Cidadeverde.com

Coluna 06/03/23

Os movimentos de Marcos Aurélio

Café da manhã nesta segunda-feira, 06, coloca mais um ingrediente no cardápio da política local: a candidatura própria do PSD à prefeitura, tendo o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio como cabeça de chapa. O deputado reuniu em seu apartamento da capital os dois vereadores do PSD, Ismael Silva e Vinícius Ferreira, para reafirmar seu projeto de concorrer ao Palácio da Cidade, segundo apurou a coluna. 


Dois desafios

O terceiro vereador do PSD, Renato Berger, ficou de fora por motivos óbvios: é secretário municipal de Esporte da gestão Pessoa e tende a disputar a reeleição no Republicanos. Marcos Aurélio agora deve fazer duas movimentações paralelas: ajudar a construir a chapa de vereadores do PSD, mantendo Ismael no time e unificar o partido em torno do seu nome, atraindo um vice forte, de preferência do MDB. 


Metade do caminho

Campanha eleitoral é sempre um teste de liderança e a unificação dentro do próprio grupo político é o passo sem o qual todos os demais não se desenvolvem. No caso do PSD, a situação fica mais confortável para Marcos Aurélio porque a sigla não aceitou indicar o secretário de Agronegócio da gestão de Dr. Pessoa. A tendência é o PSD migrar da base para uma postura mais independente e, por fim, de oposição em Teresina. Meio caminho andado.


A cabeça de Rafael

A escolha do governador Rafael Fonteles pela defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior como defensora pública geral do estado do Piauí, biênio 2023/2025, aponta dois importantes pontos sobre as próximas escolhas de listas tríplices que serão feitas por Rafael nos quatro anos adiante:

  1. Ser o mais votado não garante a escolha. O governador fica à vontade para definir qualquer nome da lista, independente da posição, já que Carla era a segunda (a título de contexto: o PT tinha como praxe escolher o mais votado das listas tríplices).
  2. O PT histórico foi ouvido. A coluna apurou que o governador considerou a voz de Regina Sousa, ex-governadora e secretária de Assistência Social.


Um motivo

Petistas enxergam hoje um maior afastamento dos deputados Fábio Novo e Franzé Silva. Há um pano de fundo nesse xadrez, que é o movimento de Franzé em atrair para o seu grupo os nomes que possuem mais voz e peso no diretório municipal de Teresina. Numa prévia que escolha o candidato do PT, por exemplo, o atual presidente da Alepi hoje sairia na frente.


Dois grupos

“Para a prefeitura de Teresina, o PT tem o grupo do Wellington (Dias), que é o Franzé e o pessoal do diretório de Teresina, e tem o grupo do Rafael (Fonteles), que é mais ligado ao Dr. Vinícius e ao Fábio Novo”, resumiu um interlocutor petista à coluna.


Nem uma coisa só, nem outra

Toda campanha precisa de quatro pilares: atacar, propor, defender e responder. Quem só defende e responde às críticas, não consegue demonstrar o que pode fazer pelo eleitor. Quem não recebe nenhum ataque, por sua vez, mostra não ter expressividade eleitoral. É preciso dosar até nisso.


Será?

Fonte da coluna no Palácio da Cidade refutou a possibilidade de que o prefeito Dr.Pessoa estivesse em diálogo para atrair justo um ex-tucano para a Fundação Municipal de Saúde. O nome ventilado nos bastidores – surpreendendo muitos – foi o de Sílvio Mendes, ex-prefeito e sempre citado como potencial concorrente a retornar à PMT. 


Confirmado em off

De confirmado, ainda em reserva, foi o convite para o senador Marcelo Castro fazer a indicação da presidência da FMS. Marcelo declinou porque, como se sabe, o MDB trabalha para ter candidato próprio a prefeito de Teresina. Atentos ao mundo político questionam-se até quando os emedebistas ficarão na Prefeitura enquanto a sigla constrói cabeça de chapa para o Palácio da Cidade. A coluna não sabe a resposta e repassa a pergunta.


Foto do dia

A deputada estadual Bárbara do Firmino, do Progressistas, esteve neste fim de semana em Altos com o prefeito Maxwell da Mariinha, do MDB. Bárbara diz que pretende visitar todos os municípios do Piauí, independente da sigla partidária. A ideia é conhecer as reivindicações e levá-las ao Poder Público. A deputada é cotada como pré-candidata a prefeita de Teresina e Altos integra a Grande Teresina, portanto, os passos de Bárbara são movimentos naturais de quem está buscando a consolidação do nome no cenário eleitoral da capital para 2024.


A frase para pensar 

"O guardião da moeda sou eu". Arthur Da Costa e Silva (1899-1969), general e ex-presidente da República, ao ouvir que os dirigentes do Banco Central tinham mandatos, e não podiam ser substituídos ad hoc, pois isso enfraqueceria a posição do banco como guardião da moeda.