Cidadeverde.com

Coluna 04/03/23

Paulo Dantas responde Fernando Said sobre usar o termo "firministas"

Depois do ex-secretário municipal de Governo, Fernando Said, rebater à coluna que “firministas” autênticos não apoiariam o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), para a prefeitura de Teresina, agora o firminista citado – o ex-vereador e auditor fiscal Paulo Dantas – responde a Said: “Pessoalmente não tenho nada contra o Fernando (Said), mas se ele quiser ir pro embate, vamos”.


“Fernandista”

“’Firminista’ é como se chama brizolista, lulista, albertista e são pessoas que fazem um trabalho e serviço prestado a determinado político. Já o Fernando (Said) não fez nenhum trabalho pra alguém ser chamado de ‘fernandista’”, argumentou Paulo Dantas, que também foi secretário municipal nas gestões tucanas.


Raiz

Paulo Dantas, que está com o grupo de Rafael Fonteles desde a eleição, aponta que enquanto Firmino Filho estava vivo, sempre atuou ao seu lado, negando a pecha de não ser um “firminista” autêntico: “Sou segundo suplente e tive quase 4 mil votos. Estava no PSDB em consideração ao Firmino e não sou peessedebista. Votei no Kleber Montezuma e falei com o Firmino cinco dias antes da morte dele. Considero o Firmino um grande líder pra mim. O PSDB ficou fragilizado e só andava eu, Firmino e o (George) Hilário”, elencou o ex-vereador.


Doa a quem doer

Por fim, Dantas diz que foi um dos incentivadores para que Firmino Filho disputasse o cargo de vereador após perder a eleição de Governo do Estado. De fato, o trabalho legislativo o catapultou novamente ao Palácio da Cidade: “Todo mundo tinha um certo medo e eu falava o que achava que era certo para o Firmino e outros como Fernando (Said) falavam o que ele queria ouvir. Ele sempre me considerou”.


Contexto

Para quem quer entender, volte duas colunas (02/03). Fernando Said, disse na ocasião, em referência a Paulo Dantas, que apoia Franzé:  “O PSDB não se nega a conversar com ninguém, menos com o atual grupo da Prefeitura de Teresina. Agora, o PSDB trabalha primeiro para ter candidato próprio, isso é um fato. E segundo que ‘firminista’ é quem permaneceu com Firmino, o grupo que tinha o candidato Kleber Montezuma”, disse.


Georgiano contra o fogo amigo

O deputado estadual Georgiano Neto respondeu à coluna após a informação de que nomes da base aliada e até mesmo da oposição enxergam que o adversário de Rafael Fonteles em 2026 poderia sair da base e o PSD poderia ser essa sigla (e Georgiano, pelo potencial eleitoral e articulação com prefeitos, o nome para tanto). O deputado credita as especulações dos opositores internos como completamente infundadas e fruto de fogo amigo, ou seja, nomes do círculo governista que de alguma forma tentam minar a boa relação de Georgiano com o governador Rafael Fonteles.


Já estou acostumado

Georgiano Neto é enfático: “Sou 100% aliado do governador, e meus planos nem passam por Governo. Quero é somar com o governador e contribuir para uma gestão bem sucedida”, frisou o deputado, que também se disse “acostumado” ao fogo amigo e anônimo dos que se ressentem do seu trabalho político (e, a coluna acrescenta, das votações que avançam a cada ano).


FMS dividida

Circula entre os vereadores a informação de divisão da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. A coluna tentou checar a possibilidade com fonte do Palácio da Cidade, que refutou mas não disse ser impossível: "Chance quase zero". A FMS já foi dividida na gestão de Firmino Filho, por exemplo, o que não seria inédito. Para outros interlocutores da área da Saúde, a possibilidade mais concreta é de criação de superintendências dentro da pasta. A permanência de Clara Leal é uma questão a ser resolvida, já que a enfermeira teria demonstrado interesse renovado e persistente em deixar a função.


Está andando 

A empresa que trabalha nas obras da Transnordestina enviou nota à coluna negando que a construção da ferrovia esteja parada: “A ferrovia está em andamento, gerando no momento cerca de 2 mil postos de trabalho. Desde 2017, o empreendedor Companhia Siderúrgica Nacional vem custeando a obra com recursos próprios e honrando religiosamente os financiamentos mesmo antes do início da operação comercial da ferrovia. Já estão totalmente concluídos 815 km de ferrovia, dos quais 215 km foram executados em 2022. Este ano a previsão é concluir mais 100 km, nos lotes 2 e 3 no estado do Ceará, além de iniciar novos lotes dependendo da liberação de recursos já contratados”.


Foto do dia

Time A do PT reunido em padaria na zona Leste de Teresina, no tradicional café da tarde que geralmente conta com a presença do ex-conselheiro do TCE-PI, Olavo de Carvalho, nas articulações dos cafés (e das estratégias). Além de Rebelo, dois dos três pré-candidatos a prefeito de Teresina do PT, os deputados Dr. Vinícius e Fábio Novo, além do membro da Executiva estadual do PT, João Pereira.


A frase para pensar

Telegrama de George Bernard Shaw a Winston Churchill, convidando-o para uma de suas premières: “Reservei-lhe dois ingressos para a estreia de minha nova peça. Venha e traga um amigo, se o tiver”. Resposta de Churchill: “Impossível assistir à estreia. Assistirei à segunda apresentação, se houver”. George Bernard Shaw (1856-1950), dramaturgo inglês, conforme relato em “Socialismo para milionários”.


Para ler

Escrito pelo sociólogo Celso Rocha de Barros, mas encadeado em ritmo de reportagem de fôlego, a coluna recomenda a leitura do livro “PT: uma história”. Para entender para onde pode ir o Governo Lula 3, mas também o impeachment de Dilma Rousseff, a ascensão de Jair Bolsonaro e os últimos anos de formação da nossa jovem democracia. O livro não é sobre Lula – apesar de ele ser um dos personagens principais, por motivos óbvios – e sim sobre o partido, o que contribui (e muito) na compreensão dos implacáveis erros e importantes acertos da agremiação mais amada e odiada do país.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais