é quem permaneceu com Firmino, o grupo que tinha o candidato Kleber Montezuma”, argumentou Fernando Said à coluna.


O recado está dado

A referência implícita de Fernando Said é a Paulo Dantas, ex-vereador, ex-secretário tucano da gestão de Firmino Filho e auditor fical do município, que hoje estaria ao lado de Franzé Silva. Na avaliação de Said, o uso da alcunha de “firministas” como adjetivo positivo por petistas, só revela o tamanho do capital político do PSDB no pleito de 24 em Teresina.


Foto do dia

Reunião da bancada federal do Piauí e do Ceará com os governadores Rafale Fonteles e Elmano de Freitas, em Brasília. A pauta é a retomada da ferrovia Transnordestina, que iniciou em 2006 (governo Lula 1) e está parada há seis anos. Há impasse com Pernambuco, da governadora de oposição, Raquel Lyra, do PSDB. Ceará quer a retomada das obras na região, Pernambuco deseja o oposto e o Piauí quer apenas as obras caminhando no estado, seja para que lado for. E claro, todos almejam os recursos federais para as obras recomeçarem a tempo de serem entregues em 2026.


A frase para pensar

Nunca diga qualquer coisa a não ser que você tenha certeza de que todo mundo pensa o mesmo”, Homer Jay Simpson, personagem de Matt Groening (1954-), cartunista americano.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais