Cidadeverde.com

Coluna 03/03/23

MDB e PSD medirão forças com PT

A coluna ouve tudo e todos, e bocas do mundo político falam às costas do PT: “o partido está forte demais”. O que isso significa, em especial para siglas como MDB e PSD é que os partidos vão lançar candidato próprio à Prefeitura de Teresina para não correrem o risco de que o PT eleja o próximo prefeito da capital.


Eles tem tudo

Vão trabalhar para vencer, porque sabem que o candidato do Karnak, seja ele quem for, é competitivo por si. Terá a estrutura – e a estratégia – do grupo que contribuiu para eleger o então discreto secretário de Fazenda ao cargo de maior poder e prestígio da política piauiense.


Teresina, não

Ter o maior colégio eleitoral sob a influência do governador Rafael Fonteles, que já possui o comando do Palácio de Karnak e cujo partido, o PT, preside a Assembleia Legislativa do Piauí, seria minar as chances de qualquer rotatividade de poder entre as siglas competitivas do estado. Interlocutores do MDB e PSD acham que é demais.


Bê-a-bá

PT, MDB e PSD correm atrás e disputam entre si lideranças para a montagem das chapas de vereador em Teresina e no interior, não sem motivo. Eleições majoritárias dependem de se ter também um bom exército de candidatos proporcionais (vereadores/deputados) que por sua vez, dependem de alianças e, consequentemente, de mais ou menos gente na rua pedindo voto e falando (bem) do candidato e (mal) do adversário. 


Anote

Um candidato a prefeito precisa, no mínimo: - ser o mais conhecido possível, - ter articulação política construindo uma agenda de presenças e bandeiras claras, - partidos e apoiadores internos e externos fortes. Basicamente isso e não necessariamente nessa ordem. 


Tripé

Para os candidatos a prefeito ou vereador que almejam disputar 2024, o tripé de ouro na construção de uma candidatura viável se constrói em cima desses pontos: política, gestão e comunicação. Reputação, portanto, é acúmulo: manter-se consistente dentro de valores simbólicos que o eleitor considere importantes naquele momento. Taí o motivo para se falar de eleição 2024 e não ser possível ignorar o PSDB (como símbolo de algo) no xadrez de Teresina.


Wilson sobe

Caso o ex-governador e primeiro suplente da federação do PT, Wilson Martins, suba mesmo para a Câmara Federal ainda neste primeiro semestre, a articulação até agora é para que o deputado federal Merlong Solano possa deixar o cargo e assumir função de secretário na gestão de Rafael Fonteles. 


Vaga do Quinto

A lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí tem 17 inscritos, já que duas candidaturas foram indeferidas, um renunciou e outro candidato está com prazo de impugnação em aberto. A escolha dos nomes acontece no dia 30 de março em sessão ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí.


Caixinha de surpresa

No mundo jurídico, aposta-se que subam dois dentre seis fortes nomes da atual gestão de Celso Barros Neto, mas sessões do Conselho Pleno são sempre uma potencial surpresa.


Networking

Falando em advocacia piauiense, os principais nomes do Direito no estado estiveram essa semana em Brasília para o lançamento do livro do advogado piauiense Marcos Vinícius Furtado Coelho: "Ruy Barbosa — O Advogado da Federação e da República". Marcus Vinicius Furtado Coêlho, dispensa apresentações, mas a título de contexto, foi presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil e hoje dirige a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, além de coordenar a Procuradoria Constitucional da Ordem, que cuida das ações da OAB junto ao Supremo Tribunal Federal.

A coluna registra a presença na capital federal do presidente da OAB-PI, Celso Barros, o tesoureiro Marcus Nogueira e do advogado piauiense, mas residente e com escritório em Brasília, Rodrigo Mesquita.


A foto do dia

Foco na vaga de vice. Esse é o tom do movimentos políticos do presidente estadual do Solidariedade, Evaldo Gomes, que filiou o professor Elias Caddah, ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, membro do Conselho Federal de Contabilidade e professor da UFPI. A coluna perguntou se Elias seria um reforço na estratégia proporcional, mas Evaldo Gomes deixou em aberto: “Filiado para disputar eleição em Teresina, seja para vereador ou candidatura de vice”, frisou. Apurações de bastidores apontam que o Solidariedade trabalha para compor com o PT na capital.


A frase para pensar

As melhores cabeças não estão no governo. Se alguma estivesse, a iniciativa privada trataria de atrai-la”, Ronald Reagan (1911-2004), ex-presidente dos Estados Unidos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais